O que causa o SO2?

Perguntado por: Carlos Santiago Martins Martins Santos  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

Os efeitos adversos da exposição a altos níveis de SO2 incluem dificuldade respiratória, alteração na defesa dos pulmões, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O composto irrita o nariz, a garganta e os pulmões causando tosse, falta de ar, chiado no peito, catarro e crises de asma.

Quais as principais causas do aparecimento de dióxido de enxofre na atmosfera?

As principais fontes naturais de emissão do dióxido de enxofre são erupções vulcânicas e decomposição de animais e vegetais em solos, pântanos e oceanos. Já as fontes artificiais incluem principalmente a queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (principalmente o óleo diesel e a gasolina).

Como é liberado o SO2?

Na natureza, o gás pode ser liberado para o ar a partir de erupções vulcânicas. Ao entrar em contato com o oxigênio, o enxofre se transforma em dióxido e trióxido de enxofre – que reage com a umidade do ar formando o ácido sulfúrico, o qual ainda pode reagir com a amônia do ar e formar sulfato de amônia.

Como o SO2 produz chuva ácida?

O que faz a chuva atingir este pH é o aumento da concentração de óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos, juntamente com o óxido de carbono, são chamados de óxidos ácidos, por formarem ácidos quando em contato com a água da chuva.

Porque a queima do carvão mineral produz SO2?

A quantidade de SO2 produzido na combustão está relacionada com o teor de enxofre presente no carvão.

STANDOFF 2 - O MERCADO DO SO2 ENLOQUECEU E AS FACAS ESTAO MUITO BARATAS

39 questões relacionadas encontradas

O que causa dióxido de nitrogênio?

Ele pode ser formado nas reações de combustão dos motores a explosão, na queima de querosene, a partir da reação de ácido nítrico (em excesso) com alguns metais (como a prata), ou a partir da reação de óxido nítrico (NO) com oxigénio (O2). O dióxido de azoto existe em equilíbrio com o tetróxido de nitrogênio N2O4.

Porque o carvão mineral é um recurso não renovável?

Por ser uma fonte de energia não renovável, suas reservas podem esgotar-se com o tempo. É de fácil localização e possui depósitos em diversas regiões do mundo. A queima do carvão mineral emite à atmosfera gases poluentes, colaborando, então, para o agravamento do efeito estufa.

Qual ácido surge com a ação do SO2 na chuva?

O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor com forte odor pungente, muito irritante quando em contato com superfícies úmidas, pois se transforma em trióxido de enxofre (SO3) e passa rapidamente a ácido sulfúrico (H2SO4), que é bastante solúvel em água.

Como é produzida a chuva ácida?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.

Como se forma a chuva ácida?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

Qual a força Intermolecular do SO2?

As interações intermoleculares das moléculas de SO2 são do tipo dipolo-dipolo ou dipolo permanente e em temperatura ambiente ele se encontra na forma de gás, sendo seu ponto de ebulição de -10 ºC, fusão -72 ºC.

Qual é a fonte emissora de dióxido de carbono?

O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo. O desmatamento é a segunda principal atividade responsável pelas emissões de Dióxido de Carbono, seguida das atividades industriais como a produção de cimento.

Como obter dióxido de enxofre?

Origem e aplicação. O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.

O que pode causar o enxofre?

CAUSA IRRITAÇÃO NO OLHO. PODE CAUSAR IRRITAÇÕES NA PELE E TRATO RESPIRATÓRIO. ... Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.

Como o enxofre se encontra na atmosfera?

Na atmosfera o enxofre é encontrado em menor quantidade; sua incidência na atmosfera se dá em virtude das explosões vulcânicas e ações humanas. O enxofre volta ao solo através da chuva, sendo alocado nas rochas abaixo do solo e nas rochas abaixo dos ambientes aquáticos.

O que causa o CO2 na atmosfera?

O CO2 retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura. Mas esse não é o único efeito. Outra consequência, que está sendo chamada por cientistas de "o outro problema do CO2", causa impacto direto no oceano, e torna a água do mar mais ácida.

O que provoca a chuva ácida?

As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.

Quais são os principais responsáveis pela chuva ácida?

A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Onde ocorre a chuva ácida?

Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.

O que é chuva ácida Cite ao menos três óxidos responsáveis pela chuva ácida?

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).

Qual o ácido formado por ocasião da precipitação de uma chuva ácida?

A chuva ácida é composta por ácidos concentrados, como o óxido de enxofre, de carbono, de nitrogênio e dióxidos de enxofre. Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos. O ácido mais forte que compõe a chuva ácida é o ácido sulfúrico, formado pela reação entre os óxidos de enxofre e a água.

Quais são as principais fontes antropogênicas de SO2?

Dióxido de Enxofre (SO2): resulta principalmente da queima de combustíveis que contém enxofre, como óleo diesel, óleo combustível industrial e gasolina.

Como o carvão mineral é classificado renovável ou não renovável?

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

Porque o carvão mineral o petróleo e o gás natural são chamados de fontes não renováveis de energia?

Quanto às não-renováveis, estas são limitadas e demoram milhões de anos para se formar, isto é, se esgotarão e não serão repostas (o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e o urânio, por exemplo).

Porque o carvão mineral não é considerado um mineral?

Geralmente inorgânicos: são excluídas substâncias orgânicas. Materiais orgânicos são definidos como aqueles originados do carbono orgânico (forma do carbono encontrado nos organismos), desta forma, o carvão mineral ou petróleo, por exemplo, não são considerados minerais.

Artigo anterior
Quem capturava os escravos que iam trabalhar no Brasil?
Artigo seguinte
Onde vivem os chacais?