Qual é o prazo para a Administração chamar o adjudicatário para assinar o contrato?

Perguntado por: Patrícia Leite Leite  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

A Administração deverá convocar o vencedor para firmar o contrato. Essa convocação é feita de acordo com o previsto no ato convocatório–edital ou carta-convite. Geralmente prazo determinado é de cinco dias.

Qual o prazo para assinatura do contrato?

Como padrão é atribuído um prazo de até 30 dias, o qual pode ser estendido para, no máximo, 90 dias.

O que ocorre quando o adjudicatário chamado a assinar o contrato não comparece?

Quanto ao adjudicatário (originalmente vencedor) que, injustificadamente, não compareceu para assinatura do contrato, deverá ser aberto processo administrativo visando sancioná-lo. ... Não trata, entretanto, de regras sobre o contrato administrativo.

Qual o prazo para assinatura de contrato Lei 8666 93?

Dessas situações, merece destaque aquela tratada, também, na Lei nº 8.666/1993, art. 64, § 3º, que trata do prazo máximo de cumprimento das obrigações pelo autor da proposta: 60 dias da data da entrega da proposta. Se o adjudicatário não for convocado para assinar o contrato nesse prazo, estará liberado do compromisso.

Qual o prazo legal para a assinatura do contrato depois da homologação e adjudicação da licitação?

Segundo a Lei 8.666/83,Art. 64. § 3o Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

Recusa do licitante vencedor em assinar o contrato

20 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da homologação?

Após a homologação, ocorre a nomeação dos aprovados e depois a posse. Nesse caso, é preciso aguardar e acompanhar as publicações no Diário Oficial e pela banca examinadora.

O que vem depois da adjudicação?

A homologação, como ato posterior à adjudicação (art. 4º, XXII, da Lei nº 10.520/02), cabe à autoridade superior competente, quando deverá ser chamado o adjudicatório para assinar o contrato.

O que prevalece edital ou contrato?

O edital do certame é a matriz do contrato e sua vinculação ao instrumento contratual é considerada cláusula essencial a todos os contratos administrativos (art. 55, XI, da Lei 8.666/93). ... Por esse motivo, a cláusula 18 do edital previu a possibilidade dos licitantes encaminharem pedidos de esclarecimentos.

Quem deve assinar o contrato administrativo?

Quem assina o contrato pela Administração Pública (o ordenador da despesa dele decorrente), além de capacidade jurídica, deve dispor também de competência legal para firmar contratos, em nome da pessoa jurídica de direito público ou de direito privado que representa.

Quais são as regras utilizadas para execução de um contrato administrativo?

O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas estabelecidas pela Lei 8.666/1993 (Licitações e Contratos Administrativos), respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.

Quando o licitante pode desistir da proposta?

O artigo 43, §6º da Lei nº 8.666/1993 prevê a possibilidade de desistência da proposta pelo licitante desde que por motivo justo e decorrente de fato superveniente. 2. No caso, há motivo justo decorrente de fato superveniente que alterou a possibilidade de execução da proposta.

O que deve ser feito quando o licitante vencedor desiste da proposta?

Na hipótese de o contratado desistir após o início da execução dos serviços, deve ser procedida a rescisão contratual e instaurado procedimento administrativo para aplicação de sanção ao contratado.

Qual seria a repercussão jurídica do licitante vencedor que deixa de comparecer e não apresenta justificativa para a assinatura do contrato após ser regularmente convocado?

Se o vencedor da licitação não comparecer para assinar o termo do contrato, a Administração poderá convocar outro licitante remanescente, atendendo a ordem de classificação. O interessado que, não comparecer no prazo da convocação, ficará sujeito às sanções previstas no Art. 81 da Lei 8.666/93.

Quem convocado dentro do prazo de validade da sua proposta?

7º Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou ...

Qual a validade de um pregão?

O prazo de validade das propostas é de 60 dias, se outro não estiver estipulado no edital, conforme art. 6º da Lei 10.520/02. Deve a Administração, caso fixe prazo superior aos 60 dias, atender ao princípio da razoabilidade, de forma a não fixar prazo excessivo ou abusivo.

Quem pode firmar contrato de gestão?

Como dito anteriormente, os contratos de gestão são compromissos institucionais firmados entre o Poder Executivo e cada entidade governamental a ele subordinada, no caso suas autarquias, bem como, também, são firmados com empresas públicas, sociedades de economia, fundações públicas e organizações sociais.

O que é formalização de contrato?

Assim, formalizar contrato garante a especificação dos meios utilizados para a execução do que foi acordado, ou seja, não apenas estabelece qual o seu objeto, mas também como ele terá que ser tratado. Para compreender tal especificação, basta pensar na formalização de um contrato para a locação de um imóvel.

Quais são as características do contrato administrativo?

Características

O contrato administrativo tem as seguintes características: formal, oneroso, comutativo e intuitu personae. É formal porque deve ser formulado por escrito e nos termos previstos em lei. Oneroso porque há remuneração relativa contraprestação do objeto do contrato.

O que deve acompanhar o edital?

Devem acompanhar o Edital, na forma de anexos, os documentos que justificam a licitação e que especificam detalhadamente o bem ou serviço a ser adquirido.

O que é o edital na licitação?

O edital é elemento fundamental do procedimento licitatório. Ele é que fixa as condições de realização da licitação, determina o seu objeto, discrimina as garantias e os deveres de ambas as partes, regulando todo o certame público.

O que é um edital direito?

Edital: ato pelo qual a Administração divulga determinada oferta de contrato a todos os interessados e fixa as condições para sua participação, que se dá pela apresentação de propostas que deverão estar rigorosamente de acordo com este instrumento, sob pena de nulidade.

O que vem primeiro a homologação ou adjudicação?

A Lei nº 8.666 determina que a autoridade superior realize, primeiramente, a homologação do resultado da licitação. Em momento logicamente posterior, promoverá a adjudicação.

O que é adjudicação e homologação é que acontece após esses atos?

Adjudicação é o ato pelo qual a Administração atribuiu ao licitante vencedor o objeto da licitação. Homologação é o ato pelo qual é ratificado todo o procedimento licitatório e conferido aos atos licitatórios aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários.

O que é data de adjudicação?

Adjudicação é um ato judicial que concede posse e propriedade de bens, móveis e imóveis, a alguém. ... Adjudicação é o ato ou efeito de adjudicar, que significa dar ou entregar por sentença, ou seja, declarar judicialmente que um bem ou parte ideal dele pertence a alguém.

Quais são as fases da licitação?

Ou seja, as licitações são divididas em fase preparatória (ou fase externa), fase de apresentação das propostas, fase de julgamento, fase de habilitação, fase recursal e fase de homologação.

Artigo anterior
Qual a idade máxima para o concurso do Ibama?
Artigo seguinte
Qual o foro competente para contrato de compra e venda?