Qual a lei que protege o devedor?

Perguntado por: Rúben Sousa  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

Entrou em vigor nesta sexta-feira (2) a Lei 14.181/21, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor para incluir regras de prevenção ao superendividamento dos consumidores e prever audiências de negociação entre credor e devedor.

Quais são os direitos de um devedor?

Ser cobrado de modo amigável

O Código de Defesa do Consumidor protege o devedor inadimplente, que não pode ser submetido a qualquer tipo de constrangimento, ameaça ou ser exposto ao ridículo. Também não podem ser usados artifícios que interfiram no seu trabalho, descanso ou lazer.

Como funciona a lei do devedor?

A lei autoriza o magistrado a impor sanções aos credores que não aceitarem a renegociação. Os credores que comparecerem à audiência, mas não toparem o acordo, podem ir para o fim da fila e só receber após quem fechou acordo com o devedor.

É crime expor o devedor?

O art. 71 do CDC considera crime utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

É crime ficar devendo?

A cobrança de dívidas é um direito do credor, mas deve respeitar os limites da Lei. Deve o credor sempre buscar satisfazer seus créditos com responsabilidade, evitando a exposição do devedor a eventuais situações vexatórias perante familiares e sociedade em geral.

4 DIREITOS do DEVEDOR

23 questões relacionadas encontradas

Qual o crime para quem compra e não paga?

- o calote. Apresentando-se como uma vertente do crime de estelionato, esta o crime do artigo 176 do Código Penal, inserido no CAPÍTULO VI que cuida do ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES.

O que acontece se o cliente não pagar?

No entanto, se o cliente não quer pagar, algumas providências podem ser tomadas. A melhor forma de lidar com essa situação é tentar fazer a cobrança de maneira amigável ao consumidor, e se essa estratégia não apresentar resultado, é realmente necessário recorrer aos meio judiciais.

Pode expor devedor?

A lei determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Tem como processar alguém por dívida?

Então, nesse caso, basta apresentar o contrato como ação judicial, por meio de um advogado, que logo será iniciada a busca de valores ou de bens do seu devedor. No entanto, se o contrato não possui a assinatura de duas testemunhas não se preocupe! Há também a possibilidade de cobrança desse título na via judicial.

Quando a cobrança é abusiva?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a cobrança abusiva é aquela em que ocorrem ameaças, constrangimento físico ou moralmente para pagar o valor.

Como aplicar a lei do Superendividamento?

Para que o processo de revisão dos contratos aconteça, o cidadão superendividado deve procurar o Tribunal de Justiça de seu estado. Ainda é possível recorrer aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como o Procon, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

Como entrar na Lei do Superendividamento?

Para que possa ser considerado superendividado, primeiramente o consumidor deve estar devendo de boa-fé, ou seja, sua inadimplência deve ser, obrigatoriamente, decorrente de renda inferior ao montante acumulado pelas dívidas.

Como fazer para sair do Superendividamento?

7 PASSOS PARA SAIR DO SUPERENDIVIDAMENTO
  1. #PASSO 1: Listagem de todas as Dívidas. ...
  2. #PASSO 2: Listagem das Despesas Fixas Mensais. ...
  3. #PASSO 3: Definição das Dívidas Prioritárias (por ordem dos juros mais altos) ...
  4. #PASSO 4: Renegociação das Dívidas.

Qual o dever do devedor?

Por outro lado, o devedor também tem deveres e o mais importante deles é honrar suas dívidas e compromissos assumidos. Em toda relação comercial deve existir o equilíbrio e respeito entre as partes e nisso cabe o bom senso de em respeitar e cumprir os direitos e deveres.

Quantas vezes uma empresa de cobrança pode ligar por dia?

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

Estou devendo uma pessoa e não tenho como pagar?

Como pagar minhas dívidas?
  1. Analise as prestações pendentes. ...
  2. Reformule os seus gastos mensais. ...
  3. Entenda a diferença da natureza de suas dívidas. ...
  4. Negocie valores com os credores. ...
  5. Descubra onde é possível economizar. ...
  6. Estabeleça prioridades. ...
  7. Avalie seu padrão de vida atual. ...
  8. Desenvolva controle emocional.

O que é necessário para processar uma pessoa?

Como processar alguém? 5 passos que você deveria saber agora
  1. Primeiro passo: procure um advogado. ...
  2. Segundo passo de como processar alguém: descubra se seu direito foi lesado. ...
  3. Terceiro passo para processar alguém: prepare a documentação. ...
  4. Como processar alguém – quarto passo: tente uma solução extrajudicial.

Como fazer uma pessoa caloteira te pagar?

Você tem mais de uma opção para cobrar uma pessoa, mas primeiro saiba desses pontos importantes para fazer uma pessoa te pagar uma dívida:
  1. Converse com a pessoa devedora. ...
  2. Esteja aberto a negociar. ...
  3. O acordo deve ser lembrado sempre. ...
  4. Um novo acordo ou condições de parcelamento podem ajudar a receber a dívida.

Tem como cobrar uma dívida na Justiça?

Para cobrar uma dívida judicialmente é preciso ter a documentação em mãos e ingressar com um processo de cobrança, assim você poderá receber os valores na justiça e com juros e correção monetária. O devedor será intimado para pagar os valores e você poderá receber os valores.

Estou devendo E a pessoa está me ameaçando?

O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor prevê que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Se você está sendo ameaçado ou constrangido ao ser cobrado de uma dívida, denuncie aos órgãos de defesa do consumidor.

O que é considerado cobrança vexatória?

A cobrança vexatória, aquela que constrange o devedor, é considerada crime. Por isso, para garantir a cobrança do débito e evitar problemas legais, é preciso instruir os agentes que farão a cobrança sobre as práticas recomendadas (e as não recomendadas!) no processo.

Pode ir na casa da pessoa cobrar?

O credor pode, sem problema nenhum, ir à casa do devedor e cobrá-lo.

Como receber de um cliente que não paga?

PIX, DOC, TED e boleto bancário são algumas das formas que podem ser usadas. Quanto mais variedade a empresa oferecer, mais possibilidades o cliente terá para quitar a dívida. Além disso, às vezes a pessoa inadimplente não tem dinheiro suficiente para pagar à vista, mas pode parcelar por meio de cartão de crédito.

O que é artigo 71?

71 - Durante o processo, é facultado ao juiz decretar a suspensão provisória do exercício do pátrio poder, da autoridade marital, da tutela, da curatela e da profissão ou atividade, desde que a interdição correspondente possa resultar da condenação.]

Como solicitar Lei do endividamento?

Sozinha ou acompanhada de um representante legal, a pessoa deve informar à Justiça as dívidas totais e o orçamento doméstico, detalhando valores e para quem deve. Em seguida, os credores são convocados para a audiência de conciliação, na qual o endividado vai propor o plano de pagamento.

Artigo anterior
O que é mais forte o ferro ou o aço?
Artigo seguinte
Qual é o signo de Mateus?