Como pode ser definida a gravidade?

Perguntado por: Liliana Henriques Borges  |  Última atualização: 1. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.

O que define a gravidade de um corpo?

A gravidade de um astro, como a Terra ou o Sol, pode ser calculada com base na lei da gravitação universal. A aceleração gravitacional produzida por um corpo é proporcional à sua massa e à constante de gravitação universal e também inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro de massa desse corpo.

O que determina a gravidade de um planeta?

Em teoria, a gravidade funciona da maneira em todos os planetas — e no universo como um todo. O que determina a “força” de atração de um corpo é a sua quantidade de massa.

Como explicar a força da gravidade?

De acordo com o docente, Newton entendeu que a força gravitacional é uma força sempre atrativa, que independe da interação entre massas dos corpos. “Quanto maior for a massa dos corpos, maior é a interação, maior é a atração gravitacional. Porém, essa interação diminui quanto mais distante um corpo fica do outro.

Tem gravidade no espaço?

Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso.

Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.

A Gravidade NÃO é uma Força

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o valor da gravidade?

A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 . Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s. Isto equivale a 36 km/h a cada segundo. A aceleração da gravidade é o resultado da força de atração que a Terra exerce sobre todos os corpos.

Por que a gravidade puxa para baixo?

Em relação à Terra, a massa é responsável por curvar o espaço-tempo e atrair todas as coisas que estão sobre ela para o seu núcleo massivo. Ou seja, eu e você somos puxados para baixo devido à gravidade do objeto cósmico.

Onde a gravidade é mais forte?

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Por que a gravidade não é uma força?

A gravidade é uma das 4 forças fundamentais da natureza (juntamente com eletromagnetismo, força nuclear fraca e força nuclear forte), sendo a mais fraca delas. Na teoria da relatividade geral de Einstein, a gravidade não é uma força, mas sim a distorção do espaço-tempo gerada pela massa de um corpo massivo.

O que Einstein fala sobre a gravidade?

Em suma, conclui-se que a gravidade é uma forma de aceleração, sem forças envolvidas. Essa última afirmação pode parecer violar um dos pilares da Física Clássica: é possível existir aceleração sem força. A aceleração pode ser descrita como o quociente entre força e massa.

Qual o exemplo de força da gravidade no nosso cotidiano?

A força gravitacional. O exemplo mais simples de forças, uma vez que faz parte do nosso cotidiano, é a força gravitacional. A queda dos objetos em direção à superfície terrestre é devida á força gravitacional. Outro exemplo é o movimento de translação da Terra.

Qual planeta não tem gravidade?

Planetas anões não possuem gravidade suficientemente forte para atrair o material espacial que os rodeia, por isso, orbitam o Sol levando consigo uma grande quantidade de asteroides e poeira espacial.

Quais as 3 leis da gravitação?

O alemão Johannes Kepler (1571-1630) enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar, mas sabe-se agora que essas leis são válidas para qualquer sistema planetário. Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

Como a gravidade era explicada antes de Newton?

"Em seu tratado Sobre Raios (Solares), ele declarou que os astros exerceriam uma força sobre os objetos e sobre as pessoas." "Essa força estaria associada à radiação dos astros, que se propagaria em linha reta pelo espaço e influenciaria as coisas na Terra", diz o astrônomo.

Onde a gravidade é zero?

Gravidade zero

Os objetos no espaço movimentam-se ao redor da Terra sob influência de sua gravidade, mas com uma velocidade horizontal que os concede a sensação de queda perpétua. Essa sensação é chamada de gravidade zero.

Tem gravidade no mar?

A força de maré é um efeito secundário da força da gravidade, e é responsável pelas marés. Ela surge porque a aceleração gravitacional experimentada por uma grande massa não é constante em todo o seu diâmetro.

Onde termina a gravidade da Terra?

A Terra tem uma influência gravitacional sobre a Lua e a Lua tem uma influência gravitacional sobre a Terra. Não há um ponto zero (além do infinito). No entanto, à medida que nos aproximamos da Lua, a atracção da Terra torna-se cada vez mais fraca e a atracção da Lua torna-se cada vez mais forte.

Porque a água do mar não cai?

Por causa do princípio da gravidade atmosférica, que atrai toda a matéria para o centro do Planeta. Anúncio. Resposta.

Por que a gente não flutua?

Porque, para erguer um objeto, precisamos vencer a força gravitacional, que o puxa para baixo. Quanto mais pesado um objeto, mais força precisa ser feita.

Por que não sentimos que estamos de cabeça para baixo?

Essa aceleração que existe aqui na Terra em razão da força de atração do Sol e de outros astros, mas que não somos capazes de sentir é um tipo de aceleração centrípeta.

Qual é a velocidade da gravidade?

Geralmente, o ponto é perto da superfície de um corpo massivo. Um exemplo é a aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45° possui o valor aproximado de 9,80665 m/s².

Qual é o peso da gravidade?

Sabendo que a força peso depende da gravidade, um corpo com massa de 100 kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2, possui um peso de 980 N. Mas se o mesmo corpo estiver em Marte, onde a aceleração da gravidade é 3,711 m/s2, o peso do corpo será de 371,1 N.

Tem ar no espaço?

No espaço, não existe ar. Ou seja, é um grande vácuo. Como o som é composto por ondas que se espalham justamente pelo ar, elas não têm como se locomover entre as estrelas e planetas.

Artigo anterior
O que quer dizer sem condições?
Artigo seguinte
Por quanto tempo a empresa deve guardar os documentos trabalhistas?