Por quanto tempo a empresa deve guardar os documentos trabalhistas?

Perguntado por: Luísa Nádia Melo Gomes Pacheco  |  Última atualização: 1. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Contrato de trabalho: Permanente. Folha de pagamento: 10 anos. Guia da Previdência Social: 10 anos. Rescisão de contrato: 5 anos.

Qual o prazo para guardar os documentos da sua empresa?

Os principais documentos de uma empresa que devem ter a guarda corretamente, são os relativos ao setor de RH, tributários, trabalhistas, contábeis e guias de recolhimento. Dependendo da situação, recomenda-se armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico.

Qual o período mínimo de arquivamento de documentos de Trabalho?

Deste modo, recomenda-se o arquivamento dos documentos relativos a relação de emprego, por parte da empresa, pelo prazo de 5 anos.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

10 (DEZ) ANOS – Folha de pagamento e sistemas eletrônicos de dados trabalhistas e previdenciários. 20 (VINTE) ANOS – Instruímos manter arquivado por este período os documentos comprobatórios para sua aposentadoria junto ao INSS.

Quais documentos precisam ser guardados para sempre?

Documentos tributários, no caso de guias de recolhimento, livros e notas fiscais, declarações que foram entregues ao Fisco e demais documentos contábeis, precisam ser guardados sempre.

PRAZOS PARA GUARDAR DOCUMENTOS TRABALHISTAS

27 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo devo guardar as contas pagas?

O prazo de guarda para comprovantes de conta de água, luz e telefone (inclusive celular) determinado pela Lei Federal 8.078/90, art. 26 e 27 é de 90 dias e de 5 anos, por precaução, devido a sua natureza de relação de consumo.

Quando descartar documentos?

Os principais passos para o correto descarte de documentos são: Conferir se o documento possui um substituto físico ou digital com validade jurídica ou histórica. Nos casos de documento de identificação, por exemplo, o descarte só deve ser feito quando já foi emitida uma nova via; Não jogue no lixo!

É necessário guardar holerites antigos?

Até quando o colaborador deve guardar o comprovante de pagamento? Legalmente falando, não há um prazo determinado para guardar o holerite. No entanto, o comprovante de pagamento é a prova da contribuição e do tempo de serviço do trabalhador. O documento também serve de base para um futuro pedido de aposentadoria.

É necessário guardar os contracheques?

A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança, caso perceba erros.

Quais os documentos fiscais devem ser guardados pelas empresas?

Veja, abaixo, os mais comuns que devem ficar guardados:
  • Notas fiscais e recibos;
  • Imposto de Renda;
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Livros fiscais;
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);

Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado?

Abaixo, você vai conhecer alguns documentos importantes que cumprem este requisito.
  • Documentos históricos. ...
  • Documentos relativos a FGTS. ...
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ...
  • Livro Balanço Patrimonial/Geral. ...
  • Livro de Registro de Inventário. ...
  • Livro Diário. ...
  • Escritura de imóvel.

O que diz a Lei de arquivamento de documentos?

Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Art. 1º - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

O que define o prazo de guarda de um documento?

O tempo de guarda de documentos é um conceito que define o período pelo qual uma empresa ou pessoa física deve armazenar documentos, sejam eles físicos ou digitais. Isso inclui informações financeiras, contratos, declarações fiscais, recibos, faturas, entre outros.

Qual a forma correta de descartar o papel?

Resumidamente, a forma correta de descartar o papel é separá-lo do lixo comum e reciclá-lo. Afinal, o papel é um material reciclável, o que significa que pode ser transformado em novos produtos, como papelão, sacolas, papéis ondulados e até mesmo em papel para jornais.

Quais documentos pode jogar fora?

Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.

Pode jogar contas fora de quantos anos?

“O documento deve ser guardado por cinco anos, porque após esse período, a prestadora de serviços ou vendedora não tem meio judicial de questionar contas em aberto”, diz Bruna.

Quanto tempo tenho que guardar contas de água e luz?

É preciso anotar e guardar o número de protocolo da solicitação. Se mesmo assim não obtiver êxito, deve registrar a reclamação no Procon Estadual ou do seu município. Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais: As declarações de quitação de débitos devem ser guardadas por cinco anos.

Qual o tempo de guarda do termo de rescisão?

Em geral, os documentos trabalhistas devem ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos, contados da data do pagamento ao empregado, ou de 2 anos da rescisão contratual, em face do prazo prescricional para os trabalhadores urbanos e rurais.

Pode jogar fora holerite?

Contracheque ou holerite: Devem ser guardados por 5 anos. Notas de serviço: Devem ser guardados por 5 anos.

Precisa guardar holerite para se aposentar?

Nesses casos é preciso comprovar que sua contribuições foi maior do que consta em seu cadastro e para isso, o holerite é a melhor e mais fácil prova a se ter. Por essa razão é muito importante guardar todos os seus holerites, isso pode te ajudar no futuro a ter um valor melhor em sua aposentadoria.

Como ter acesso a contracheques antigos?

Acesso ao Contracheque via SouGov.br
  1. conectar à internet (exemplo: 3G, 4G, wi-fi);instalar o aplicativo;
  2. acessar o SouGov.br;
  3. fazer o login, utilizando seu CPF e a senha criada no Gov.br;
  4. selecionar a opção “Meus Contracheques” ou selecionar “Consulta Contracheque” no Autoatendimento.

Artigo anterior
Como pode ser definida a gravidade?
Artigo seguinte
Quais são os contaminantes químicos prioritários no Programa da Vigilância em saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos?