Qual é o conceito de administração Segundo Chiavenato?

Perguntado por: Neuza Miriam Paiva Baptista Neves  |  Última atualização: 22. April 2022
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De acordo com Chiavenato (1997, p. 12): “a palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza um a função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro”.

Qual o conceito de administração para Chiavenato?

Chiavenato (2000) parece concordar com o conceito de Stoner quando diz que a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

Qual é o conceito de administração?

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Qual é o conceito de administração Segundo Maximiano?

Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias.

O que é administração Segundo Fayol?

Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Com o passar do tempo, esses princípios foram alterados, formando o que conhecemos, hoje.

Idalberto Chiavenato | Referência na Administração #7

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da administração Segundo Fayol?

Princípios da Administração de Fayol: Ao abordar questões administrativas devemos nos lembrar que atrelados a elas estão conceitos de governabilidade e gestão. Isso se faz necessário pela necessidade de as atividades serem administradas com planejamento, organização, direção, e controle.

Qual a diferença entre organização e administração para Fayol?

Diferença entre administração e organização: Um dos pontos mais importantes para Fayol era o de facilitar a distinção entre administração e organização. Para ele, administração abrange aspectos que a organização não envolve, e atua como um conjunto de processos unificados. É um todo do qual a empresa é uma das partes.

São aspectos do trabalho de administrar conforme Maximiano?

A Administração significa então um processo para a tomada de decisões que devem resultar em ações que promovam a melhoria nas empresas. Esse processo, segundo Maximiano (2004 p. ... compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (...), execução e controle".

O que Peter Drucker diz sobre a administração?

Peter Drucker acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.

Quais são os conceitos básicos da administração?

Os princípios gerais da administração, para o autor, são: divisão do trabalho, disciplina, autoridade e responsabilidade, unidade do comando, centralização, hierarquia, remuneração do pessoal, iniciativa, ordem e união do pessoal.

Qual é o principal objetivo da administração?

A intenção da administração por objetivos é elevar o nível de desempenho da organização. Por isso, envolve os colaboradores na formulação do plano de ação e nas estratégias para o alcance dos objetivos. Essa abordagem permite que o trabalho seja concluído em pequenas etapas.

Quanto ao conceito de administração Pode-se afirmar que?

A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. A administração é praticada exclusivamente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

Quais são as 4 diretrizes de Drucker?

92), tem suas diretrizes pautadas em: “desenvolver versões, objetivos e planos de ação, ser recompensado pelas ações empreendidas, sugerir, tentar experimentar, criar e desenvolver em qualquer área e assumir a responsabilidade e propriedade”.

Quem foi Peter Drucker qual sua importância para a administração moderna mínimo 5 linhas e máximo 8 linhas 1 0?

Mínimo 5 linhas. (1.0 ponto) RESPOSTA: Peter Drucker é considerado o pai da administração moderna, ele foi o primeiro a afirmar que ''não há negócios sem clientes'' concentrou seu modo de gerenciar organizações. Capacitou líderes, dando ênfase em suas habilidades, tornando-os mais aptos.

Quais as funções básicas de uma empresa Segundo Drucker?

De acordo com Drucker, a empresa tem duas funções básicas: desenvolver o marketing e a inovação. O primeiro, no entanto, não pode ser entendido apenas como um mecanismo de venda. “O verdadeiro marketing começa com o consumidor, seus dados demográficos, suas realidades, suas necessidades, seus valores”.

O que são funções organizacionais e quais são as 05 trazidas por Maximiano?

AS ÁREAS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL (FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS)

Segundo Maximiano, as funções mais importantes de qualquer organização são analisadas sucintamente a seguir: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos.

Quais são as 4 funções do processo administrativo?

As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.

Quais são os três fatores determinantes na administração?

Comportamento organizacional é o estudo de três fatores determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura.

Qual é a diferença entre administração e organização?

Administrar é planejar, controlar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização. Gestão é lançar mão das funções e conhecimentos necessários para, por intermédio de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz.

O que é a administração e qual a relação entre organização e administração?

Segundo Harold Koontz “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados”, ou seja, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos.

O que é uma organização na administração?

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Qual é a principal teoria de Fayol?

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.

O que é uma diretriz estratégica?

2.3 Diretrizes Estratégicas

São normas de procedimentos que determinam a meta a ser cumprida. (OLIVEIRA, 2004). O planejamento estratégico de uma empresa tem a função de nortear as atividades e orientar os rumos que a organização irá tomar, por isso é considerado de longo prazo, ou seja, superior a cinco anos.

O que é o intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo acontece quando colaboradores aplicam suas habilidades empreendedoras dentro da empresa onde trabalham. Essa prática é importante, pois traz mais satisfação aos profissionais, ao mesmo tempo que proporciona desenvolvimento e inovação a empresa.

Qual é o conceito de startup?

No entanto, há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

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