O que é metacognição?
Perguntado por: Henrique Teixeira Barbosa | Última atualização: 2. Januar 2022Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)
A metacognição é um campo de estudos relacionado à consciência e ao automonitoramento do ato cognitivo. Consiste na aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos.
O que é a metacognição?
Significado de Metacognição
substantivo feminino Conhecimento que um indivíduo tem acerca dos próprios processos cognitivos (mentais), sendo capaz de refletir ou entender sobre o estado da sua própria mente (pensamento, compreensão e aprendizado).
Qual o objetivo da metacognição?
A metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e auto-regular os processos cognitivos (Flavell, 1987; Nelson & Narens, 1996; Sternberg, 2000). A essência do processo metacognitivo parece estar no próprio conceito de self, ou seja, na capacidade do ser humano de ter consciência de seus atos e pensamentos.
O que é consciência metacognitiva?
O conhecimento metacognitivo refere-se à consciência metacognitiva referente à pessoa e seus recursos cognitivos, às tarefas cognitivas e suas variáveis e às estratégias para a realização das tarefas cognitivas.
Quais são as habilidades Metacognitivas?
A habilidade metacognitiva está relacionada a um controle maior sobre aquilo que aprendemos cognitivamente. Ou seja, a metacognição também passa por um processo de aprendizagem. ... De forma geral, essas habilidades estão focadas na forma como organizamos as coisas. É a capacidade de se auto regular e planejar.
O que significa ser metacognitivo
O que é avaliação Metacognitiva?
A metacognição se refere ao conhecimento que alguém tem sobre os próprios processos e produtos cognitivos ou qualquer outro assunto relacionado a eles, por exemplo, as propriedades da informação relevantes para a aprendizagem.
O que é estratégia Metacognitiva?
As estratégias metacognitivas estão relacionadas ao planejamento, monitoramento e regulação dos processos cognitivos. Elas referem-se ao conhecimento e controle sobre a situação atual da atividade cognitiva [Corso et al. 2013].
O que é metacognição da aprendizagem?
A metacognição é a consciência de si próprio, conhecendo seu processo de aprender. ... "A metacognição é um processo de interação, em que os elementos principais são seus próprios processos de aprendizagem que basta o contato com a informação sem necessidade de interagir com ela"1.
O que é estratégia Metacognitiva de leitura?
As estratégias metacognitivas de leitura globais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 16 e 26) representam um conjunto de estratégias de leitura orientado para a análise global do texto. Por exemplo, o item 1, “Estabelecer um objetivo geral para a leitura” e o item 26, “Ficar atento a nomes, datas, época, local”.
Como desenvolver a metacognição?
- promover o entendimento pelo aluno de como funcionam essas habilidades, e isso só acontece se o professor puder explicar;
- tecer relações de significado das habilidades com as situações de aprendizagem nas tarefas instrucionais realizadas a todo momento, ou seja, fazer os links para o aluno.
Quais as contribuições da metacognição no processo de ensino e aprendizagem?
Especificamente no campo da Educação Física Escolar, a abordagem metacognitiva oportuniza aos educandos momentos em que precisam pensar, planejar, tomar decisões, tentar, avaliar, ousar e persistir durante processo de aprendizagem do movimento.
Qual o papel da metacognição para o cérebro?
A metacognição proporciona para o individuo o desenvolvimento de planejamento e contato, de informações sistemáticas e estruturadas, na tentativa de compreender qual seu perfil cognitivo para fortificar áreas Page 6 6 já estruturadas e desenvolvidas e também com objetivo de sustentar, motivar e fundamentar áreas que ...
Quais são os processos cognitivos?
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências. Diferentes disciplinas estudaram a cognição, como a neurologia, psicologia, antropologia, filosofia, etc.
Qual o sinônimo de metacognição?
Etimologicamente, a palavra metacognição significa para além da cognição,isto é, a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer, ou, por outras palavras, consciencializar, analisar e avaliar como se conhece , " pensar sobre o próprio pensamento?.
Como acontece a cognição?
A cognição é a habilidade de processar diferentes informações através de estímulos recebidos de sentidos diversos como sonoros, luminosos, táteis e químicos, ou seja, através da percepção, incluindo diferentes processos como atenção, memória, raciocínio, linguagem, aprendizagem entre outros.
Quais são os dois tipos de estratégias de leitura?
Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
O que é estratégia de visualização?
Ler com o outro, para o outro, em voz alta ou silenciosamente, em diferentes lugares e momentos. ... Quase de maneira espontânea, realizamos a estratégia de visualização, pois ao ler, deixamos nos envolver por sentimentos, sensações e imagens, que permitem que as palavras do texto se tornem ilustrações em nossa mente.
Qual a diferença entre as estratégias de leitura cognitiva e Metacognitiva?
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
Quais os componentes cognitivos que envolvem a aprendizagem?
- Componentes cognitivos: Raciocínio lógico. ...
- Componentes cognitivos: Atenção. ...
- Componentes cognitivos: Memória. ...
- Componentes cognitivos: A linguagem.
Quais são as estratégias cognitivas?
Para tanto, entende-se, por estratégias cognitivas, os processos automáticos de escritura, como o planejamento (ou planificação), a estruturação (a escrita) do texto e a revisão, também chamados de processos de baixo nível, devido ao menor grau de consciência presente nessa atividade.
O que são estratégias de aprendizagem?
As estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos que os alunos usam para adquirir a informação (Dembo, 1994). ... Em nível mais específico, as estratégias de aprendizagem podem ser consideradas como qualquer procedimento adotado para a realização de uma determinada tarefa (Da Silva & Sá, 1997).
O que é uma pessoa cognitiva?
Relativo à cognição, ao conhecimento (ex.: desenvolvimento cognitivo; competências cognitivas).
Como avaliar o desenvolvimento cognitivo do aluno?
Para que tenha valor cognitivo, uma atividade didática precisa ser lúdica. Nesse sentido, as escolas necessitam adotar ações que divirtam os alunos sem a atribuição formal de um processo educativo. Com esse cuidado, é possível tornar a experiência mais atrativa e proveitosa para as crianças.
O que são as funções executivas?
As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. ... A flexibilidade cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar de forma criativa e de se adaptar às demandas inconstantes.
Quais tipos de cognição?
No plano vertical, em que se busca saber a profundidade da análise dos elementos a serem apreciados pelo juiz, têm-se três espécies de cognição: exau- riente, sumária e superficial.
Quanto tempo demora para diminuir a barriga depois do parto?
Quanto custa para fazer um implante de dente?