Quais leis fundamentam a gestão escolar?

Perguntado por: Benjamim Simões Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
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A legitimação da gestão escolar
Essas leis estão contidas na LDB (Leis de Diretrizes e Bases/1996). De acordo com elas a gestão da educação no Brasil está organizada em sistemas de ensino federal, municipal e estadual. Na LDB, Art.

Quais as leis que fundamentam a gestão escolar?

Todas as leis da Educação
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei 4024 / 1961. Lei 5692 / 1971. Lei 9394 / 1996.
  • Fundef. Emenda Constitucional 14 / 1996. Lei 9424 /1996.
  • Fundeb. Emenda Constitucional 53 / 2006. Lei 11494 / 2007.
  • Plano Nacional de Educação. Lei 10172 / 2001.
  • Piso Salarial. Lei 11738 / 2008.

O que a LDB diz sobre gestão escolar?

De acordo com a LDB (Lei n. 9.394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática.

Quais são as leis que fundamentam a gestão escolar democrática no ensino público?

Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.

Quais legislações e artigos tratam sobre a gestão escolar?

A LDB (Lei 9.394/1996), atualmente em vigor, foi aprovada em 20 de dezembro de 1996. Esta lei revogou suas antecessoras: Lei 4.024 de 1961; Lei 5.540 de 1968; Lei 5.692 de 1971; e a Lei 7.044 de 1982.

O desafio da Gestão Escolar

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Quais são as legislações brasileiras que regulamentam a gestão democrática na escola pública?

A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19.

Qual artigo da LDB que fala sobre gestão democrática?

A LDB, em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações, no tocante à gestão democrática: Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I.

Quais são os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?

206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...

Como deve ser a gestão democrática na escola pública?

A gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. Ela visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores (VEIGA, 1997, p.

Qual é a contribuição trazida pela LDB nº 9.394 96 no campo da gestão escolar?

A LDB de 1996 veio para substituir sua versão anterior, de 1971, e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho docente.

O que é a gestão escolar?

A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.

Quais são as legislações educacionais?

Integram a legislação educacional as leis complementares, as leis ordinárias, os decretos, as portarias, as resoluções e outras normas jurídicas federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal que regulamentam determinados dispositivos da Constituição e da LDB.

Como fazer uma gestão democrática na escola?

Construa juntos o planejamento escolar
  1. Conselho de Escola: delibera todos os assuntos, problemas e projetos;
  2. Associação de Pais e Mestres: gestão dos recursos da escola;
  3. Assembleias Escolares: assuntos estudantis e de organização da escola;
  4. Grêmio Estudantil: organização e representação dos alunos;

Como deve ser uma escola democrática?

Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários.

Como deve ser a gestão de uma escola?

Uma boa gestão escolar envolve gerenciar bem os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros da instituição. Os principais objetivos envolvem sucesso na área pedagógica e financeira, e, no fundo, todos os bons resultados estão interligados. Para o sucesso da gestão escolar, a liderança é essencial.

Quais são os princípios da gestão democrática?

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.

Quais são os princípios norteadores da gestão democrática?

A gestão além de democrática deve ser participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, podemos levar em consideração que a gestão possui princípios democráticos que devem ser seguidos através da legalidade, com autonomia, participação, transparência, ética e pluralismo.

Quais os três princípios da gestão democrática?

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Sobre o exposto, descreva três princípios que definem a gestão democrática. Resposta Esperada: - Democratização do processo pedagógico. - Participação responsável de todos nas decisões. - A democracia é uma forma de participação de todos os agentes da comunidade escolar.

Como a gestão democrática e definida na LDB 9.394 96 Art 14 e 15?

Como condição para o estabelecimento da gestão democrática é preciso que os sistemas de ensino assegurem as unidades escolares públicas de educação básica que os integram, progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público (LDB-Art. 15).

O que a Constituição Federal fala sobre gestão democrática?

Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.

O que diz a Lei LDB 9.394 96?

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Como deve proceder um diretor escolar para efetivamente realizar uma gestão democrática?

O papel do diretor, portanto, é fundamental para estabelecer uma gestão escolar democrática. Ele precisa compreender que uma administração popular requer a renovação de ideias e técnicas pedagógicas para que, assim, desenvolva integralmente as capacidades do aluno.

Que práticas de gestão escolar podem ser aplicadas para o aprimoramento da democracia nas escolas?

Planejar é essencial para se colocar em prática uma gestão escolar democrática que realmente seja efetiva. ... O diálogo é a primeira etapa para começar a planejar as ações da escola. A partir da conversa com a comunidade, pode-se escolher as representatividades de cada parte, ou seja, de todos os envolvidos.

Qual o papel do diretor escolar na gestão democrática?

Em uma direção escolar onde se faz presente a gestão democrática, o gestor busca definir meios que possam desenvolver e capacitar seus profissionais, para assim não se perderem diante das mudanças e terem meios aos quais estejam aptos a solucioná-los adequadamente, tendo em vista sua visão de aprendizado.

Qual a principal legislação educacional brasileira?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é a principal legislação educacional brasileira, considerada a Carta Magna da Educação.

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