Qual é o Antonimo da palavra preconceito?

Perguntado por: Sebastião Cláudio Assunção  |  Última atualização: 29. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

9 antônimos de preconceito para 2 sentidos da palavra. O contrário de preconceito é: 1 despreconceito. 2 tolerância, paciência, indulgência, condescendência, complacência, transigência, contemporização, temporização.

Qual a palavra que substitui preconceito?

Opinião e atitude desfavorável e de discriminação: 1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão. Exemplo: Seu discurso demonstra o seu preconceito racial.

Qual é a definição da palavra preconceito?

Conceito de preconceito. Preconceito é uma opinião ou conceito formado sobre algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo. Podemos aplicar o termo preconceito às mais diversas situações cotidianas, como o preconceito formulado por aquele tipo de comida que você não experimentou e julga pela aparência.

Qual é a palavra ao contrário de discriminação?

O contrário de discriminação é inclusão!

Qual é a diferença entre preconceito e discriminação?

Ambos são problemas sociais que precisam ser reconhecidos e abordados para promover a igualdade e a justiça. Preconceito é ter ideias negativas ou estereotipadas sobre um grupo de pessoas. Discriminação é agir de maneira injusta ou desigual contra esse grupo por causa dessas ideias.

Sinônimos e Antônimos: Qual é a Diferença?

32 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença de descriminação e discriminação?

O verbo discriminar também pode ter o sentido de separar, especificar, como a seguir: O parecer final atualizou o Anexo 5 da proposta para discriminar cada projeto de lei em tramitação no Congresso que beneficiará os servidores. Já o verbo descriminar significa deixar de ser crime, inocentar.

O que significa não preconceito?

É uma opinião favorável ou desfavorável que não é baseada em dados e experiência própria objetivos, que pode ser baseada ou não em sentimento precipitado, motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas.

Quais são todos os tipos de preconceito?

O que é preconceito?
  • O preconceito racial (racismo).
  • O preconceito contra mulheres (machismo ou sexismo).
  • O preconceito contra homossexuais e diferentes identidades de gênero (LGBTQIAP+ fobia).
  • O preconceito contra pessoas gordas (gordofobia).
  • O preconceito contra pessoas com deficiência (capacitismo).

O que é um preconceito positivo?

Podemos ter atitudes amisto- sas ou positivas para com alguém somente porque ele/ela pertence a um grupo socialmente valorizado. Esse seria o “preconceito positivo” (BROWN, 1995).

Quais são as principais características do preconceito?

O preconceito é a discriminação silenciosa e sorrateira que o indivíduo pode ter em relação à linguagem do outro, é um não-gostar, um achar feio ou errado um uso (ou uma língua), sem a discussão do contrário, daquilo que poderia configurar o que viesse a ser o bonito ou correto.

Qual é a origem da palavra preconceito?

Nele, a palavra é definida como “conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos”, e a etimologia de preconceito é dada como sendo “calcado no francês préconçu” (Cunha, 1998, p. 629).

O que rimam com preconceito?

Palavras que rimam com Preconceito: Conceito. Pré-conceito. Pseudoconceito.

É errado falar mulato?

O termo é considerado racista e pejorativo, por ter uma origem etimológica que compara os negros, chamados assim sobretudo à época da escravidão, com jumentos, é fortemente repreendido por ativistas raciais.

O que devemos fazer para acabar com o preconceito?

Denuncie e intervenha em situações de preconceito: Se presenciar atos de preconceito racial, não fique em silêncio. Denuncie, intervenha e apoie a vítima. Seja um aliado e defensor da igualdade. Se necessário, busque orientação e suporte de profissionais especializados em combate ao preconceito e discriminação racial.

O que é a xenofobia no Brasil?

Segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), esse termo configura-se como: “Atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”.

Qual o maior preconceito que existe?

Entre as discriminações declaradas, a mais prevalente é a homofobia, expressa por 29% dos brasileiros que admitem ter preconceito. Em seguida, há o preconceito religioso (20%), mais alto entre os jovens de 18 a 24 anos: 35%.

Qual é o tipo de preconceito mais comum?

Segundo o levantamento, o preconceito por classe social é maior no Sudeste (35%), seguido de Centro-oeste e Norte (29%) e Sul (27%), e menor no Nordeste (25%). Ainda de acordo com a pesquisa, 22% dos brasileiros disseram já ter sido vítimas de preconceito racial.

Quais são as principais causas do preconceito?

CAUSAS DO PRECONCEITO:

As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas freqentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação.

Como é o preconceito nos dias de hoje?

O preconceito ainda encontra-se arraigado na sociedade, sendo atingidas todas as classes, idades e diferentes tipos de pessoas, sejam famosas ou anônimas. Os obstáculos a uma educação que se volte contra os atos praticados por pessoas que resistam se adequar ao processo civilizatório certamente são muitos.

Por que não devemos ter preconceito?

Estudos comprovam que qualquer forma de preconceito nas relações humanas prejudica o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Toda diferença precisa ser respeitada, seja ela étnica, cultural ou de gênero. Não há idade específica e nem o momento certo para abordar o assunto.

Qual a diferença entre intolerância e preconceito?

Enquanto preconceito é caracterizado como qualquer opinião ou sentimento concebido sem uma análise crítica, a intolerância é a recusa de determinado pensamento, ação ou da convivência com determinados grupos sociais.

O que é um ato discriminatório?

Etimologicamente, a palavra “discriminação” está associada à ideia de fazer distinção com base em etnia, raça, gênero, idade, nacionalidade, orientação sexual, condição social, religião ou, ainda, em razão de deficiência.

Como chama a discriminação?

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Artigo anterior
Como terminar uma carta formal?
Artigo seguinte
Quem fez transplante de córnea pode fazer cirurgia refrativa?