Como fica o IPI na venda para entrega futura?

Perguntado por: Ana Matilde Nunes de Amorim  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

Em relação ao IPI, nos casos de venda para entrega futura, desde que não haja a cobrança do imposto federal, é facultada a emissão da Nota Fiscal e o destaque antecipado do IPI, ou seja, o contribuinte, se assim desejar, poderá destacar o imposto no momento do simples faturamento.

Como tributar venda para entrega futura?

Na operação de "Venda para entrega futura" fica facultado ao contribuinte do ICMS que vender a mercadoria emitir Nota Fiscal com a indicação de que se destina a Simples Faturamento, computando-se neste o valor referente aos tributos incidentes, inclusive o ICMS calculado por dentro.

Como funciona a operação de venda para entrega futura?

A Venda Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador.

Qual CFOP tributa 5922 ou 5117?

Primeiro você emite a nota no CFOP 5922 (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura), para faturar. Em seguida emite no CFOP 5117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura), e tributa.

Como funciona nota fiscal de venda futura?

A operação denominada “Venda para Entrega Futura”, de acordo com a legislação tributária, deve ser entendida como aquela em que a mercadoria é entregue em data posterior à da venda ou faturamento, ou seja, quando a emissão da Nota Fiscal é realizada apenas para fins de simples faturamento, sem que ocorra, ...

VENDA ENTREGA FUTURA X FATURAMENTO ANTECIPADO TRIBUTAÇÃO (ICMS/IPI/PIS/COFINS)

36 questões relacionadas encontradas

O que é nota de remessa futura?

A operação de Venda para Entrega Futura ocorre quando um estabelecimento vendedor comercializa determinada mercadoria e efetua o faturamento antecipado à entrega. ... Essa operação é realizada apenas para fins de simples faturamento, sem que ocorra movimentação de mercadorias no momento.

Como escriturar nota fiscal CFOP 5922?

O primeiro momento se à possibilidade de realização de faturamento antecipado da mercadoria, emitindo-se uma Nota Fiscal com natureza “simples faturamento – venda para entrega futura”, com o CFOP 5922, que deverá ser escriturada pelo destinatário do documento, no Livro Registro de Entradas, com o CFOP 1922.

Quando usar o CFOP 5117?

CFOP 5117 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura
  1. 5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
  2. 5100 - VENDAS DE PRODUÇÃO PRÓPRIA OU DE TERCEIROS.

Quando utilizar CFOP 5117?

CFOP 5117 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura.

Qual CFOP usar para 5922?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Como funciona venda a ordem?

Nas operações de venda à ordem, um determinado contribuinte (adquirente original) adquire mercadoria de um outro contribuinte (vendedor remetente) e solicita que esta seja entregue a terceiro (destinatário) sem que a mesma transite pelo seu estabelecimento.

Como lançar na contabilidade compra para entrega futura?

Na operação de compra para entrega futura a mercadoria ou produto já existe e passa ser de propriedade do adquirente que, por sua conveniência, opta por recebê-la posteriormente. Por esse motivo deve-se reconhecer o custo da mercadoria na entrada da fatura - primeira nota/nota de compra.

Quando utilizar CFOP 5115?

Apenas a título de orientação, observe-se que o CFOP 5115 deve ser utilizado pelo consignatário quando efetua “venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, recebida anteriormente em consignação mercantil”.

Como tributar adiantamento de clientes?

A tributação incide sobre as receitas e esta se configuram com a emissão das Notas Fiscais. O eventual adiantamento dado por clientes não é receita e sim um crédito junto à sua empresa, portanto não deve ser oferecido a tributação.

Quando usar CFOP 6915?

6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual o CFOP de remessa para armazenagem?

CFOP 5905 - Remessa para depósito fechado ou armazém geral.

Como contabilizar o CFOP 1117?

No caso do 1117, classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código 1.922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro. Abraço.

Quando o CFOP e 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Como escriturar nota fiscal de simples remessa?

Como emitir uma nota de simples remessa?
  1. Simples: Código de situação da operação no Simples nacional (CSOSN), Código fiscal da operação (CFOP) e partilha do ICMS.
  2. IPI: Situação tributária (CST), alíquota e código de enquadramento legal do IPI.
  3. ISSQN: Situação tributária (CST), alíquota, base e desconto ISS.

Como lançar nota fiscal de simples faturamento?

NF-e de simples faturamento

Essa NF-e deve ser emitida na venda do produto e corresponde ao faturamento da mercadoria. De acordo com o artigo 41 do Anexo 6 do RICMS/SC, neste documento fiscal não haverá destaque do ICMS, somente de IPI caso a empresa seja contribuinte deste imposto. Não serão preenchidos.

Quais livros fiscais devem ser preenchidos pelo fornecedor e comprador?

Tipos de notas fiscais
  • Nota Fiscal de Venda de Produto. ...
  • Nota Fiscal de Serviço. ...
  • NF-e Complementar. ...
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico. ...
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. ...
  • Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e. ...
  • Módulo Fiscal Eletrônico. ...
  • Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos.

O que é uma nota de remessa?

A nota fiscal de remessa

Esse é um documento de emissão obrigatória sempre que ocorre circulação de mercadorias. Pode ser em uma operação de compra e venda, por exemplo, mas também na devolução de um item ou remessa.

Para que serve a Nota Fiscal de simples remessa?

A nota fiscal de simples remessa é utilizada para circulação de mercadorias ou bens em razão de alguma operação anteriormente realizada. Nesse caso, a tributação vai depender do tipo de operação que será feita.

O que é uma nota de entrega?

Uma anotação de entrega é usada para capturar informações relevantes para a entrega de mercadorias. Serve como um comprovante de entrega e ajuda a definir as expectativas do destinatário.

O que é CFOP 1118?

1118 - Compra de mercadoria para comercialização pelo adquirente originário, entregue pelo vendedor remetente ao destinatário, em venda à ordem.

Artigo anterior
Como tomar Sineflex para emagrecer?
Artigo seguinte
O que é ser uma pessoa controlada?