Qual é o objetivo do passo isotérmico feito na martêmpera?

Perguntado por: Núria Jéssica Campos  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

O Tratamento isotérmico martêmpera é um processo cujo objetivo é reduzir a distorção ou o empenamento que ocorrem quando do resfriamento rápido das peças de aço.

Qual o objetivo do tratamento térmico de têmpera?

A fase final de um ciclo de tratamento térmico é a têmpera, ou seja, um arrefecimento controlado das peças para as levar à temperatura ambiente. O objetivo é obter peças com características mecânicas diferentes da peça inicial.

Como é feito o processo de austêmpera?

Austêmpera Consiste no aquecimento do aço até uma temperatura acima de zona crítica. seguido de esfriamento rápido num meio mantido a uma temperatura constante, dentro da faixa de formação da bainita (aproximadamente 250° a 400° C) durante o tempo necessário até se produzir a transformação.

Qual é a principal vantagem da martêmpera em relação ao processo de têmpera?

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE MARTÊMPERA

Ao passar pelo Tratamento de martêmpera, a resistência mecânica da peça aumentará consideravelmente, fazendo com que a chance da ocorrência de trincas ou deformações seja muito menor.

O que são tratamentos isotérmicos?

Tratamento isotérmico especial utilizado para materiais que não podem sofrer alterações dimensionais e necessitam de efeito mola. O processo consiste em aquecer o material até sua temperatura de austenitização, seguido de um resfriamento rápido em banho de sal fundido até uma faixa de formação da bainita.

Martêmpera | Austêmpera | Aula 28

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo da martêmpera?

Martêmpera, ou têmpera interrompida, é uma forma de tratamento térmico de têmpera indicada para aços de alta liga, obtendo-se ao final do processo aço em fase de martensita com uniformidade de grãos. O material é aquecido acima da zona crítica, assumindo a fase de austenita, e depois resfriado em duas etapas.

Qual o objetivo da Esferoidização?

A Esferoidização é um tratamento térmico de recozimento que visa obter a MÁXIMA DUCTIBILIDADE nos aços. Ele consiste de aquecimento SUBCRÍTICO (Abaixo de A1) seguido por LONGO tempo no forno, para aglomeração dos carbonetos em partículas esféricas e resfriamento LENTO.

O que é recozimento isotérmico?

O recozimento isotérmico é um processo caracterizado por uma austenitização, onde a matriz existente possui sua estrutura transformada para uma estrutura austenítica, por meio de aquecimento. Depois dessa austenitização, a peça tem sua austenita transformada isotermicamente, na região onde é formada a perlita.

Quais são as etapas da têmpera?

A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização. O esfriamento brusco visa obter a estrutura martensita.

Qual a diferença entre Austêmpera e martêmpera?

Convém lembrar que austêmpera e martêmpera são trata- mentos isotérmicos que diferem fundamentalmente : na austêmpera visa-se produzir bainita. na martêmpera, martensita.

Qual tratamento térmico e uma transformação isotérmica para produção de estrutura Bainítica?

Austêmpera é o tratamento térmico isotérmico realizado am aços para o obtenção de microestrutura bainítica.

Quais são os efeitos da têmpera?

Efeitos da Têmpera

1 - Aumento considerável da dureza do aço. 2 - Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço). Reduz-se a fragilidade de um aço temperado com um outro tratamento térmico denominado revenimento.

Qual é a têmpera?

A Têmpera é um processo térmico no qual um material metálico é aquecido a uma temperatura elevada e, em seguida, resfriado rapidamente para endurecer sua estrutura. Esse processo promove mudanças nas propriedades do material, tornando-o mais resistente, duro e tenaz.

Qual o processo mais utilizado na têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.

Qual o tratamento térmico realizado após a têmpera?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...

Quais são os tipos de têmpera?

Têmpera direta de cementação; Para peça cementada diretamente da temperatura de cementação sem resfriamento intermediário; Têmpera do núcleo; Utiliza-se para cementadas, nas quais o núcleo deve apresentar durezas medias. Têmpera dupla: Realizada em duas etapas.

Quais são as três fases de um tratamento térmico?

As fases de tratamento térmico
  • aquecimento.
  • manutenção da temperatura.
  • resfriamento.

Quais as fases de um tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser executado basi- camente, a partir de três fases principais:
  • a) Aquecimento.
  • b) Manutenção da temperatura.
  • c) Resfriamento.

Onde se aplica a têmpera?

O Processo de têmpera pode ser aplicado em peças de aço e ferro fundido, principalmente em peças que precisem apresentar uma rigidez mais elevada.

Qual a temperatura de recozimento?

Recozimento de Recristalização. Recozimento de recristalização é um processo semelhante à têmpera , no qual a dureza de uma microestrutura deformada mecanicamente é reduzida em altas temperaturas. As peças são aquecidas a temperaturas na faixa de 600- 650 ºC, e mantidas nesta temperatura por uma hora ou mais.

Quais são os tipos de recozimento?

Existem 4 tipos de recozimento: pleno, isotérmico, subcrítico e esferoidização. A normalização consiste na austenitização completa do aço, seguida de resfriamento ao ar parado ou agitado, seus objetivos são: uniformizar e refinar a granulação dos aços e melhorar a uniformidade da microestrutura.

O que significa alívio de tensões?

O alívio de tensão é o tratamento de um metal ou liga por aquecimento a uma temperatura predeterminada abaixo de sua temperatura de transformação (temperatura crítica), seguido de resfriamento a ar.

Qual a função do recozimento?

O recozimento é um tratamento térmico que envolve aquecer um material a uma temperatura específica e, em seguida, resfriá-lo de forma controlada. Esse processo visa alterar a estrutura cristalina do material, eliminando as tensões internas e restaurando suas propriedades originais.

Qual a principal função do revenimento?

O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica.

O que é o processo de cementação?

A cementação é um processo termoquímico de tratamento superficial que consiste em adicionar carbono a um material metálico, geralmente o aço. O objetivo principal desse processo é aumentar a dureza superficial do material, conferindo maior resistência ao desgaste e à fadiga.

Artigo anterior
Qual o sinônimo de afecção?
Artigo seguinte
Como assistir TV Bahia ao vivo online?