Qual é a transitividade dos verbos da frase?

Perguntado por: Alice Coelho Baptista  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).

Qual a transitividade do verbo da frase?

Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.

O que é transitividade verbal exemplo?

Exemplo de transitividade verbal

O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.

Quais são os verbos transitivo?

Verbos transitivos
  • Os verbos transitivos diretos são aqueles que vêm com complemento ligado ao verbo de forma direta, sem preposição obrigatória. ...
  • Os verbos transitivos indiretos são aqueles que vêm com complemento ligado ao verbo de forma indireta, com preposição.

Transitividade Verbal [Prof Noslen]

33 questões relacionadas encontradas

São exemplos de verbos Intransitivos?

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr. Exploramos como a transitividade se relaciona com a completude em seguida.

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

O que é um verbo transitivo?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ...

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

Quais são os tipos de complementos verbais?

O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos. São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Como saber se é verbo transitivo ou intransitivo?

Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Tem e transitivo direto ou indireto?

verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

Qual a frase apresenta um verbo transitivo indireto?

Exemplos com verbos transitivos indiretos

Acreditar: Eu acredito em você! Precisar: A empresa precisa de mim. Concordar: O diretor concordou com as propostas. Obedecer: O estudante obedeceu às regras.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Faz é um verbo intransitivo?

Como verbo intransitivo, o verbo fazer apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais: Ela fala, mas não faz.

Pode é um verbo intransitivo?

verbo transitivo direto e intransitivo Possuir a capacidade ou a oportunidade de: podemos fazer o trabalho; mais pode o tempo que a pressa. verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Exercer influência sobre algo ou alguém: ele pode nadar muitos quilômetros; o diretor pensa que pode.

Esta é verbo intransitivo?

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

Como descobrir qual é o verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
...
Flexão em pessoa:
  1. ª (quem fala: eu e nós);
  2. ª (com quem se fala: tu e vós);
  3. ª (de quem se fala: ele e eles).

Quais são os tipos de complemento?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

O que é o complemento direto e indireto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

Como identificar o complemento?

Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

Artigo anterior
O que é rosa preservada?
Artigo seguinte
O que acontece se eu não tomar anticoncepcional no primeiro dia da menstruação?