Quando fazer calagem e gessagem?

Perguntado por: Duarte Jaime Simões Monteiro Monteiro  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

A aplicação do gesso deve ser feita em área total, sempre antes do cultivo. As recomendações antigas indicam que a gessagem deve ser feita de um a três meses depois da calagem.

Quando é necessário fazer gessagem?

Por isso, fique atento a algumas características presentes na análise de solo que podem indicar que o solo necessita da aplicação de gesso. o Saturação por bases (V%) menor que 35%. o Cálcio menor que 0,5 cmolc/dm3; Se o seu solo tiver uma ou mais dessas características acima já é recomendado a gessagem.

Quando usar calcário ou gesso?

O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo. Um condicionador de solo é um material que proporciona melhoria das propriedades físicas, químicas ou da atividade biológica do solo.

Quando devemos fazer a calagem?

A princípio, a calagem deve ser realizada 3 meses antes do plantio da lavoura. O calcário deve incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 20 cm, pode ser distribuído manualmente (a lanço), ou com aração e gradagem (plantio convencional).

Pode misturar gesso e calcário?

A aplicação simultânea de calcário e gesso pode prejudicar a correção da acidez do solo? Mito. Experimentos conduzidos na Embrapa Agropecuária Oeste revelaram que é possível realizar a distribuição de gesso a lanço, associado à calagem, sem prejudicar a correção da acidez do solo.

QUANDO DEVO FAZER A GESSAGEM?

29 questões relacionadas encontradas

O que acontece se aplicar o gesso antes do calcário?

Há, ainda, os que pregoam a aplicação de gesso antes do calcário. Neste caso, a dissociação do gesso promoverá a ocupação do cálcio nos pontos de troca dos coloides do solo e, também, na solução do solo. Por sua vez, como não houve neutralização da acidez, o íon SO4² ficará adsorvido aos minerais do solo.

Quanto tempo para o calcário fazer efeito?

Leia também sobre técnicas inovadoras de adubação:

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

Quando aplicar a calagem?

"A calagem deve ser feita com antecedência de três meses antes do plantio para que haja tempo suficiente para a reação do corretivo, com o início das chuvas." Já no sistema plantio direto, como não há movimentação mecânica do solo, o calcário aplicado na superfície do solo não deve ser incorporado.

Quando devo aplicar calcário no solo?

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

Por que devemos fazer a calagem do solo?

Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. ... Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

Qual a diferença entre gesso agrícola e calcário?

Gesso agrícola x Calcário agrícola

A utilização do calcário e do gesso agrícola é complementar, pois enquanto o calcário neutraliza a acidez do solo, o gesso agrícola neutraliza o alumínio tóxico em subsuperfície (20-40cm) e fornece cálcio nesta mesma profundidade.

O que substitui o calcário?

O Gesso substitui o Calcário.

O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.

Qual a utilidade do gesso na agricultura?

A chamada gessagem pode reduzir a toxidez por Alumínio, a salinidade dos solos, a formação de camadas compactadas na superfície do solo, melhorar o crescimento das raízes e também melhorar a absorção de nutrientes.

Quando fazer fosfatagem corretiva?

Recomenda-se realizar a fosfatagem quando o teor de fósforo na camada 0-20 centímetros estiver abaixo do nível crítico para a cultura. Também quando o solo apresentar baixa CTC (< 60mmol c.dm-3) ou teor de argila < 30% (VITTI, 2015).

Quanto usar de calcário na Terra?

1/3 a 1/2 da necessidade de calcário (NC), pelo método de saturação de bases, para a camada de 0 a 20 cm. No entanto, deve ser utilizada a dosagem máxima maior que 2,5 t/ha.

Qual a época de jogar calcário?

A aplicação de calcário deve ser feita, de preferência, 60 dias antes do plantio, para que haja tempo de ele reagir quimicamente com o solo. Como o plantio é feito no inicio das chuvas, em Outubro- Novembro, o calcário deve ser aplicado em Agosto-Setembro.

Pode jogar calcário nas plantas?

Portanto, a aplicação do calcário no solo (calagem), além de corrigir a acidez do solo, também fornece os macronutrientes cálcio (CaO) e magnésio (MgO), neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e do manganês, aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas, e potencializa os efeitos dos ...

Quando usar calcário calcítico ou dolomítico?

Em solos que necessitam de calagem, e cujo teor de magnésio está abaixo do recomendado, o ideal é utilizar o calcário dolomítico. Isto é devido à concentração de magnésio, que é acima de 25%, e ao teor de óxido de cálcio varia de 25% a 35%.

Quanto tempo antes do plantio deve ser feito a calagem?

A época de realizar a calagem é de três meses (90 dias ) antes do plantio, no mínimo, para ocorrer as correções necessárias da acidez e da fertilidade do solo.

Pode jogar calcário em cima do capim?

Como grande parte dos solos brasileiros, por formação geológica, são ácidos, esse manejo é imprescindível para o bom desenvolvimento da forrageira (capim). Além da correção da acidez, a calagem (processo de aplicação do calcário no solo) fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

Pode jogar calcário com chuva?

Um cuidado a ser tomado é a não aplicação do calcário em solos úmidos, pois a aplicação não é uniforme por causa da aderência do corretivo aos grãos de solo úmido.

Pode misturar calcário com adubo?

Estas dúvidas são freqüentes entre técnicos e produtores, uma vez que calcário e superfosfato simples são importantes insumos para a cafeicultura. A Recomendação para o Uso de Corretivos e Fertilizantes em Minas Gerais (5a aproximação, 1999) relata que estes insumos são incompatíveis e "não podem ser misturados".

Quais os problemas causados pelo uso excessivo de calcário?

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.

Qual a principal vantagem do calcário em relação os gesso?

Entretanto, quando faltar Ca ou S (enxofre) no solo, ele pode ser utilizado como fertilizante, para fornecer esses dois nutrientes às plantas. ... Nesse caso, as doses a serem aplicadas devem se situar entre 200 a 400 kg/ha, dependendo do solo.

Artigo anterior
O que era usado antes da lâmpada?
Artigo seguinte
Como finalizar uma redação de emprego?