O que é teste de software funcional?

Perguntado por: César Torres de Torres  |  Última atualização: 3. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Tester. Os testes funcionais, também conhecidos como testes de caixa-preta, é uma validação de software na qual determinada funcionalidade é verificada, sem levar em conta a estrutura do código-fonte, os detalhes de implementação ou os cenários de execução.

Para que serve o teste funcional?

O teste funcional serve para garantir a qualidade de um software quanto sua funcionalidade e requisitos da ferramenta. De forma geral, esse tipo de teste foca no desempenho do processamento do produto. Para que isso seja avaliado, é feita uma simulação de uso do software.

Quais são os testes funcionais de software?

O processo de testes
  • Teste Funcional;
  • Teste Estrutural;
  • Teste Baseado em Falha ou Erro;
  • Teste de Caixa Branca;
  • Teste de Regressão.

O que são testes funcionais e não funcionais?

Os testes funcionais testam as funções da aplicação e verificam se funcionam como esperado. Os testes não funcionais testam outros aspectos da aplicação que afectam a satisfação do utilizador e a qualidade da aplicação.

Quais são as 5 fases de teste de software?

Quais são as 5 fases de teste de software?
  • Teste de funcionalidade básica.
  • Revisão de código.
  • Análise de código estático.
  • Teste de unidade.
  • Teste de desempenho de usuário único.

ENGENHARIA DE SOFTWARE - COMO É O CURSO E O MERCADO DE TRABALHO?

30 questões relacionadas encontradas

Como é feita a avaliação funcional?

A avaliação funcional é feita por um profissional de saúde e inclui uma série de questionários, testes e avaliações sobre a condição do paciente.

Quais são os 4 Níveis de teste de software?

O processo de teste geralmente está dividido em 4 fases, são elas: de unidade, de integração, de sistema e de aceitação.

O que é teste não funcional?

Testes não-funcionais tem como objetivo testar aspectos do software que não são associados a funcionalidades mas sim a restrições. Tais testes visam verificar os requisitos que tendem a ser aqueles que “inspiram” a qualidade do sistema. Ex: escalabilidade, desempenho, segurança.

Quais são as provas funcionais?

As provas ou curvas funcionais são exames dinâmicos e úteis para diagnosticar algumas doenças endócrinas, especialmente deficiências do hormônio de crescimento, puberdade precoce, além de outras alterações nas glândulas supra renal ou tireoide.

Quais são os tipos de testes não funcionais?

Teste não funcional

Além dos testes de desempenho, os tipos de testes não funcionais incluem testes de instalação, testes de confiabilidade e testes de segurança.

Quais são os requisitos funcionais e não funcionais?

Em geral, um requisito funcional é uma funcionalidade específica que o sistema deve ter, ou seja, uma ação que o sistema precisa ser capaz de realizar. Já um requisito não funcional refere-se a características ou qualidades do sistema, como desempenho, segurança, facilidade de uso, confiabilidade, e assim por diante.

Quais são as 4 ferramentas que apoiam o teste de software?

Quais são as 4 ferramentas que apoiam o teste de software?
  • Selenium. Essa é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas de teste para novos softwares. ...
  • Testing-Whiz. ...
  • TestComplete. ...
  • Telerik TestStudio. ...
  • WatiN.

O que são níveis de teste de software?

Os diferentes níveis de teste de software formam uma abordagem estruturada para testar e validar o software em diferentes estágios do processo de desenvolvimento. Esses níveis são projetados para identificar e corrigir possíveis defeitos, falhas ou problemas que possam surgir durante o ciclo de vida do software.

O que é técnica funcional?

As “Técnicas Funcionais” recebem este nome porque, na interface estrutura-função, de importância fundamental dentro da Osteopatia, tem seu foco mais sobre o aspecto funcional, e menos sobre o aspecto estrutural, como é o caso das chamadas “Técnicas Estruturais”.

Quais os tipos de testes?

Tendo isso em mente, vamos abordar alguns desses tipos mais utilizados atualmente!
  • Testes unitários. ...
  • Testes de integração. ...
  • Testes de ponta a ponta (E2E) ...
  • Teste manual vs.

Quem faz avaliação funcional?

ACF é a análise dos segmentos osteomusculares do corpo, feita por meio de testes a fim de ⁠identificar em cada estrutura o grau de desempenho físico e funcional. Essa avaliação é realizada por fisioterapeuta.

Quais são os 3 tipos de provas?

Assim, as provas documental, testemunhal e pericial são as formas mais comuns usadas pelas partes no processo com o intuito de convencer o juiz.

Como as provas podem ser classificadas?

Não obstante, as provas podem ser classificadas Quanto ao Efeito, podendo ser Prova Plena, quando não restam dúvidas acerca da veracidade dos fatos alegados, ou podem ser Prova não Plena, quando permitem indagações acerca dos fatos mas há a possibilidade de procedência das alegações.

Quais são as 7 categorias de software?

Tipos de software: quais as suas diferenças e funcionalidades?
  • Código aberto.
  • Código fechado.
  • Software livre.
  • Software proprietário.
  • Software freeware.

O que é uma pirâmide de testes?

A pirâmide de testes é uma forma de entender quais são os caminhos de testes desde os códigos mais básicos até a percepção final de um usuário no site. Ou seja, são alguns passos que devemos conferir para compreender se tudo está em ordem e que garantem uma boa experiência ao usuário.

O que é TDD na engenharia de software?

O que é Test-Driven Development (TDD)? O Test-Driven Development (TDD) é o Desenvolvimento Orientado por Testes, em que é possível desenvolver o próprio software com base em alguns testes escritos antes dos códigos de produção.

Qual a diferença entre análise funcional e avaliação funcional?

A avaliação funcional envolve métodos indiretos (e.g., entrevistas, questionários), ob- servação direta (e, g., registrar os eventos an- tecedentes e consequentes) de um comporta- mento, enquanto a análise funcional envolve a manipulação experimental destes eventos.

O que é condição funcional?

Em síntese, a condição funcional das professoras investigadas define diferentes perfis profissionais no que se refere à percepção de sua atividade profissional, bem como das determinações que emanam da administração dessa rede de ensino, incluindo os aspectos pedagógicos, que são retratados a seguir.

O que é um desempenho funcional?

O desempenho funcional descreve o que o indivíduo consegue fazer no seu ambiente habitual, ou seja, no contexto real em que vive. O termo capacidade física representa a habilidade de um indivíduo para executar uma tarefa ou ação em um ambiente padronizado e controlado (CIF, 2003).

Como é feito o teste de software?

O que são as etapas do processo de teste de software?
  1. Planejamento do teste: ...
  2. Análise de requisitos: ...
  3. Projeto de testes: ...
  4. Preparação do ambiente: ...
  5. Execução dos testes: ...
  6. Registro e análise de defeitos: ...
  7. Reteste e reavaliação:

Artigo anterior
Porque o método indutivo é criticado?
Artigo seguinte
Qual o outro nome da zona polar do norte e da zona polar do sul?