Qual INCC as construtoras usam?

Perguntado por: Salomé Morais Torres  |  Última atualização: 3. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

Entre os tipos de INCC, o mais utilizado pelas construtoras é o que calcula os valores de mercado, o INCC-M. Através desse é possível acompanhar as mudanças significativas e reajustar os preços de forma coerente.

Como as construtoras cobram INCC?

Como o INCC é calculado? Chamado de “termômetro” da construção civil, o INCC leva em consideração as variações de custos com serviços, equipamentos, materiais e mão de obra que são usados para construir um empreendimento. Assim, o custo de materiais é dividido em: estruturais, instalações e acabamentos.

Qual o INCC da construção civil?

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) apresentou uma variação de 0,23% em janeiro, inferior a taxa de 0,26% registrado no mês anterior.

Qual o índice de reajuste da construção civil?

O INCC-DI acumulado dos últimos 12 meses é de 3,36% em março de 2024, segundo dados divulgados pela FGV. O INCC-M acumulado nos últimos 12 meses é de 3,29% em março de 2024 , segundo dados divulgados pela FGV.

Qual a diferença entre o Incc-di e Incc-m?

INCC-M, pesquisado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência; INCC-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência; INCC-DI, entre o 1º e o último dia do mês de referência.

Como se livrar do INCC ABUSIVO de muitas construtoras

38 questões relacionadas encontradas

Para que serve o Incc-m?

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) é um indicador econômico que capta a evolução de custos de construções residenciais. Possibilita o acompanhamento da evolução dos preços de materiais e custos de mão de obra e serviços mais relevantes para a construção civil.

Qual a tendência do INCC para 2024?

INCC Março 2024 e suas variações

Observando o desempenho acumulado dos últimos 12 meses, o índice alcançou uma elevação de 3,29%, demonstrando um resfriamento nos custos que se contrapõe à taxa anual anterior de 8,17%, o que demonstra uma descompressão notável nos preços.

Qual o melhor INCC ou Igp-m?

Já o INCC acaba tendo uma influência mais direta por estar ligado à variação de preços envolvidos nos mais diversos tipos de construção. Assim, o IGP-M costuma ser mais utilizado diretamente para o reajuste dos valores de aluguéis, como mostramos em um exemplo acima.

Até quando pode ser cobrado o INCC?

Uma das dúvidas que surgem é quando finaliza a cobrança dessa taxa nas parcelas. Em geral, a cobrança da taxa INCC é finalizada em duas ocasiões que, na maioria dos casos, acontecem momentaneamente: quando o empreendimento emite o Habite-se ou quando o chega o mês previsto para a entrega do empreendimento.

Tem como não pagar o INCC?

O primeiro jeito de fugir do INCC é optar por comprar um apartamento pronto. Como a taxa do INCC reincide sobre o valor do empreendimento enquanto ele está em obra, uma vez que ele está pronto o valor não é mais ajustado pelo INCC. Além disso, você também foge da incerteza.

Pode cobrar INCC depois da entrega das chaves?

- O INCC, por refletir a variação dos custos dos materiais de construção, só pode ser exigido até o prazo final marcado para a entrega das obras, a partir de quando deve ser substituído pelo IPCA.

Qual o INCC acumulado?

O INCC em 2024 é 0,68%.

Quando o INCC é abusivo?

O comprador também entende o INCC como vilão quando a incorporadora atrasa a obra após o prazo de tolerância e mesmo assim, continua a aplicar a correção monetária mês a mês sobre o saldo devedor, elevando-o de forma desproporcional e incoerente, haja vista que o atraso é exclusivo do vendedor.

Como se livrar da taxa de obra?

O consumidor que quiser contestar a cobrança da taxa de evolução deve, em primeiro lugar, registrar uma reclamação formal junto a construtora, solicitando a suspensão da cobrança e a devolução dos valores pagos indevidamente.

O que faz o INCC subir?

Esse aumento ocorre porque o INCC reflete a variação dos custos de construção, que inclui os materiais e a mão de obra utilizados. Portanto, quanto maior for a variação desses custos, maior será o impacto no valor final do imóvel e nas parcelas do financiamento.

Qual índice usar para corrigir valor de imóvel?

O IPCA é considerado o índice oficial de inflação no Brasil, sendo utilizado como referência para o Banco Central na definição da meta de inflação e para a correção de diversos contratos, incluindo contratos imobiliários.

Qual índice utilizar para atualizar valor de imóvel?

Para o cálculo de correção nos contratos de compra e venda de imóveis, considera-se a versão do INCC-DI. Lembrando que a atualização será aplicada sempre sobre o saldo devedor, ou seja, sobre as parcelas ainda não pagas no financiamento.

Qual o índice de correção mais utilizado?

Em geral, os índices de correção monetária mais utilizados são a TR, o INPC e o IPCA-E, ainda assim são utilizados de forma inadequada em muitas ocasiões.

Quando o preço dos imóveis vão cair?

Segundo o IGMI-R ABECIP, os preços devem continuar subindo até o final de 2023, atingindo um pico de 5,7% no fim do último trimestre. A partir de 2024, espera-se uma desaceleração nesse crescimento, mas a tendência é que os valores continuem altos.

QUEM atualiza o INCC?

Construção (INCC) e dos índices de custo da construção (ICC) de suas sete cidades componentes, a partir de julho de 2023. A mudança abrangerá as versões INCC-10, INCC-M e INCC-DI.

Qual a diferença entre INCC e evolução de obra?

Qual a diferença entre o INCC e a taxa de evolução de obra? Como já foi dito, o INCC é o índice que corrige todos os valores da construção do imóvel até a entrega de chaves. Por isso, ele não é considerado como uma taxa de juros. No entanto, a taxa de evolução de obra é um valor que o banco cobra das construtoras.

Como é calculado o INCC FGV?

Como calcular o INCC em 2024? Até dezembro de 2023, o INCC-M acumulado no ano é de 3,32%. Assim o cálculo do reajuste pelo INCC a partir de janeiro de 2024 é o seguinte: Saldo devedor X 0,0332 + saldo devedor = valor atualizado do imóvel.

Como corrigir um valor pelo INCC?

Como o índice é aplicado diretamente, mês a mês, no valor total do saldo devedor, para calcular o INCC e saber o valor reajustado, basta aplicá-lo sobre o saldo devedor do imóvel. Ou seja, saldo devedor do imóvel x 1 + valor do INCC (em sua forma decimal) = valor reajustado.

Artigo anterior
Qual o valor de uma diária de um motorista?
Artigo seguinte
Quais as fontes mais poluidoras?