O que é NBR 10647?

Perguntado por: Jaime Micael Machado de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.

O que significa NBR 10067?

Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.

O que é NBR 13142?

Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico. As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma.

Qual a diferença entre desenho projetivo e não projetivo?

DESENHO PROJETIVO – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas. DESENHO NÃO-PROJETIVO – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas etc.

Quais as principais normas de desenho técnico?

A norma geral do desenho técnico é a ABNT/NBR 10647. Ela determina as nomenclaturas utilizadas nesse trabalho, os tipos de desenhos, o grau de elaboração, o grau de especificação, o material utilizado e as técnicas de execução (à mão livre ou no computador).

Aula 04 Desenho Mecânico - NBR 10647 Desenho Técnico

30 questões relacionadas encontradas

Qual a principal função das normas técnicas de desenho?

Uma norma de desenho técnico serve, por exemplo, para padronizar contratos, enquanto outra visa normalizar algum projeto da área.

Qual o objetivo das normas técnicas para o desenho técnico?

Se o desenho técnico não seguir as normas e for de baixa qualidade, acaba não ficando claro para o profissional, podendo acarretar na compra de materiais errados ou desnecessários, fabricação de peças defeituosas ou que não funcionam corretamente.

São exemplos de desenhos não projetivos?

Desenhos técnicos não projetivos são representações gráficas esquemáticas, que não seguem as projeções cilíndricas ortogonais. Diagramas, esquemas e fluxogramas são exemplos destes tipos de desenhos.

São exemplos de desenho projetivo?

São elas:
  • O esboço à mão livre, ou rough de memória ou de observação,
  • o desenho geométrico,
  • as projeções ortogonais do desenho técnico, advindas da Geometria Descritiva,
  • as ilustrações em perspectiva,
  • as normas técnicas, incluindo o dimensionamento (cotagem), que antecedem a fase de execução.

Qual a diferença do desenho artístico para o desenho técnico?

O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas.

Qual o objetivo da NBR 13142?

A NBR 13142 de 1999 substitui a de 1994. Elaborada com base na norma DIN 824:1981, esta tem como objetivo fixar diretrizes para o dobramento das folhas de projeto contendo os desenhos técnicos.

O que é NBR 10068?

Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.

Qual o objetivo principal da norma NBR 8402?

A norma NBR 8402 apresenta ainda uma tabela com as proporções e dimensões dos caracteres. Esta norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

O que são as vistas ortogonais?

Conceito de vistas ortográficas: São as projeções ortogonais nos planos horizontal, vertical e laterais de projeção.

Qual a quantidade máxima de vistas possíveis de acordo com a NBR 10067?

No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.

Qual é o diedro utilizado no Brasil?

No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1o diedro. Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3o diedro.

O que é um desenho preliminar?

- Desenho Preliminar; Representação gráfica empregada nos estágios intermediários da elaboração do projeto sujeito ainda a alterações. Corresponde ao anteprojeto.

O que é um desenho abstrato?

Isso se chama desenho abstrato: a arte de desenhar com inspiração, mas sem nenhuma intenção em mente, movido apenas por um espírito criativo. É difícil precisar o que o nada deve ser. No fim das contas, só depende de você, o artista.

O que é o desenho de observação?

O desenho de observação pode ser definido como desenho ou pintura da vida. A imagem não é realizada a partir de uma fotografia ou da imaginação, mas a partir da observação da vida real. Este desenho é realizado através da observação de um modelo (objetos, animais, pessoas, plantas, lugares, arquitetura, etc.)

O que vem a ser um desenho figurativo?

A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros. A origem da arte figurativa remonta séculos de existência humana.

O que é o desenho artístico?

Um desenho artístico retrata os sentimentos do desenhista. Ele pode ter diversas interpretações de acordo com o observador, ou seja: não existem informações que determinem o seu significado.

O que é um desenho ilustrativo?

É nos manuscritos religiosos, na Idade Média, que encontramos as primeiras ilustrações , que tinham a função de explicar o texto, dando assim, uma idéia do seu conteúdo às pessoas que não sabiam ler, afinal, eram uma porção bastante elevada da população.

Qual é a função da ABNT?

O órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mais do que determinar as regras de redação dos projetos acadêmicos, a ABNT regula todo e qualquer tipo de produção.

O que é ABNT e qual sua importância?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma instituição que cuida da padronização de alguns procedimentos técnicos no país, incluindo artigos acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e demais documentos públicos.

Quando queremos conhecer as normas referentes a um desenho técnico de mecânica devemos procurar o que diz na?

Normas da ABNT

A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647.

Artigo anterior
Como é que se faz machado no Minecraft?
Artigo seguinte
Como desvincular conta da máquina PagSeguro?