São manifestações clínicas do trauma raquimedular?

Perguntado por: Rodrigo Carneiro de Rodrigues  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...

Quais são os tipos de traumatismo raquimedular?

Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.

Quais são as complicações do trauma raquimedular?

As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.

Como ocorre o trauma raquimedular?

O trauma raquimedular pode resultar de danos nas vértebras, ligamentos ou discos da coluna vertebral ou danos diretamente na própria medula, devido a acidentes de trânsito, quedas, luta, desportos violentos, mergulho num local com pouca água ou numa posição incorreta, ferimento de uma bala ou uma faca ou mesmo por ...

O que acontece quando o corpo humano tem trauma raquimedular?

Consequências do Trauma Raquimedular (TRM)

Nas lesões completas há paralisia, perda de toda a sensibilidade tátil, dolorosa, para a temperatura, pressão e localização espacial da parte do corpo abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).

LESÃO MEDULAR (Traumatismo Raquimedular) - Rogério Souza (Vídeo Aula)

23 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados com o paciente com trauma raquimedular?

O cuidado de enfermagem em pacientes com lesão medular é de fundamental importância na reabilitação do paciente, o profissional de enfermagem exerce uma assistência individualizada atuando em diferentes níveis de complexidade, prevenido e tratando das principais complicações estabelecidas pelo traumatismo raquimedular.

Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?

Tratamento Raquimedular(TRM)
  1. Durante o tratamento proposto deve-se estar atento as possíveis complicações: - Precoces. - Depende da gravidade da lesão. ...
  2. Rigidez Articular.
  3. Tromboses.
  4. Cuidados de Enfermagem. • Realizar o exame físico completo na admissão do paciente e durante a internação;

O que é lesão raquimedular?

1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

Como ocorre o atendimento inicial ao trauma?

A pesquisa principal consiste nas seguintes etapas:
  1. A irway (via aérea e proteção) – manter a estabilização da coluna cervical, quando apropriado.
  2. B reathing (respiração e ventilação) – manter oxigenação adequada.
  3. C irculation (circulação) – controlar hemorragia e manter adequada a perfusão do órgão final.

Quais são os mecanismos de lesão para o trauma raquimedular a classificação e as características da lesão da medula espinhal?

O mecanismo dessas lesões em sua maioria é a fratura ou a fratura e luxação. Metade das lesões ocorre na coluna cervical, um sexto na região torácica e um terço na região lombossacra. O trauma é a causa mais comum da síndrome de transecção da medula espinal.

Quais são as principais complicações que podem ocorrer no paciente com lesão medular na fase hospitalar?

São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda.

Quais as causas de um TRM?

Acidentes automobilísticos, quedas de alturas, acidentes por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular (TRM).

O que acontece na fase aguda do trauma?

Fase Aguda (Choque Medular)

A fase de choque medular caracteriza-se pelo rebaixamento do nível de consciência e redução das transmissões sinápticas, e normalmente o paciente será encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva e submetido à Ventilação Mecânica (VM).

O que é TCE e TRM?

Acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma de fogo, atividades esportivas e agressões geram a maioria das ocorrências e tornam o neurotrauma uma das principais causas de morte no mundo. Existem duas categorias de neurotrauma: o traumatismo cranioencefálico (TCE) e o trauma raquimedular (TRM).

Como identificar um TRM?

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...

Quais são os tipos de lesão medular?

As lesões medulares são divididas em duas categorias etiológicas, sendo traumáticas ou não-traumáticas. Entretanto, nota-se que as traumáticas, de longe, são as causas mais frequentes de lesões na medula em populações adultas.

Qual o primeiro procedimento no atendimento à vítima de trauma?

A primeira verificação deve ser feita pelo método AVDI: Alerta, resposta a estímulo Verbal, resposta a estímulo Doloroso ou inconsciente aos estímulos. Depois da primeira classificação, o paciente deve passar por um novo teste ao chegar na unidade de atendimento.

Como funciona o atendimento à vítima de trauma?

Como funciona? Consiste em padronizar o sistema através da sequência de atendimento ABCDE, através da avaliação inicial ou primária e da avaliação secundária, após a estabilização da vítima. A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma.

Qual a diferença entre choque medular e trauma raquimedular?

O prognóstico de um trauma raquimedular geralmente só pode ser definido após as primeiras 24 horas, quando termina o chamado “choque medular”, período de arreflexia, paralisia motora e perda da sensibilidade.

Quais são os sintomas de uma lesão na coluna vertebral?

Sintomas
  • Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas.
  • Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
  • Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
  • Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.
  • Dificuldade de equilíbrio e para caminhar.

Como cuidar de paciente tetraplégico?

Para os pacientes tetraplégicos, é preciso que a família e os cuidadores tenham muita disciplina para que a mudança de decúbito e a higiene apropriada da pele sejam feitas com rigor. Já os pacientes paraplégicos possuem outros métodos de auto cuidado que precisam ser adotados para prevenir as lesões na pele.

Quais as principais intervenções e cuidados de enfermagem no atendimento do trauma?

As principais preocupações para avaliação e atendimento do traumatizado são as seguintes, em ordem de importância: (1) via aérea, (2) ventilação, (3) oxigenação, (4) controle de hemorragia, e (5) perfusão.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Como prevenir o trauma raquimedular?

Dentre os cuidados necessários estão a assistência de uma equipe multiprofissional, uso de cadeira de rodas e outros aparatos e, ainda, a possibilidade de dependência dos cuidados de terceiros para o resto da vida.

Artigo anterior
Quais são os países mais desenvolvidos do mundo?
Artigo seguinte
Qual o código de aposentadoria por invalidez definitiva?