O que é o relevo da Lua?

Perguntado por: Tiago Tomás Figueiredo de Soares  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

A superfície lunar contém uma grande quantidade de poeira e é constituída predominantemente por basaltos. Além disso, apresenta um relevo muito irregular onde se destacam os mares, as crateras e as montanhas.

O que é a superfície da Lua?

A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.

Qual é a atmosfera da Lua?

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Porque é que a Lua não tem atmosfera?

A Lua tem cerca de um sexto da gravidade da Terra, mas essa força não é o suficiente para sustentar uma atmosfera como a do nosso planeta, rica em nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono — entre outros elementos.

Qual é a matéria da Lua?

A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, que é a camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

Explorando o Relevo da Lua | Apresentação do Projeto

28 questões relacionadas encontradas

Qual o material do solo lunar?

O solo lunar é composto de vários tipos de partículas, incluindo fragmentos de rochas, fragmentos mono-minerais e vários tipos de vidros, incluindo partículas aglutinadas, esférulas vulcânicas e de impacto.

Qual o material do solo da Lua?

O regolito, ou solo lunar, é composto de grãos minerais não consolidados, fragmentos de rochas, e combinações destes amalgamados por vidros gerados por impacto. Ele é encontrado em toda a Lua, com excessão das paredes íngremes das crateras e vales.

É possível criar uma atmosfera na Lua?

Dá para criar atmosfera artificial na Lua? Não, a menos que fosse instalada uma gigantesca cúpula em volta dela. A gravidade lunar, seis vezes menor que a da Terra, não consegue prender os gases.

Qual é a pressão atmosférica na Lua?

Na Lua, não havendo atmosfera, não haverá, consequentemente, pressão atmosférica. Os instrumentos destinados a medir a pressão atmosférica chamam-se barómetros.

Tem co2 na Lua?

Estudo afirma que a Lua tem “bolsões” de gás carbônico que podem ser usados para gerar combustível e cultivar plantas.

Por que a Lua é uma estrela?

Verdade que a Lua é uma estrela? “Antes de tudo: a Lua NÃO é uma estrela. É um satélite natural da Terra, nosso planeta, que por sua vez, gira em torno do Sol - ele sim é uma estrela”, explica o professor, que adiciona que a superfície tem tons acinzentados e a temperatura em sua superfície varia muito.

Como é a rotação da Lua?

O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).

O que é a camada da atmosfera?

As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Como você caracteriza a superfície lunar?

O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.

Qual é a temperatura na superfície da Lua?

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Qual é a radiação na Lua?

Por outro lado, considera-se que a Lua não possui atmosfera, pois ela não pode absorver quantidades mensuráveis de radiação, não parece possuir camadas ou auto-circulação e requer reabastecimento constante, dada a alta taxa em que a atmosfera é perdida para o espaço.

O que acontece se respirar na Lua?

Uma das primeiras coisas que aprendemos sobre a Lua na escola é que lá não dá pra respirar porque não tem atmosfera. Mas nem sempre foi assim: a Lua teve uma camada de ar, ainda que irrespirável.

Como criar uma atmosfera?

Importação de hidrocarbonetos. Outra maneira de criar uma atmosfera marciana seria importar metano (CH4) ou outros hidrocarbonetos, que são comuns na atmosfera e superfície do satélite natural saturnianoTitã; o metano poderia ser liberado na atmosfera onde atuaria para criar um efeito estufa.

Como é possível deixar pegadas na Lua?

O que deixa as pegadas ali é a areia extremamente fina e porosa da Lua. “É um pó muito, muito fino, semelhante ao cimento, à cinza vulcânica ou ao pó compacto que as mulheres usam em maquiagens. Quando você pisa em algo assim, fica uma marca profunda. É por isso que as pegadas se formaram”, afirma o astrônomo.

Pode ter vento na Lua?

Explicação. A poeira lunar não é areia, é uma espécie de rocha moída, similar à cinza vulcânica. Tem características que favorecem uma impressão nítida de pegadas. Como não há vento na lua, as pegadas continuarão inalteradas por milhões de anos.

Quais metais têm na Lua?

Cientistas suspeitam que metais pesados ​​como ferro e magnésio — ambos predominantes nas amostras — afundaram enquanto compostos mais leves flutuaram na mistura de substâncias, formando a crosta lunar. "Esta é a primeira verdade fundamental sobre do que o interior da Lua é realmente feito.

Qual é a estrutura física da Lua?

A Lua é um corpo diferenciado, formada por uma geoquímica distinta, crosta, manto e núcleo. Acredita-se que essa estrutura tenha resultado na cristalização fraccionada do oceano de magma lunar pouco depois da sua formação, a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.

Tem magma na Lua?

Assim como a Terra, a Lua começou como um corpo "derretido", coberto de magma. Graças às missões Apollo, amostras do solo lunar foram trazidas para a Terra, ajudando a compreender mais sobre a história geológica de nosso satélite natural. Parte das amostras lunares continha uma rocha magmática chamada anortosito.

Qual é a origem da Lua?

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

Artigo anterior
Pode revogar procuração pública?
Artigo seguinte
O que causa amarelamento na grama?