Porque o ácido clorídrico conduz melhor corrente elétrica que ácido acético?

Perguntado por: Helena Cristiana Costa de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

O ácido clorídrico é um ácido mais forte do que o ácido acético, sendo, portanto, melhor condutor de corrente elétrica.

Porque o HCl conduz corrente elétrica?

Por que solução aquosa de ácido clorídrico conduz corrente elétrica? Nela existem íons livres. Como o HCl é um composto formado por moléculas, os íons devem ter sido formados mediante a quebra dessas moléculas pela água. Esse fenômeno é chamado ionização.

Como saber qual ácido conduz mais eletricidade?

Para saber se um ácido é forte ou fraco, o que se observa é o seu grau de ionização (α). Todo ácido sofre ionização ao ser colocado na água, gerando soluções condutoras de corrente elétrica.

Porque o ácido acético não conduz eletricidade?

Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons.

Por que uma solução de ácido forte e boa condutora de eletricidade?

Ácidos fortes tem grau de ionização bem maior do que ácidos fracos. Ou seja, liberam mais cátions na solução ao serem dissociados. Sendo assim, com mais cátions, conduzirão mais corrente elétrica já que corrente é movimento de cargas.

Experimento sobre Condutividade Elétrica

32 questões relacionadas encontradas

Porque os ácidos em solução aquosa conduzem a corrente elétrica?

Todos os ácidos só conduzem corrente elétrica quando estão dissolvidos em água, porque quando estão em meio aquoso, eles sofrem ionização, ou seja, liberam íons.

Porque o ácido sulfúrico conduz eletricidade?

O ácido sulfúrico reage com a água formando gás carbônico que conduz a corrente elétrica.

Porque se você colocar no equipamento de experimento de condutividade o vinagre a lâmpada não acende?

O que se espera nesse experimento é que a lâmpada acenda ao entrar em contato com a água e o sal, bem como com a solução aquosa de vinagre. As demais substâncias não conduzirão eletricidade o suficiente para que a lâmpada acenda.

Porque o sal não conduz corrente elétrica?

O cloreto de sódio é um composto iônico que, dissolvido em água, sofre dissociação iônica, formando uma so- lução eletrólica (conduz corrente elétrica). A sacarose apenas se dissolve formando uma solução molecular, não-eletrólica, portanto não conduz corrente elétrica.

Por que a água destilada não conduz corrente elétrica?

A água destilada conduz fracamente a corrente elétrica, pois por ser um eletrólito fraco, a quantidade de íons é muito pequena.

Como saber se uma solução conduz eletricidade?

Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.

Como saber se é um ácido forte?

Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.

Como saber a condutividade elétrica?

A unidade de medida da condutividade elétrica é exatamente o inverso da unidade de medida da resitividade (Ω. m), sendo, portanto, 1/Ω. m ou, ainda, Ω-1. m-1.

Porque a solução de soda cáustica conduz corrente elétrica?

O NaOH conduz corrente elétrica em solução aquosa porque sofre dissociação iônica, e não ionização.

Por que o ácido clorídrico consegue fornecer corrente elétrica com maior luminosidade do que o ácido acético?

A força de um ácido está relacionada com sua condutibilidade elétrica, a qual é decorrente da porcentagem de moléculas do ácido que ioniza. ... O ácido clorídrico é um ácido mais forte do que o ácido acético, sendo, portanto, melhor condutor de corrente elétrica.

Por que a água pura conduz corrente elétrica?

Vale lembrar que a água, para se tornar condutora, precisa conter alguma partícula, como sedimentos ou minerais — que ionizam as moléculas, permitindo que as correntes elétricas passem por ela. Quando completamente pura, ela não conduz eletricidade justamente por conta da falta de partículas livres.

Por que o sal gera energia?

Não é a água a responsável por gerar energia, mas a carga elétrica existente no sal. Quando a água salgada é colocada em contato com as membranas, as cargas positivas do sódio e as cargas negativas do cloro se movem para lados opostos e criam um fluxo de energia.

Por que ocorre condutividade de corrente elétrica do sal dissolvido na água e não ocorre a condutividade do sal em estado sólido?

Para conclusão, os alunos descreveram que as substâncias iônicas no estado sólido não conduzem corrente elétrica, pois seus íons estão imóveis em uma estrutura, chamada retículo cristalino, mantido através das forças de atração eletrostática.

Qual a característica das soluções utilizadas no experimento de condutividade elétrica?

5) Qual a característica das soluções utilizadas no experimento de condutividade elétrica? X a) São soluções eletrolíticas; RESPOSTA CORRETA Soluções eletrolíticas conduzem eletricidade.

Por que algumas substâncias testadas não foram capazes de conduzir corrente elétrica?

Substâncias moleculares, quando em solução, se sofrerem ionização, liberam íons e conduzem corrente elétrica. Se não sofrerem ionização não conduzem corrente.

Por que motivo então nos testes de condutibilidade com a água destilada a lâmpada da aparelhagem não acende até que seja adicionado um eletrólito?

A medição na lâmpada mostrou que a água conduziu sim energia, mas não foi o suficiente para acender a lâmpada. Portanto, isso indica que a resistência da água era muito alta e a maior parte da tensão ficou na água.

Por que o vinagre conduzem corrente elétrica?

Neste caso particular, o meio será ácido, devido à grande concentração de ácido acético do vinagre. A este tipo de solução se dá o nome de solução condutora. A solução condutora é constituída de íons positivos e negativos. No caso do vinagre, dentre esses íons há uma grande concentração de íons H+.

Quais ácidos são bons condutores de eletricidade?

Características dos ácidos

Ionizam-se em meio aquoso, liberando o cátion H+. São condutores de eletricidade devido à liberação de íons em meio aquoso. Em contato com meio básico, sofrem reação de neutralização, formando como produtos dessa reação sal e água.

Porque o carbono é um bom condutor de eletricidade?

Carbono, condutor de eletricidade

O carbono grafite é um bom condutor de energia, pois os átomos do composto químico estão dispostos em anéis hexagonais e em planos, de maneira que forças de atração causam deslizamentos e deslocamentos entre esses planos formados.

Como se comportam ácidos e bases em meio aquoso?

De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.

Artigo anterior
Qual é a via intradérmica?
Artigo seguinte
Qual é o significado de Springtrap?