O que é o Bloco K da ECD?

Perguntado por: Martinho Xavier Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Bloco K no Sped ECD – Conglomerados Econômicos. Conforme Lei 6.404/1976 (Sociedades Anônimas) todos os conglomerados econômicos que são obrigados a realizar demonstrações consolidadas a partir de fatos ocorridos em 2017 devem apresentar o Bloco K do SPED ECD.

O que é o Bloco K na ECD?

O Bloco K é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital SPED Fiscal, e para as empresas obrigadas, deve ser entregue com o SPED Fiscal e não com a Escrituração Contábil Digital ECD.

Quem deve preencher o Bloco K da ECD?

Toda empresa obrigada a apresentar demonstrações contábeis consolidadas, conforme legislação societária, deve preencher o bloco K no arquivo de ECD da empresa controladora (Brasil, Manual anexo ao Ato declaratório executivo COFIS n. 64, 2019). ... 249 Lei 6.404, 1976).

Como preencher o Bloco K da ECD?

Parametrizações necessárias para geração do Bloco K
  1. informe no campo Versão do Leiaute a opção 5.00;
  2. marque o Registro K - Conglomerados Econômicos na árvore de registros no lado esquerdo da tela;
  3. selecione a opção Sim no campo Escriturações contábeis consolidadas, da guia Registro 000;

O que é o Bloco K completo?

O Bloco K pode ser descrito como um livro de registros para controle de produção e estoque das indústrias. Ele compõe o EFD (Escrituração Fiscal Digital), que é um dos cinco projetos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Webinar TOTVS | Bloco K da ECD #TOTVS_Backoffice_Linha_RM

34 questões relacionadas encontradas

Quem deve entregar o Bloco K completo em 2022?

E com base nesse fundamento, em uma das últimas reuniões do CONFAZ no início de outubro deste ano, foi divulgado o Ajuste SINIEF 25/2021, com a prorrogação da obrigatoriedade do bloco K completo que está previsto para janeiro de 2022, para algumas empresas com faturamento anual igual ou superior a R$ 300.000.000,00.

Quais são os blocos do bloco K?

O Bloco K nada mais é do que a digitalização do Livro de Registro da Produção e do Estoque gerados pelas empresas através de um dos blocos do SPED Fiscal à Receita Federal. ... Essa obrigatoriedade é instituída no SPED EFD ICMS IPI através do Ato COTEPE nº 52/2013.

Como vai funcionar o bloco K?

O Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) se destina a prestar informações mensais da produção e do respectivo consumo de insumos. Bem como do estoque escriturado, relativo aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas.

Quando enviar Bloco K?

A partir de 1º de Janeiro de 2022, esse mesmo grupo de empresas terá a obrigatoriedade de enviar a escrituração completa do Bloco K, ou seja, deverá estar mensalmente apta a demonstrar em seu arquivo EFD- Fiscal a movimentação existente em sua produção.

Quando deve ser entregue o bloco K?

Essas empresas estarão obrigadas a entregar todos os registros do Bloco K, exceto o polêmico 0210, que cabe a cada UF desobrigar ou não: A partir de janeiro de 2022; Os estabelecimentos industriais classificados na divisão 23 e nos grupos 294 e 295 da CNAE; Empresas com faturamento acima de R$300.000.

Como fazer o bloco K do SPED Fiscal?

Quais são os passos para fazer o Bloco K do SPED Fiscal?
  1. Cadastro do produto e da sua estrutura. Faça com atenção o cadastro dos produtos que servirá de base para a inserção de outros dados, os quais serão transmitidos no SPED. ...
  2. Controle de estoque e movimentação. ...
  3. Controle de ordens de produção.

Como gerar bloco K?

Controle os estoques de matéria prima, crie suas ordens de produção, identifique seus produtos produzidos e vendidos e alimente seu SPED Bloco K automaticamente.

Quando devo informar o Bloco H no SPED Fiscal?

A apresentação do Bloco H deve ser feita no máximo até o SPED Fiscal da competência fevereiro, geralmente entregue até o dia 20 de março.

Em que mês devo informar o estoque no SPED Fiscal?

Prazo de envio da EFD com estoque das mercadorias que entraram na ST termina dia 15 de abril. O prazo da entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) com o inventário do estoque das mercadorias que entraram na Substituição Tributária deve ser enviado até esta sexta-feira (15).

Quais as informações do bloco K?

O Bloco K é a substituição do Livro Registro de Controle de Produção e Estoque que era escriturado manualmente. Agora, se trata de uma versão digital mais robusta e completa, sem alterar as normas já existentes. “Ela é uma obrigação já automatizada que a Receita recebe no servidor dela.

Quais informações que devem ir no bloco K?

Dessa forma, a finalidade do bloco K dentro da escrituração fiscal digital é justamente essa: registrar as informações relacionadas à produção e estoque de produtos. Outro ponto necessário no bloco K é a especificação dos produtos que foram fabricados por aquele estabelecimento e quais foram feitos por terceiros.

O que é subproduto no bloco K?

O produto caracterizado como subproduto é oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo ou produto acabado.

O que é o Bloco K simplificado?

O Bloco K é o bloco que demonstra as informações de controle da produção e do estoque das empresas dentro do Sped Fiscal. O Bloco K vigorará em 2022, ou seja, mesmo com a possível nova versão simplificada ele não cairá em desuso.

O que é o registro K200 e K280?

Os registros K200 e K280 fazem parte do Bloco K. O Bloco K é uma parte do “SPED EFD – Escrituração Fiscal Digital”, sendo responsável sobre prestar informações sobre o controle de produção e posição do estoque.

O que é o Bloco K 280?

O registro K280 é denominado como “Correção de apontamento – Estoque escriturado”, e tem o objetivo escriturar correção de apontamento de estoque escriturado em períodos de apuração anteriores ao período de apuração atual, relativo ao registro K200.

Quais mercadorias devem ser informadas no Bloco H?

Deverá constar no Bloco H os estoques compostos por: mercadorias para revenda, matérias-primas, matérias de embalagem, produtos em processo, produtos acabados, subprodutos e outros insumos. Importante reforçar que deve ser informado se o estoque está em propriedade da empresa ou de terceiros.

Quem entrega Bloco H?

É extremamente importante a empresa ter o controle das informações de seu estoque para a composição do Inventário e a viabilização das entregas dos dados ao Fisco, hoje enviadas eletronicamente pela EFD ICMS/IPI também conhecida como SPED Fiscal, representado pelo Bloco H.

Qual a diferença entre Bloco Ke Bloco H?

Bloco K: Posição mensal do estoque final escriturado do período de apuração. NÃO INFORMA VALORES MONETÁRIOS apenas quantidades. Bloco H: posição anual do estoque, ou seja, posição final do exercício. INFORMA VALORES MONETÁRIOS como valor unitário e valor total.

O que é o Bloco G do SPED Fiscal?

O Bloco G do Sped Fiscal, é responsável por todo controle do Ciap, nele iremos informar o valor das parcelas, o percentual, a origem do crédito e todas demais informações para finalização do Ciap, ou seja, você vai informar neste bloco de onde tirou o crédito e provar pro Estado que ele é real.

O que informar no registro H020?

Conforme determina o Guia Prático da EFD ICMS/IPI o registro H020, deve ser entregue para complementar as informações do inventário, quando o campo MOT_INV do registro H005 for de “02” a “05”.

Artigo anterior
O que pode substituir aluno?
Artigo seguinte
Porque declarar Imposto de Renda?