Qual o foro competente para contrato de compra e venda?

Perguntado por: Inês Melissa Moreira de Marques  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

Compromisso de compra e venda – Eleição de foro na comarca dos contratantes ou da situação do imóvel. Resposta: Nos termos do art. 95 do CPC, nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa.

Qual deve ser o foro do contrato?

Por isso, o ideal é que o “foro” seja escolhido de comum acordo entre as partes do contrato, pois, caso haja qualquer problema na relação contratual (por exemplo: o seu descumprimento, ou a vontade de rescindi-lo), a discussão deverá ser apresentada naquele local eleito, sem surpresas. ...

Qual o fora competente para o processamento das ações de rescisão contratual de compra e venda de imóveis?

Regra geral

46. A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu. Então, as ações que discutam a revisão do contrato de imóvel ou a sua rescisão devem ser protocolizadas onde o réu se encontra.

O que é o foro citado nos contratos comerciais?

O foro contratual ou foro de eleição é o convencionado pelas partes contratantes, que optam por submeter as ações relativas as obrigações e direitos estipulados no negócio jurídico escrito, a apreciação do foro escolhido. A cláusula de eleição de foro obriga os herdeiros e os sucessores.

O que é foro da situação do imóvel?

Foro da situação da coisa (regra geral).

Essa competência é absoluta para as ações que recaírem sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova (art. 47, § 1o). Para as ações possessórias que envolvam bens imóveis também não há mudanças.

DicasRápidas #05 - Cidade do Foro no Contrato de Compra e Venda

23 questões relacionadas encontradas

Como saber qual é o foro?

O foro competente será o da situação da coisa (forum rei sitae), de forma absoluta, para ação possessória imobiliária (art. 46, § 2º, do CPC: “A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta”).

O que é foro do domicílio?

É a comarca onde a demanda deve ser proposta, isto é, a competência territorial para o ajuizamento da ação. Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

Como colocar o foro em um contrato?

A cláusula de eleição de foro é um item do contrato, no qual as partes podem definir o local em que os conflitos advindos daquele instrumento serão julgados. A escolha dessa cláusula é possível, pois o Código de Processo Civil permite a modificação da competência em razão do território, desde que não haja abusividade.

O que é uma cláusula de foro?

A Cláusula de eleição de foro consiste na escolha do tribunal que será competente para resolver eventuais litígios decorrentes da relação contratual.

Qual foro da comarca colocar no contrato?

O foro eleito em contrato para resolver problemas judiciais deve prevalecer sobre o foro de residência do impetrante. Para a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, esse entendimento é válido desde que a localidade tenha sido escolhida em comum acordo, sem vício social e assim expressa no contrato.

Qual é o foro competente para o ajuizamento de uma ação de despejo?

É COMPETENTE PARA CONHECER E JULGAR AÇÕES DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO DE ALUGUERES O FORO DO LUGAR DA SITUAÇÃO DO IMÓVEL, SALVO SE OUTRO HOUVER SIDO ELEITO NO CONTRATO, SEGUNDO O DISPOSTO NO INCISO II DO ARTIGO 58 DA LEI Nº 8.245, DE 18.10.91.

Qual o foro competente para ação de despejo?

Aplicação do inciso II, do artigo 58 da Lei nº 8.245, de 1991, que determinar ser competente para julgar ação de despejo o foro do lugar da situação do imóvel, salvo se outro houver sido eleito no contrato, observado, contudo, que a escolha das partes se restringe à Comarca.

Qual o juízo competente para processar e julgar essa ação acessória?

Em ato contínuo, o artigo 61 do CPC/2015, que praticamente reproduz o artigo 108 do diploma anterior, prevê que o foro competente para processar e julgar a ação acessória é o mesmo da ação principal.

Qual o foro do contrato de prestação de serviços?

Por isso, deve ser colocado um foro de comum acordo das partes, normalmente o domicílio, seja do prestador do serviço, seja do tomador do serviço. Na ausência da cláusula, o foro acaba sendo direcionando, normalmente, para a comarca do local da prestação do serviço.

Quando as partes elegem o Foro?

Foro de eleição - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) Ocorre quando as partes elegem o foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações. Nota-se que se elege o foro, não o juízo. ... Foro de eleição oral, por sua vez, é para o direito, ato jurídico inexistente.

O que é o foro no direito?

O que é Foro:

Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal. ... O foro, associado ao Direito, pode ainda indicar uma jurisdição pertencente a uma comarca, por exemplo, o foro da comarca de São Paulo.

Quando a cláusula de eleição de foro e abusiva?

Trata-se da cláusula de eleição de foro. ... O juiz, antes da citação, pode, de ofício, reputar ineficaz cláusula de eleição de foro, se ela for abusiva, e remeter os autos ao juízo do foro de domicílio do réu ( CPC , artigo 63 , § 3º ).

Em quais tipos de contratos a cláusula de eleição de foro é permitida?

Portanto, a cláusula de foro de eleição modifica a competência (apenas relativa). É um modo voluntário de modificação de competência, que também poderia ser alterada de forma legal (ex: conexão). Essa regra só é aceita em contratos escritos.

É válida a cláusula de eleição de foro na Justiça do Trabalho?

Segundo ensinamentos de Carlos Henrique Bezerra Leite, nos domínios do processo do trabalho não é facultado às partes da relação de emprego a instituição de cláusula prevendo o foro de eleição, pois as regras de competência da justiça do trabalho são de ordem pública e, portanto, inderrogáveis pela vontade das partes.

Como saber qual é o foro competente?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

O que é comarca do domicílio?

O foro competente para apreciar ações de reparação por dano sofrido em razão de delito é aquele onde reside o autor ou o local onde o fato ocorreu. Esse é o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

O que é a taxa de foro?

A taxa de foro incide sobre terrenos cujos titulares se encontravam nas terras antes da demarcação. Os contratos de foro conferem mais direitos do que os de ocupação, pois garantem também o domínio útil de 83% da área, ficando os outros 17% à União. O valor desta taxa equivale a 0,6% do valor atualizado do bem.

Como saber o foro pelo endereço?

Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorialpara localizar os foros da cidade de São Paulo. O resultado da consulta se dá exclusivamente por conceitos geográficos e não define, por si só, a competência.

Qual foro ação deve ser distribuída?

A regra geral de competência estabelecida no artigo 46 do Código de Processo Civil é a de que as ações devem ser propostas no foro do domicílio do réu.

Como saber para onde endereçar a petição?

Para que o autor saiba para quem deva dirigir sua petição inicial, é necessário analisar a competência de sua ação, ou seja, saber quem é o órgão para o qual deve encaminhar a sua peça, sob pena desta não ser apreciada por falta de um requisito fundamental (art. 282, I do CPC).

Artigo anterior
Qual é o prazo para a Administração chamar o adjudicatário para assinar o contrato?
Artigo seguinte
Qual é o número formado por 47 dezenas e 7 centésimos?