Qual é a via intradérmica?

Perguntado por: Violeta Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (47 avaliações)

Injeção intradérmica ou via intradérmica é uma via de administração de medicamentos. Os princípios ativos são administrados entre a derme e a epiderme. O tecido é pouco distensível, sendo assim o volume a ser aplicado varia de 0,1ml a 0,5 ml.

Qual a via intradérmica?

Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG. Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo.

Qual o local mais utilizado para injeção intradérmica?

O local mais apropriado é a face anterior do antebraço, por ser pobre em pelos, com pouca pigmentação, pouca vascularização e de fácil acesso para leitura. O volume máximo indicado a ser introduzido por essa via é de 0,5 ml, sendo que para a vacina BCG o volume a ser administrado corresponde a 0,1 ml.

Onde se aplica a injeção Intradermica?

A agulha penetra a pele com um ângulo baixo, de 15°, e com o bisel voltado para cima. O medicamento então é injetado lentamente, formando uma pequena pápula sob a pele.

Quais as vacinas Intradermicas?

A via intradérmica é uma via de absorção lenta, utilizada para a administração da vacina BCG-ID. O volume máximo indicado, introduzido por esta via, é de 0,5ml, sendo que, geralmente, o volume corresponde a frações inferiores ou iguais a 0,1ml. Na utilização dessa via a solução é administrada nas camadas subcutâneas.

A VIA INTRADÉRMICA (ID) e os Cuidados de Enfermagem

31 questões relacionadas encontradas

Quais as vacinas subcutânea?

Vacinas pela via subcutânea (SC)

Aplica-se geralmente na face externa superior do braço (região do tríceps, em adultos) ou face anterior da coxa, em bebês ou crianças. Vacinas aplicadas por essa via incluem a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a tetraviral (SRC-V).

Quais vacinas são subcutânea?

Subcutânea: a vacina é aplicada na camada subcutânea da pele, chamada hipoderme. Neste local, o volume máximo é de 1,5 mL. Exemplos de vacinas: sarampo (mais informações neste texto), caxumba, rubéola e a vacina da febre amarela (atenuada).

Como aplicar via intradérmica?

Introduzir a agulha com bisel para cima, em ângulo de 15º. Introduzir a medicação até que uma pápula seja formada. Retirar a agulha e não massagear. Deixar o paciente confortável.

Como administrar medicação Intradermica?

Deixe a pele secar naturalmente; Segure o antebraço do paciente com a mão não-dominante e estique a pele; Com a mão dominante, segure a agulha em um ângulo de 10 a 15 graus com o braço do paciente, com o bisel da agulha voltado para cima; Introduza a agulha por cerca de 3 mm abaixo da epiderme.

Quais os lugares que pode ser aplicado injeção subcutânea?

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.

Quais as regiões para aplicação intramuscular?

Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.

Quantos ml a via intradérmica suporta?

Injeção intradérmica ou via intradérmica é uma via de administração de medicamentos. Os princípios ativos são administrados entre a derme e a epiderme. O tecido é pouco distensível, sendo assim o volume a ser aplicado varia de 0,1ml a 0,5 ml.

Qual o volume máximo da via intradérmica?

VIA INTRADÉRMICA:

Essa via requer administração de pequenos volumes, no máximo de 0,1ml, possui absorção lenta e tem como exemplo os testes de alergias ou teste tuberculínico (PPD), injeções de dessensibilização, anestésicos locais e vacinas como a BCG.

Quantos ml pode ser administrado por via subcutânea?

Via subcutânea (SC)

Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 ml.

Quais as vantagens da via intradérmica?

Permite a retenção do fármaco por tempo mais prolongado. Propicia absorção rápida de pequenas doses de alguns fármacos, devido ao suprimento sanguíneo e a pouca espessura da mucosa absortiva, permitindo a absorção direta na corrente sanguínea.

Onde fica a parte subcutânea?

A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.

Quais são as vacinas administradas por via oral?

No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite. Os demais são administrados pela via parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.

Qual a diferença entre intramuscular e subcutânea?

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

O que é a vacina VOP?

Poliomielite (paralisia infantil). Do que é feita: Vacina Oral Poliomielite (VOP) – É uma vacina oral atenuada bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”. Contém ainda cloreto de magnésio, estreptomicina, eritromicina, polissorbato 80, L-arginina e água destilada.

Para que serve a vacina contra BCG?

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

São vacinas administradas por via intramuscular?

As vacinas administradas por via intramuscular são: a tríplice bacteriana (DTP), a dupla infantil e adulto (DT e dT), a vacina contra a infecção pelo Haemophilus influenzae tipo b, a vacina contra a hepatite B, contra a raiva de uso humano, contra a raiva de vírus inativados, contra a poliomielite de vírus inativados, ...

Qual é o volume máximo administrado na via intravenosa?

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Qual é a agulha indicada para a via intradérmica?

Seringa indicada: 01 ml, de preferência para aquelas com divisão detalhada como as seringas de insulina. Agulha pequena e fina: 13 X 4,5 ou 13 X 3,8 com bisel curto.

Qual o quadrante para administrar medicamento IM na região glútea?

As nádegas dividem-se em quatro quadrantes. A crista ilíaca e a prega glútea inferior servem como ponto de marcação. A injeção é feita no quadrante superior externo, 5 a 7,5 cm abaixo da crista ilíaca. Nessa área, grandes vasos e nervos são evitados.

Artigo anterior
Como funciona a geladeira que faz gelo?
Artigo seguinte
Porque o ácido clorídrico conduz melhor corrente elétrica que ácido acético?