Qual a natureza jurídica da coação moral irresistível e da coação física irresistível?

Perguntado por: Bruna Ramos de Mendes  |  Última atualização: 8. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Concluindo, tanto a coação física irresistível quanto a coação moral irresistível são causas de exclusão do crime e, por consequência, da pena. No entanto, cada uma opera sob razões distintas. A coação moral elimina a culpabilidade; a coação física elimina o fato típico.

O que é coação física irresistível?

A coação física irresistível é uma forma de involuntariedade que ocorre quando o agente é obrigado a praticar um crime por meio de uma ameaça física, como, por exemplo, um sequestro, ou por uma impossibilidade absoluta de resistir, como, por exemplo, uma situação de catástrofe natural.

Qual a diferença entre coação moral e física?

A coação poderá ser física, quando o agente utilizar da força para obrigar a vítima, ou moral, quando o agente praticar grave ameaça à vítima. A coação é caracterizada pelo ato de constranger alguém para que este alguém pratique ação ou omissão contra sua vontade.

O que é a coação moral?

Na coação moral, o coator, para alcançar o resultado ilícito desejado, ameaça o coagido, e este, por medo, realiza a conduta criminosa. Essa intimidação recai sobre sua vontade, viciando-a, de modo a retirar a exigência legal de agir de maneira diferente.

Qual a diferença entre coação irresistível e obediência hierárquica?

Em importante diferenciação entre a coação irresistível e a obediência à ordem, Pires (1973) assevera que em ambas as circunstâncias há impossibilidade de conformar os comportamentos ao ordenamento jurídico, mas, enquanto na ordem de superior hierárquico tal impossibilidade resulta da suposição por parte do agente de ...

COAÇÃO MORAL IRRESISTÍVEL X COAÇÃO FÍSICA IRRESISTÍVEL - Simplificando Direito Penal

21 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a coação moral irresistível?

“A coação moral irresistível é uma das hipóteses da exclusão da culpabilidade, na qual o coacto, em razão de constrangimento moral que sobre ele é exercido, atua em condições anormais, de forma que não se lhe pode exigir um comportamento, de acordo com a ordem jurídica.

Quais são os elementos da coação moral irresistível?

De acordo com o artigo 22 do Código Penal: Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.

Quais são as formas de coação?

Classificam-se duas formas de coação, a coação física (vis absoluta) e a coação moral (vis compulsiva).

Para que se configure a coação moral irresistível indispensável se torna a presença de três elementos o coator o coagido e a vítima?

Para que se configure a coação moral irresistível, indispensável se torna a presença de três elementos: o coator, o coagido e a vítima. V. É irresistível a coação quando não pode ser superada senão com uma energia extraordinária e, portanto, juridicamente inexigível.

O que é obediência hierárquica em Direito Penal?

Vamos focar na segunda parte do artigo, que trata da obediência hierárquica, que é a manifestação de vontade do titular de uma função pública a um funcionário que lhe é subordinado. A ordem dada pode ser tanto legal como ilegal.

Quais são as excludentes de tipicidade?

A doutrina elenca 3 principais causas de exclusão da conduta, hipótese em que não haverá crime por ausência, consequentemente, do elemento do fato típico: i)força física irresistível; ii)estados de inconsciência; iii)movimentos reflexos.

Quais são as excludentes de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

O que diz o artigo 22 do Código Penal?

22. É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Parágrafo único.

Quem comete um crime sob coação moral irresistível será punido?

Conforme art. 22 do Código Penal (CP), quando uma conduta é praticada mediante coação irresistível só é punível o coator. Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.

São excludentes de ilicitude a coação irresistível?

São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e a coação moral irresistível.

São requisitos para o reconhecimento da coação moral irresistível exceto?

São requisitos para o reconhecimento da coação moral irresistível, exceto: injusta agressão. Aula IV: Obediência Hierarquica Em que se distinguem a obediência hierárquica e o estrito cumprimento do dever legal?

O que é o crime de coação?

O crime de coação durante o processo consiste na prática de atos de violência ou ameaça, com objetivo de favorecer a si ou outra pessoa, interferindo em processo judicial, administrativo ou inquérito policial. Veja o que diz a Lei: Código Penal - Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Como se prova a coação?

A coação não pode ser presumida e depende da prova inequívoca do vício de vontade. Inexistindo prova da coação que macule o ato jurídico, eis que o ônus da prova incumbe ao reclamante quanto ao fato constitutivo do seu direito, art. 818 , I , da CLT , deve ser validado o ato praticado.

Pode ocorrer na coação moral irresistível por cabal domínio do fato através do domínio da vontade do coagido inclusive em tráfico de drogas?

pode ocorrer na coação moral irresistível por cabal domínio do fato através do domínio da vontade do coagido, inclusive em tráfico de drogas. no erro determinado por terceiro em caso de homicídio não admite a figura do instrumento impunível no direito brasileiro.

O que diz o artigo 151 do Código Civil?

151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

Quais são os requisitos para a caracterização da coação?

Para que se configure a coação, deve-se conter os seguintes elementos: a ameaça deve ser a causa determinante do ato, deve ser grave, injusta, atual ou iminente, que traga justo receio de grave prejuízo e que o prejuízo recaia sobre a pessoa, seus bens, a pessoa de sua família ou aos bens desta.

O que diz o artigo 157 do Código Civil?

157, “Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta”.

É crime obrigar alguém a fazer algo?

Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Quais são os elementos do fato típico?

4 elementos compõem o fato típico
  • a conduta,
  • o resultado,
  • nexo de causalidade,
  • e a tipicidade.

O que diz o artigo 23 do Código Penal?

Art. 23. Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Artigo anterior
Pode passar água oxigenada em ferida aberta?
Artigo seguinte
Quantos km faz uma Fiorino com GNV?