Qual inoculante para silagem?
Perguntado por: Jaime Guilherme Pinto | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)
O inoculante é um aditivo à base de bactérias que auxilia no processo de fermentação da silagem, tornando esse processo mais rápido e eficiente. Além disso, promove uma maior estabilidade da silagem após abertura do silo, podendo também atuar como agente antifúngico.
Quando usar inoculante na silagem?
O uso de inoculantes só se justifica quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito com qualidade. Um dos grandes segredos para garantir ótima qualidade é a utilização de forrageiras com alto teor nutritivo.
Qual o melhor inoculante para silagem de capim?
O Inoculante para Capim Silomax Centurium é desenvolvido pela Matsuda para melhorar a fermentação das ensilagens de capins. As duas cêpas bacterianas sinérgicas garantem à silagem uma acidificação rápida e eficaz que ajudam a obter um pH baixo rapidamente, permitindo uma melhor qualidade sanitária.
É necessário inoculante na silagem de milho?
E a resposta correta para essa pergunta é: NENHUM. A planta de milho, como já dito anteriormente, alia todos os fatores desejáveis para uma fermentação adequada.
O que coloca na silagem?
Os principais aditivos utilizados na confecção de silagem no nosso país são os inoculantes bacterianos, os químicos (uréia, cal virgem, ácidos tamponados) e os absorventes (polpa cítrica e farelos de cereais).
Tire suas Dúvidas - É preciso usar inoculante para silagem?
Quais os tipos de aditivos para silagem?
(1991) classificam os aditivos para silagem em cinco principais grupos: estimulantes de fermentação (culturas bacterianas e fontes de carboidratos); inibidores de fermentação (ácidos e outros); inibidores de deterioração aeróbia; nutrientes; e absorventes.
Como é feita a silagem?
Silagem é o produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de forrageiras em processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Este processo de produção de silagem denomina-se ensilagem e quando feito adequadamente, seu valor nutritivo é semelhante ao da forrageira verde.
Para que serve o inoculante no milho?
Além do ganho econômico, a inoculação com Azospirillum brasiliense no milho traz benefícios ambientais com a redução na emissão de gases de efeito estufa, ao substituir o uso de fertilizantes químicos nitrogenados.
Qual a função do inoculante?
O inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias que fazem muito bem às lavouras. Ele intensifica o processo natural da fixação biológica de nitrogênio (FBN), através do qual bactérias que vivem no solo se associam às plantas, captam o nitrogênio do ar e o transformam em alimento para a planta.
Como aplicar inoculante na silagem de milho?
Para um melhor resultado, o inoculante biológico deve ser pulverizado ou aspergido no material a ser ensilado. Pode-se fazer isso usando uma bomba costal ou aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.
Quanto custa o inoculante para silagem?
R$ 282,95 já com 10,00% de desconto no boleto ou depósito. 8x R$ 39,30 no cartão sem juros. O Silomax Milho da Matsuda é o inoculante ideal para silagens de milho, sorgo e grão úmido.
Como diluir o inoculante?
Para cada 500g de inoculante devem ser adicionados de 300 a 400 ml de solução açucarada (9 a 7 colheres de sopa de açúcar cristal em um litro de água. A seguir essa pasta deve ser adicionada às sementes.
Como usar o Silosolve MC?
instruções de uso: Um frasco de 100 gramas trata 50 toneladas de silagem. Misturar vigorosamente o inoculante de silagem a uma quantidade de água apropriada para seu aplicador. Aplicar, homogeneamente, a solução a 50 toneladas de silagem durante a colheita ou ensilagem.
Como usar a silagem?
A borda deve estar bem enterrada, para evitar a entrada do ar, e deve-se colocar peso sobre a lona para ela ficar bem aderida ao silo. “O maior inimigo da silagem é o ar. Um furinho já pode dar problema. Fazendo uma boa vedação, o produtor garante que a fermentação seja a melhor possível”, diz Reis.
O que são inoculantes na Fundição?
Os inoculantes INOCULIN são uma gama de produtos granulares para a inoculação nas fundições de ferro, e podem ser misturas de materiais inoculantes ou ligas ferro-silício com um ou mais elementos de ligação.
Como é feito inoculante?
A inoculação deve ser feita à sombra e a semeadura deve ser efetuada no mesmo dia, mantendo-se a semente inoculada protegida do sol e do calor excessivo. Para melhor aderência do inoculante turfoso, recomenda-se umedecer a semente com água açucarada a 10 %.
Qual inoculante para milho?
AzoTotal é um inoculante líquido para a cultura do milho e o primeiro inoculante que obteve registro para o trigo do Brasil. Contém as estirpes Ab-V5 e Ab-V6 de Azospirillum brasilense e é uma nova opção em inoculante com bactérias promotoras do crescimento de plantas.
Para que serve o inoculante na semente?
O uso de inoculantes resulta em uma considerável melhoria na resistência aos estresses ambientais e maior eficiência na absorção de água e de outros nutrientes.
Como é feita a silagem do milho?
...
O processo de ensilagem é constituído de quatro fases:
- Fase anterior ao fechamento do silo;
- Fermentação ativa;
- Fase estável;
- Pós-abertura.
Como fazer silagem passo a passo?
Para fazer a silagem de milho, utilizam-se as mesmas variedades para produção de grãos adaptadas à região. A planta deve ser cortada inteira quando os grãos estiverem no ponto farináceo. O rendimento é de 20 a 30 toneladas de massa verde por hectare.
Quais são os tipos de silagem?
A silagem pode ser feita com qualquer planta forrageira, sendo as espécies de verão mais utilizadas milho, sorgo, girassol, soja, alfafa, papuã, capins em geral (tiftons, elefante, cana). No inverno, as opções são azevém, aveia, cevada, trigo, centeio e triticale.
Quando devem ser utilizados aditivos na ensilagem?
Os aditivos são produtos comerciais ou não, que, aplicados à forrageira no momento da ensilagem, podem reduzir perdas de nutrientes, estimular ou inibir fermentações, ou ainda interagir no valor nutritivo da planta originalmente ensilada. ... Quando utilizado, sugere-se adicionar 5 a 10 kg por tonelada de silagem.
Quais as etapas da fenação?
No processo de fenação, podemos destacar 3 etapas principais: o corte, a secagem e o enfardamento da espécie forrageira.
Como usar Silotrato?
modo de usar:
Dissolva 1 frasco de Silotrato em 100 litros de água potável em temperatura ambiente e sem cloro. Pulverize 2 litros por tonelada de silagem. O pulverizador deve estar limpo, isento de qualquer resíduo químico que possa afetar os microrganismos.
Qual foi o ator que morreu do SBT?
Quais são as formas de extinção da doação?