Qual é o tipo do epitélio da gengiva inserida?

Perguntado por: Gonçalo Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

O epitélio gengival é pavimentoso estratificado queratinizado. A lâmina própria apresenta numerosas papilas conjuntivas, se interpondo ao tecido epitelial, o que determina a superfície granulosa da gengiva inserida, semelhante à casca de uma laranja.

Qual o epitélio da gengiva?

O epitélio oral é constituído de epitélio escamoso estratificado queratinizado e cobre as superfícies oral e gengival vestibular. Ele é limitado pela junção mucogengival e a margem gengival, e também se funde com o epitélio do palato nos limites do mesmo.

Qual a composição epitelial e conjuntivo da gengiva?

Gengiva livre

O epitélio da vertente externa é formado por tecido epitelial estratificado pavimentoso paraqueratinizado, sendo que exisistem projeções papilares de tecido conjuntivo entre as cristas epiteliais. Já epitélio do sulco gengival é constituído de epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.

Para que serve o epitélio juncional?

O epitélio juncional é a parte da inserção entre dente e a gengiva e assim desempenha um papel extremamente importante na saúde ou doença periodontal. Devido ao fato de se adaptado pela aderência à superfície do dente, este epitélio difere-se dos epitélios sulcular e oral em vários aspectos.

Quais são as 4 camadas de células do epitélio gengival?

Estrato espinhoso (camada de células espinhosas); • Estrato granuloso (camada granulosa); • Estrato córneo (camada corneificada). O epitélio oral ou externo recobre a crista e a superfície externa da gengiva marginal e a superfície da gengiva inserida.

ASPECTOS HISTOLÓGICOS DA GENGIVA (EPITÉLIO GENGIVAL, SULCO GENGIVAL E GENGIVA INSERIDA)

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as camadas do epitélio bucal?

O epitélio do palato duro é subdividido em camada basal, camada granulosa, camada espinhosa e camada córnea.

Quais são os 4 tecidos que compõem o conjunto de tecidos periodontais?

2.1.

O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.

Qual o papel do epitélio juncional no periodonto de proteção?

O terceiro epitélio encontrado no periodonto é o epitélio juncional (EJ). Este epitélio é o responsável pela aderência epitelial (parte média) ao esmalte. Este epitélio também é pavimentoso estratificado não queratinizado.

Como ocorre a formação do epitélio juncional?

A superfície livre do epitélio forma o assoalho do sulco. ... O epitélio é formado por camadas de células escamosas achatadas, dispostas paralelamente à superfície do dente e apoia-se numa membrana basal geralmente de conformação retilínea.

Qual a importância do periodonto de proteção?

Periodonto de proteção

Sua principal função é a proteção da articulação alvéolo-dentinária (ligamento e osso) dos traumas da mastigação e também da invasão microbiana, pois ela isola o tecido subjacente das bactérias suas toxinas.

Quais as características do tecido conjuntivo gengival?

O tecido conjuntivo subjacente ao epitélio gengival une a gengiva ao cemento radicular e ao processo alveolar adjacente. A gengiva é firme e fortemente aderida ao dente e ao processo alveolar pelas fibras conjuntivas supra-alveolares.

Como é formada a gengiva?

É formada por tecido fibroso coberto por mucosa. A gengiva propriamente dita, gengiva fixa, está firmemente presa aos processos alveolares da maxila e mandíbula e aos colos dos dentes. Ela é rósea, pontilhada e queratinizada. A mucosa alveolar (gengiva livre) é, normalmente, vermelho-brilhante e não queratinizada.

Qual a estrutura do tecido epitelial?

O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais. Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente.

Quais são as fibras do ligamento periodontal?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: 1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

O que é o cemento?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

Onde fica o sulco gengival?

De acordo com a profissional, o sulco gengival é o espaço ao redor do dente. Ele é caracterizado por seu formato em “V”, onde de um lado fica a superfície do dente e do outro o tecido gengival.

Qual a estrutura formada que caracteriza o reparo da ferida periodontal?

O padrão de cicatrização da ferida periodontal mais frequente é o reparo, com a formação de epitélio juncional longo. O reparo do tecido conjuntivo é representado por inserção de fibras colágenas, orientadas paralelamente ou perpendicularmente à raiz.

Qual a principal diferença entre biofilme Subgengival E o Supragengival?

O denominado supragengival é caracterizado por aderir a parte aparente do dente, ficando acima da borda da gengiva. ... Já o tártaro subgengival não pode ser visto ao exame visual, ficando aderido ao dente em sua porção abaixo de gengiva.

Qual é a constituição do fluido gengival?

Os novos testes de diagnóstico para doença periodontal têm como objetivo estudar a resposta inflamatória do hospedeiro por meio do fluido gengival crevicular. Ele é uma complexa mistura de substâncias derivadas de soro sanguíneo, leucócitos, células estruturais do periodonto e microrganismos bucais.

Qual o principal componente do tecido conjuntivo gengival é sua função?

As fibras colágenas predominam no tecido conjuntivo gengival e constituem o mais essencial componente do periodonto. Sua grande maioria está arranjada em feixes definidos e distintos de fibras no ligamento periodontal. Este arranjo dá condições às fibras de se adaptarem as contínuas forças nelas aplicadas.

Quais as proteínas da lâmina basal presente entre as células do epitélio juncional e a superfície dentária?

Estudos com imunolocalizadores3,7 demonstraram que a amelotina está presente tanto na lâmina basal, na interface com a superfície do esmalte, como no epitélio juncional.

Quais as características dos tecidos gengivais saudáveis?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

Quais os tecidos Dentarios?

Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

Quais os tecidos que compõem os dentes?

Os tecidos de sustentação do dente corresponde ao cemento, ligamento periodontal e ao osso alveolar.

Quais são os tecidos que compõem o dente?

Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.

Artigo anterior
O que é o Setting na psicanálise?
Artigo seguinte
É sobre pressão que o carvão vira diamante?