Quais as formas de expropriação de bens?

Perguntado por: Irina Diana Gonçalves de Vieira  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

A expropriação consiste em:
  • adjudicação;
  • alienação;
  • apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens.

O que é a expropriação de bens?

A expropriação judicial se caracteriza pela finalidade de se transferirem bens ou valores do patrimônio do executado para o patrimônio do exequente nos limites do crédito exequendo.

São exemplos de atos expropriatórios?

São exemplos de atos expropriatórios: penhora, arresto, exibição de documentos, busca e apreensão, imissão de posse.

Quais as modalidades de expropriação previstas em nossa legislação?

Os motivos, devidamente tipificados em lei, que justificam as desapropriações servem também para diferençar as quatro modalidades previstas na legislação brasileira: 1) desapropriação por utilidade ou necessidade pública,9 disciplinada pelo Decreto-lei 3.365/1941, que é, largamente, a mais praticada em qualquer uma das ...

Como é feita a expropriação?

Quais são os procedimentos da desapropriação de imóvel particular?
  1. escolha do imóvel objeto de desapropriação;
  2. declaração demonstrando o interesse social;
  3. análise das características do bem;
  4. criação do laudo de avaliação;
  5. levantamento fundiário;
  6. envio de notificação para o proprietário que terá o bem desapropriado;

CPC NA PRÁTICA - EXPROPRIAÇÃO DE BENS

45 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre penhora e expropriação?

A guisa de conclusão, entende-se que a penhora é o início do procedimento de expropriação de bens do executado para satisfação do crédito. A lei estabeleceu hipóteses de impenhorabilidades absoluta e relativa, com o intuito de observar critérios humanitários ou particularidades de certas situações de direito material.

Qual a diferença entre desapropriação e expropriação?

Sistematicamente, teríamos: EXPROPRIAÇÃO: tomada da propriedade pelo Estado; - desapropriação: expropriação COM INDENIZAÇÃO, baseada em necessidade pública, utilidade pública ou interesse social; - confisco: expropriação SEM INDENIZAÇÃO, como sanção por um ato ilícito.

Quais as modalidades de expropriação previstas no NCPC?

A expropriação consiste em: adjudicação; alienação; apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens.

Quais são as modalidades de expropriação presentes no processo de execução?

O art. 825 do Código de Processo Civil elenca as três espécies de expropriação de bens, quais sejam, a adjudicação, a alienação e a apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens, in verbis.

Quais são as modalidades de expropriação na execução por quantia certa?

O procedimento da execução por quantia certa contra o devedor solvente divide-se em três fases: penhora, arrematação e pagamento. ... Sendo assim, cumprem-se as três fases do processo de execução por quantia certa, compreendidas na penhora, arrematação e pagamento.

O que são os atos expropriatórios na execução civil?

Essa procura pelos bens é classificada como "Ato Expropriatório", já que se trata de um ato em que a Fazenda retira a propriedade do particular devedor para compensar a dívida tributária.

Quais são os atos executivos?

475-N, são títulos executivos judiciais: I – a sentença proferida no processo civil que reconheça a existência de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia; II – a sentença penal condenatória transitada em julgado; III – a sentença homologatória de conciliação ou de transação, ainda que inclua ...

O que é rito expropriatório?

RITO EXPROPRIATÓRIO. PRISÃO CIVIL. ... 528 , § 7º , do CPC , o débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende até as 3 (três) prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo, situação diversa dos autos.

O que é expropriação da propriedade privada?

Expropriação (do latim medieval expropriat, "tirar do proprietário") significa a ação e o efeito de privar alguém de sua propriedade. O sujeito privado da propriedade é denominado expropriado, e aquele que pratica o ato, expropriador.

Quais são os atos de expropriação após a penhora de bens?

Após a penhora os bens a ela sujeitos tornam-se indisponíveis para o devedor, que somente os onerará ou alienará fraudulentamente. O devedor continua proprietário do bem, somente não pode dispor do mesmo. Em relação a terceiro eventual adquirente de bem penhorado há presunção absoluta de má-fé.

Como funciona a expropriação por adjudicação?

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

O que é expropriação de terras?

A expropriação significa a obtenção da propriedade do imóvel após a prática de ilícitos pelo proprietário. É diferente da desapropriação, quando há interesse público para a realização de uma obra, por exemplo.

O que diz o artigo 829?

O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação.

Quais as diferenças entre a desapropriação direta e indireta?

Como pudemos perceber, na desapropriação direta, o poder público segue um procedimento e acerta uma indenização com o proprietário antes de tomar posse do bem. Já na apropriação indireta, o poder público primeiro toma posse do bem e somente acerta uma indenização com o proprietário, caso ele venha a reclamar.

O que é expropriação de imóveis?

1 EXPROPRIAÇÃO

A expropriação, conforme elencada na Constituição Federal de 1988, se dá como consequência do ato do proprietário do imóvel, pois é ele quem dá causa para que o bem seja expropriado.

Quais são os tipos de desapropriação?

Existem quatro tipos de desapropriação: direta, indireta, confiscatória e sancionatória.

Quais são os tipos de penhora?

– Penhora de outros estabelecimentos; – Penhora de semoventes; – Penhora de percentual de faturamento de empresa; – Penhora de frutos e rendimentos de coisas móvel ou imóvel.

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

O que pode ser penhorado?

Pode-se penhorar parte desses valores ganhos, como salários, vencimentos, subsídios, soldos, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios caso o valor recebido exceda a sua necessidade de subsistência ou em situações em execuções de alimentos.

Quando posso pedir os atrasados de pensão alimentícia?

É importante deixar claro que esse é um limite máximo de meses que podem ser cobrados, e não mínimos. É comum as pessoas acharem que é necessário o atraso de 3 meses para poder realizar a cobrança, mas em verdade desde o primeiro mês de atraso já é possível realizá-la.

Artigo anterior
O que é saúde e doença segundo a OMS?
Artigo seguinte
Como por musica em sites?