Qual método laboratorial deveria ser utilizado para diferenciar uma infecção causada por Staphylococcus aureus de uma infecção causada por Staphylococcus epidermidis?

Perguntado por: André Leonardo Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S. epidermidis do Staphylococcus aureus.

Como identificar o Staphylococcus aureus?

A coloração amarelada no S. aureus aparece mais pronunciada após incubação de 72 h em temperatura ambiente. O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN);

Como é realizado o teste para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus?

O teste da coagulase é utilizado para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus. Consiste em juntar em um tubo de ensaio ou eppendorf 100 microlitros de plasma de sangue de coelho e uma suspensão de microrganismos (provenientes de caldo de cultura ou colônias de um meio sólido) e incubar a 37º C.

Qual teste é utilizado para diferenciação de Staphylococcus e Streptococcus?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Como é feito o diagnóstico do gênero Staphylococcus E o diagnóstico diferencial de S aureus?

O diagnóstico é feito clinicamente pelos sintomas e laboratorialmente pela identificação da enterotoxina nas fezes do paciente. O quadro é fechado pelo isolamento do Staphylococcus aures no alimento, através de métodos microbiológicos e a identificação do mesmo tipo de enterotoxina pela cepa isolada.

Staphylococcus - Bacteriologia Clínica

26 questões relacionadas encontradas

Como é feito o diagnóstico do gênero Staphylococcus?

A identificação da infecção por Staphylococcus aureus é feita por meio de exames microbiológicos que podem ser realizados de qualquer material, ou seja, secreção de ferida, urina, saliva ou sangue.

Quais os testes diagnósticos usados para diferenciar a S. aureus das outras espécies explique como ocorre a diferenciação?

aureus ocorre somente após incubação prolongada (72 h), à temperatura ambiente. As colônias de estreptococos tendem a serem menores (puntiformes), e com halos de hemólise total ou parcial (beta e alfa hemólise). A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.

Quais testes são realizados para a identificação de Streptococcus spp?

Teste da Catalase

É uma prova bioquímica utilizada para diferenciar Staphylococcus spp de Streptococcus spp, porém esse teste diferencia família e não gênero. Staphylococcus são produtores da catalase, uma enzima que converte o H2O2 em O2 + H20.

Como identificar o Streptococcus?

A identificação da infecção por Streptococcus é feito em laboratório por meio de exames específicos. O médico irá indicar, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o material que será enviado para laboratório para a análise, podendo ser sangue, secreção da garganta, da boca ou secreção vaginal, por exemplo.

Quais os testes para identificar o Streptococcus pneumoniae?

A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.

Como é feito o teste de Camp?

O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.

Como é feito o teste de oxidase?

B - Oxidase

- A partir do crescimento em TSA, esfregar uma alçada da massa bacteriana, no papel de filtro umedecido, com alça descartável ou de platina, pois a alça de níquel-cromo produz uma reação falso-positiva; - A leitura é feita em 15 segundos a 1 minuto.

Como é feito o teste de coagulase?

4 O teste de tubo consiste na mistura de uma cultura em meio líquido de um dia para o outro ou de colónias de uma placa de agar não inibidor num tubo de plasma de re-hidratado. O tubo é incubado a 37 °C. A formação de um coágulo no plasma indica produção de coagulase.

Qual é o formato do Staphylococcus aureus?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, freqüentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis.

Qual a morfologia do Staphylococcus?

As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.

Qual das alternativas abaixo descreve a técnica adequada para identificação de isolados de S aureus?

Qual das alternativas abaixo descreve a técnica adequada para identificação de isolados de S. aureus.? Teste de coagulase, pois certos cocos Gram-positivos, inclusive S. aureus, produzem coagulase.

Quais testes são realizados para identificação do Streptococcus agalactiae?

Teste de CAMP

O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.

Quais os testes utilizados para identificação de bacilos gram negativos?

Os meios ágar Mac Conkey e Cled são utilizados para o isolamento de bacilos gram negativos e após este isolamento usa-se meios de cultura de identificação presuntiva ou sistemas de triagem bioquímica para a identificação destes bacilos gram negativos.

Como identificar bactérias Gram negativas?

As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul.

Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?

Meios de culturas seletivos e enriquecidos mais utilizados são o ágar-sangue, ágar chocolate, ágar MacConkey, ágar SS (Salmonella-Shigella), ágar Hektoen, caldos BHI (Brain Heart Infusion), tioglicolato, rappaport, selenito entre outros. Mais recentemente foram introduzidos meios de cultura cromogênicos.

Quais os padrões de hemólise utilizados para identificação dos Streptococcus?

Os estreptococos são designados de várias maneiras. Se a hemólise for total, diz-se que o estreptococo é beta-hemolítico. Se a hemólise for parcial, diz-se que o estreptococo é do tipo alfa-hemolítico. Não havendo hemólise, diz-se que o estreptococo é do tipo gama ou não hemolítico.

O que o teste do Pyr?

Teste de PYR (pyrrolidonil arilamidase)

O teste de PYR determina a atividade da enzima pyrrolidonil arilamidase produzida pelo S. pyogenes, mas não pelos demais estreptococos β-hemolíticos. Colônias β-hemolíticas de enterococos podem ser confundidas com S. pyogenes, pois ambas apresentam positividade neste teste.

Quais são os testes bioquímicos?

Quais testes bioquímicos podem indicar deficiências nutricionais?
  • Ácido fólico. ...
  • Cobre sérico. ...
  • Colesterol total sérico. ...
  • Insulina plasmática.

Como é feito o teste de catalase?

Teste da catalase
  1. Colocar sobre uma placa de Petri, ou uma lâmina, uma porção do isolado de uma cultura 18 - 24 horas, evitando tocar no meio de cultura. ...
  2. Adicionar uma gota de peróxido de hidrogênio a 3%;
  3. Observar a formação de bolhas de ar, indicativo de teste positivo para catalase.

Quais são os principais fatores de virulência do S aureus?

Os fatores de virulência, já descritos no mínimo 15 para S. aureus, são componentes de superfície microbiana que reconhecem as moléculas da matriz extracelular do hospedeiro, 25 toxinas e 20 moléculas de evasão do sistema imune do hospedeiro (Fluit, 2012).

Artigo anterior
Qual a camada mais grossa?
Artigo seguinte
Quais leis fundamentam a gestão escolar?