Qual imposto deve ser excluído ICMS recolhido ou ICMS destacado?

Perguntado por: Cristiana Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

O STF definiu, na tarde do dia 13 de maio de 2021, que o ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS é aquele destacado na nota fiscal.

Qual a diferença entre ICMS destacado e recolhido?

A advogada tributarista Rafaela Calçado, sócia do escritório Pereira do Vale Advogados, explicou que o ICMS destacado é aquele indicado na nota fiscal enquanto o ICMS recolhido é o imposto efetivamente recolhido, após descontados os créditos permitidos.

Quando o ICMS deve ser destacado na nota fiscal?

Basta se perseguir o que foi efetivamente agregado pelo contribuinte, o que não deveria ser alterado pela base ou alíquota daquele primeiro.

Como calcular o PIS e COFINS excluindo o ICMS?

Para calcular a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS é necessário subtrair o valor do ICMS pago inicialmente da base previamente calculada.
...
Para este, seguiremos o seguinte exemplo:
  1. ICMS: 18,00%;
  2. PIS (regime não cumulativo): 7,60%;
  3. COFINS (regime não cumulativo): 1,65%;
  4. TOTAL DOS IMPOSTOS: 27,25%.

Como deve ocorrer a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS?

Ainda sobre esse assunto, no dia 29/09 no diário oficial da união (DOU) foi publicado o Parecer da PGFN SEI n° 14.483/2021 ME, na qual a manifestação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional via Parecer veio depois que o STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS.

Diferenças entre ICMS destacado e ICMS pago

20 questões relacionadas encontradas

Quem pode excluir o ICMS da base de cálculo PIS e COFINS?

Impactos – Aspectos Tributários. Conforme os critérios estabelecidos, todos os contribuintes poderão excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

Como tirar o ICMS da base do PIS e COFINS Protheus?

Para solucionar essa dúvida, realize os seguintes passos:
  1. Entre no cadastro do fornecedor;
  2. Clique no campo Ded. PIS/COF (A2_DEDBSPC)
  3. Selecione a opção 3 - ICMS -(Deduz apenas o ICMS)

O que muda com a exclusão do ICMS PIS COFINS?

o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS; os efeitos dessa decisão devem se dar após 15/03/2017, ressalvadas as ações judiciais e administrativas protocoladas até 15/03/2017; o ICMS que não compõe a base de cálculo das contribuições do PIS e da COFINS é o destacado nas notas fiscais.

Como é feito o cálculo do PIS e da COFINS?

Calculando o PIS E COFINS no Lucro Real. Primeiramente, será preciso entender que os cálculos desses tributos são individuais, no Lucro Real as alíquotas devem ser aplicadas da seguinte maneira: 1,65% para o PIS; 7,60% para o COFINS.

Como Destacar o valor do ICMS na nota fiscal eletrônica?

Como destacar a base e o valor do ICMS na nota?
  1. Abra a nota desejada.
  2. Clique sobre o produto para abrir a janela Item da nota fiscal.
  3. Selecione uma Situação Tributária que permite o cálculo do ICMS.
  4. Preencha os campos Base ICMS % e Alíquota do ICMS % com base e alíquota do ICMS informadas pelo seu contador.

O que dá direito a crédito de ICMS?

O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".

Para que serve o crédito de ICMS?

O sistema de crédito ou de não cumulatividade do ICMS permite que haja compensação do imposto, isto é, garante ao sujeito passivo ou àquele que recebe as mercadorias ou produtos o direito de se creditar do imposto que foi anteriormente cobrado em operações envolvendo a entrada de mercadorias.

Quem paga o ICMS destacado na nota fiscal?

Se existir acordo: o remetente calcula e destaca o valor de ICMS-ST na nota fiscal e realiza o recolhimento via Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – GNRE. Se não existir acordo: o destinatário deve calcular o ICMS-ST para recolher via Documento de Arrecadação Estadual – DAR, DAE, DARE e outros.

O que significa imposto destacado?

Caso tenha sido destacado o valor do imposto a maior, a empresa deverá escriturar o valor correto, e o crédito do ICMS corresponderá ao imposto efetivamente devido. Também deverá comunicar o estabelecimento emitente por meio de uma carta de não aproveitamento.

Qual a diferença entre ICMS a recolher e a recuperar?

Diferença entre imposto a recuperar e a recolher

Enquanto o imposto a recolher é uma obrigação da empresa, o imposto a recuperar é um direito. Os impostos a recolher são obrigações da empresa com o governo relativos aos impostos devidos, e são classificados como passivo.

Porque excluir o ICMS da base do PIS e COFINS?

A principal razão da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS se dá por conta de tal tributo não ser considerado receita ou faturamento. De fato, se tal tributo constitui receita, é do ente estatal, bem como considerar o ICMS como faturamento beira o absurdo. Não há como se faturar ICMS.

O que muda com a decisão do STF sobre ICMS?

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tem deixado tributaristas em alerta nesse fim de ano. Os ministros decidiram que, a partir de 2022, a cobrança do adicional de ICMS no comércio só poderá ser feita pelos Estados se houver uma lei complementar federal autorizando. A lei complementar ainda aguarda sanção.

O que mudou no PIS e COFINS 2021?

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (23) publica a Medida Provisória 1.071/2021, que zera as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes na importação de milho até 31 de dezembro de 2021.

Como excluir ICMS da base de cálculo PIS e COFINS lucro real?

Esta exclusão poderá ser realizada na emissão da Nota Fiscal (no xml) ou diretamente no EFD-Contribuições, através da análise por produto, pois só poderá ser realizada com produtos que tenham incidência de ICMS Próprio e Alíquota Básica de PIS e COFINS.

Como informar a exclusão do ICMS no Efd-contribuições?

O valor do ICMS a ser excluído, deverá ser informado no campo “Valor do Desconto” (nos registros C175, C181, C185, D300, D601, D605, F500 e F550), sendo este desconto deduzido das bases de cálculo do PIS e da COFINS.

Como informar a exclusão do ICMS no Efd-contribuições 2021?

Não há campo específico para informar o ICMS a ser excluído. O ajuste deve ser realizado diretamente no campo de base de cálculo do PIS/Cofins, de forma individualizada em cada um dos registros a que se referem as notas fiscais.

Quem é responsável por recolher o ICMS?

A responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual será atribuída: a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto; b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto.

Como é cobrado o ICMS na nota fiscal?

O cálculo do ICMS é o resultado do preço do produtomultiplicado pela alíquota praticada na operação, isto é, o imposto jáestá embutido no preço final do produto.

Quem deve contribuir para o ICMS?

Toda pessoa ou empresa que efetue operações de circulação de mercadorias ou serviços, como as que citamos acima, pratica o fato gerador do ICMS (vendas, transferências, prestação de serviços, transportes e etc.)

Quando é permitido aproveitar o crédito de ICMS?

Uma empresa pode pleitear o direito a crédito do valor do ICMS apenas quando os bens que compõem ao ativo imobilizado estejam diretamente relacionados ao seu processo de produção ou comercialização de mercadorias ou até mesmo as prestações de serviços tributadas pelo ICMS.

Artigo anterior
O que é uma punição positiva?
Artigo seguinte
Quem pode receber Auxílio Brasil?