O que é o processo de irradiação?

Perguntado por: Constança Ângela Brito Morais  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo. ... A tartaruga recebe calor do sol por irradiação e, da areia, por condução.

Quais os objetivos do processo de irradiação?

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao ...

Como é feito o processo de irradiação de alimentos?

RESUMO: A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). ... Entretanto, os alimentos são levados à sala de irradiação e conduzidos a câmera de irradiação de acordo com a dose calculada, assim que a radiação é emitida , o alimento e liberado automático.

Qual o princípio do processo de irradiação?

Princípio do método de irradiação nos alimentos

A radiação ionizante gera íons positivos e negativos através da interação com as moléculas dos alimentos, e desta forma transfere energia por elétrons.

O que quer dizer alimento tratado por processo de irradiação?

A irradiação de alimentos é um processo físico de tratamento que consiste em submeter os produtos embalados ou a granel, a uma dose controlada de radiação ionizante, por um tempo predeterminado, com o intuito de melhorar a qualidade sanitária e aumentar validade comercial dos alimentos (GCIIA, 1991; BRASIL, 2001).

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

43 questões relacionadas encontradas

Que alimentos podem ser irradiados?

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

O que significa alimentos irradiados?

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento irradiado é todo aquele que tenha sido intencionalmente submetido ao processo de irradiação. ... O alimento não se torna radioativo.

Quais são os processos de irradiação?

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.

Qual o objetivo da irradiação de alimentos?

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.

Como é vista a irradiação de alimentos no Brasil?

Estudos indicam uma visão negativa dos alimentos irradiados devido a associação de irradiação com radioatividade e riscos à saúde. Consumidores após informados sobre os benefícios da tecnologia demonstram uma nova percepção e o percentual de rejeição diminui em relação aos alimentos irradiados.

Quais os benefícios da técnica de irradiação dos alimentos?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

Quais alimentos não podem ser irradiados?

Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

Quais as desvantagens da radiação nos alimentos?

Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos
  • Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;
  • Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;

Qual o nome do símbolo que diz que o alimento foi tratado pelo processo de irradiação?

Tanto a legislação brasileira quanto o FDA requerem que os alimentos irradiados sejam devidamente rotulados. Aqui no Brasil, alimentos irradiados devem apresentar a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”. Nos Estados Unidos, alimentos irradiados recebem o símbolo internacional “Radura”.

O que é condução é um exemplo?

Condução de calor por uma barra metálica. ... É devido à condução que a xícara fica aquecida quando contém um líquido quente e que o cabo da panela esquenta quando ela é colocada no fogão aceso, por exemplo. A xícara fica aquecida quando contém café. O cabo da panela aquece enquanto o alimento é preparado.

Quais as três maneiras pelas quais o calor se propaga?

O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção. O calor também pode ser transferido de um meio para o outro por meio da condução.

Quais são os processos de transferência de calor?

Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção (Fig. 2.13).

Quais alimentos são irradiados no Brasil?

Entre os principais alimentos irradiados no Brasil estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. O uso dessa tecnologia foi debatido em um evento realizado pela empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), vinculada à Marinha do Brasil.

Por que os alimentos irradiados não se tornam radioativos?

A palavra radiação, para muitas pessoas, remete a lembranças negativas. ... E, ao contrário do que se imagina, os resquícios dessa radiação não continuam no alimento e não há alteração do núcleo dos elementos químicos dos alimentos irradiados, ou seja, esse processo não torna os alimentos radioativos.

Em que alimentos não é possível utilizar o processo de irradiação para conservação dos alimentos?

Em que alimentos NÃO é possível utilizar o processo de irradiação para conservação dos alimentos? Resposta Selecionada: b. Nos iogurtes e leites fermentados.

Qual a diferença entre um alimento irradiado é um alimento contaminado radioativamente?

O Sr Bert Popping explica que alimento radioativo é aquele que contem em sua composição elementos radioativos, que emitem pulsos de energia. Um alimento radioativo (alta energia) não é considerado seguro. Já um alimento irradiado é o que sofreu exposição à radiação, para, por exemplo, eliminar microrganismos.

Quais são os riscos da radioatividade?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Como é utilizada essa técnica na conservação dos alimentos?

Métodos de conservação por pasteurização

A pasteurização é a técnica de aquecer o alimento por determinado tempo, de forma que irá eliminar os microrganismos. Depois os produtos são selados hermeticamente, evitando uma nova contaminação.

Quais os benefícios das embalagens na conservação dos alimentos?

Ao abrir o pacote, algumas características poderão ser perdidas como sabor, cor, aroma e textura. Manter o produto na embalagem, fechado e protegido, garantirá mais qualidade, mantendo as propriedades do produto por mais tempo.

Artigo anterior
Quanto tempo a insulina pode ficar fora da geladeira?
Artigo seguinte
Qual a velocidade máxima da mt-03 2008?