Como é a dor da hérnia umbilical?

Perguntado por: Edgar Vasco de Amaral  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Em geral, os sintomas de hérnia umbilical manifestam-se visualmente e não por meio de uma dor ou desconforto. A condição pode ser identificada a partir do aparecimento de uma saliência indolor e maleável próxima ao umbigo.

Quem tem hérnia umbilical sente dor aonde?

Nos adultos o principal sinal é uma saliência desconfortável, podendo até provocar dor na região umbilical. Por vezes, a hérnia pode ser bastante dolorosa. Na criança, as hérnias umbilicais, por norma, não provocam dor, contudo a sintomatologia está muito dependente da gravidade da hérnia.

Como é a crise da hérnia umbilical?

Na maioria dos casos, essa protuberância só pode ser observada quando a pessoa faz algum tipo de esforço, como levantar peso ou tossir. As complicações consequentes da hérnia umbilical podem provocar sinais clínicos mais específicos, tais como dor local, endurecimento, enjoo e vômitos.

Como saber que a hérnia umbilical está inflamada?

O umbigo apresenta uma deformação podendo ficar distorcido e esticado; Inchaço na região que diminui quando a pessoa se deita; A pele ao redor do umbigo pode ficar azul, ficar avermelhada ou cinza por falta de circulação devido a hérnia cortar ou reduzir o fluxo de sangue; Dor, queimação e rigidez na área.

Como é a dor de hérnia na barriga?

Nesses casos, os sintomas de hérnia na barriga podem se agravar como: Dor forte na região da hérnia ou do abdômen; Endurecimento, Inchaço e vermelhidão na região da hérnia; Náuseas e vômitos.

HÉRNIA UMBILICAL: Sintomas e Tratamento em Crianças e Adultos

30 questões relacionadas encontradas

Como saber se a dor é hérnia?

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Como saber se a dor e de hérnia?

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

O que pode ser confundido com hérnia umbilical?

A hérnia epigástrica é semelhante à hérnia umbilical mas esta ocorre na zona do umbigo e a hérnia epigástrica forma-se acima do umbigo. De um modo geral, são hérnias pequenas e, por isso, apenas o revestimento da cavidade abdominal (peritoneu) consegue passar.

O que fazer quando a hérnia está doendo muito?

Já em casos de dor INTENSA ou persistente é necessário buscar uma unidade de pronto-atendimento para verificar as possíveis causas da alteração, que pode ter sido causada pelo excesso de atividades físicas ou representar uma complicação da hérnia, como o encarceramento e o estrangulamento.

Em que lado fica a hérnia?

As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais. A hérnia inguinal direta é mais comum nos adultos e idosos.

O que fazer quando a hérnia umbilical começa a doer?

è necessario um avaliação médica o mais breve possível, ista situação é caracterizada cmo urgencia.

Quais são os sintomas de uma hérnia inflamada?

Dores localizadas no abdômen, pélvis ou virilha; Inchaço da região abdominal; Vermelhidão da pele no local afetado; Náuseas e vômitos.

Como acabar com hérnia umbilical sem cirurgia?

Não existe nenhum medicamento, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal.

Qual o tamanho de uma hérnia umbilical para operar?

A cirurgia de hérnia umbilical

Telas de reforço somente são utilizadas em hérnias grandes, com colo maior do que 2 cm. A via minimamente invasiva é utilizada preferencialmente em hérnias muito grandes, sobretudo em pacientes obesos, pois, nestes casos não é possível a correção do defeito através de uma incisão pequena.

Quem tem hérnia umbilical sente dor nas costas?

Não há relação direta entre a correção da hernia umbilical e dor nas costas (lombalgia), pois são estruturas diametralmente opostas.

Qual a diferença de hérnia umbilical e hérnia abdominal?

As hérnias umbilicais estão associadas a um aumento da pressão intra-abdominal geralmente devido à obesidade, distensão abdominal, ascite e gravidez. Já as hérnias epigástricas acontecem na linha mediana do abdome, acima a da cicatriz umbilical, por conta de abertura entre os músculos retos abdominais.

O que acontece quando a hérnia está perto de estourar?

Assim, pode ocorrer a chamada necrose e a estrutura pode se romper, o que levaria o paciente a óbito. Nos casos de estrangulamento, portanto, é necessária uma cirurgia de emergência.

Qual o melhor remédio para desinflamar hérnia?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

O que pode ser confundido com hérnia abdominal?

A hérnia epigástrica ocorre na linha média do abdômen, um pouco acima do umbigo. Ela acontece no local de passagem de vasos sanguíneos que geram fraqueza na parede. Geralmente os sintomas são dor e aumento de volume na região, que pode ser confundido facilmente com lipomas.

Qual exame para saber se estou com hérnia umbilical?

Nessas situações são solicitadas a ecografia, tomografia ou ressonância de abdome. A hérnia é identificada pela presença de um abaulamento (bolinha) em algum ponto do abdome, que se intensifica com a prática de exercícios físicos e reduz com o repouso. Alguns pacientes apresentam dor no local da hérnia.

O que faz a hérnia doer?

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.

O que pode ser dor em cima do umbigo?

A dor no umbigo normalmente é sinal de alterações intestinais, como prisão de ventre, vermes intestinais, intestino irritável e até infecção intestinal. Mas também pode indicar problemas mais sérios como uma hérnia umbilical, apendicite ou pancreatite, por exemplo.

Quando a hérnia começa a doer muito?

Caso a pessoa perceba outros sinais, como náusea e cólica abdominais, além de vermelhidão e calor no local, é fundamental buscar auxílio médico especializado com urgência. Esses são os sintomas de hérnia estrangulada ou encarcerada, estágio mais grave da doença e que requer atenção mais urgente.

Quando a hérnia umbilical é preocupante?

Perguntas frequentes sobre hérnia umbilical em adultos

Grande parte das hérnias umbilicais são assintomáticas. Dor local leve ou moderada pode ocorrer. Já dor intensa tem de ser investigada, pois pode ser sinal de agravamento do quadro.

Qual o órgão que fica perto do umbigo?

Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice. No caso específico das mulheres, também estão os ovários. Segundo Sakano, a dor pode irradiar e, por isso, uma mesma causa pode proporcionar dores em regiões próximas.

Artigo anterior
Qual o material mais isolante do mundo?
Artigo seguinte
Quem faz o rebate falso?