O que são Boas Práticas de Fabricação e qual o seu objetivo?

Perguntado por: Bernardo José Assunção de Cardoso  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (45 avaliações)

O que é a BPF? Em suma, as Boas Práticas de Fabricação são consideradas um conjunto de normas que visam garantir um padrão mínimo de qualidade. Portanto, elas serão aplicadas durante todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo o processo de armazenagem, transporte até a comercialização do produto final.

Qual o objetivo das Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) representam uma importante ferramenta da qualidade para o alcance de níveis adequados de segurança dos alimentos. Sua adoção é um requisito da legislação vigente e faz parte dos programas de garantia da qualidade do produto final.

O que são Boas Práticas de Fabricação?

Autor. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) consistem numa série de práticas higiênicas necessárias para garantir a qualidade sanitária dos alimentos.

Qual o principal objetivo das Boas Práticas?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos têm o objetivo de estabelecer padrões de qualidade para assegurar que os medicamentos sejam fabricados de maneira uniformizada, visando minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações na fabricação de medicamentos, garantindo ainda a possibilidade de se ...

Quais são os 5 pilares das Boas Práticas de Fabricação?

Boas Práticas de Fabricação: como é realizado o controle?
  1. Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios. ...
  2. Controle da potabilidade da água. ...
  3. Higiene e saúde dos manipuladores. ...
  4. Manejo dos resíduos. ...
  5. Manutenção preventiva e calibração de equipamentos: ...
  6. Controle integrado de vetores e pragas urbanas.

O QUE SÃO BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS?

25 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios básicos das Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação são princípios básicos de higiene que devem ser seguidos para garantir que alimentos e bebidas atendam aos requisitos sanitários para proteger a saúde dos consumidores e garantir um produto de qualidade.

Quais são os 6 elementos das Boas Práticas de Fabricação?

As boas práticas de fabricação podem ser divididas em seis elementos: Fábrica e imediações; • Pessoal; • Limpeza e sanitização; • Equipamentos e utensílios; • Processos e controles; • Armazenamento e distribuição.

Qual a importância de Boas Práticas?

Garante a segurança do consumidor

O exercício das Boas Práticas de Manipulação segue as normas da RDC-Anvisa, garantindo o cumprimento das leis higiênico-sanitárias de todo o processo produtivo dos alimentos e, assim, assegurando ao cliente um produto de qualidade e de acordo com as leis.

O que são Boas Práticas de Fabricação Anvisa?

O Certificado de Boas Práticas é o documento emitido pela Anvisa atestando que determinado estabelecimento cumpre procedimentos e práticas estabelecidos em normas específicas da Agência.

Quem deve cumprir as Boas Práticas de Fabricação?

As empresas produtoras de produtos sujeitos à vigilância sanitária devem, obrigatoriamente, cumprir com as Boas Práticas, seguindo os procedimentos e práticas estabelecidos em normas específicas da Anvisa.

Quais as vantagens das Boas Práticas de Fabricação?

De acordo com a ISO 22000, as boas práticas de fabricação têm papel fundamental em fatores como controle de pragas, higiene e saúde dos funcionários, higiene do ambiente, equipamentos, superfície de contato etc.

Qual a função do Manual de Boas Práticas de Fabricação?

Sua função é trazer o máximo de detalhes possível, de modo que um usuário comum (e não um especialista) consiga compreender a dinâmica de funcionamento.

Qual é a resolução das Boas Práticas de Fabricação?

RESOLUÇÃO - RDC Nº 275, DE 21 DE OUTUBRO DE 2002 Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos ...

Como surgiu as Boas Práticas de Fabricação?

Em 1975 a Organização Mundial de Saúde introduziu as Boas Práticas de Fabricação através da Norma Técnica 567 No Brasil as Boas Práticas de Fabricação passaram a ser adotadas a partir de 1970 por adoção das empresas multinacionais.

Qual a importância das Boas Práticas de Fabricação para a indústria farmacêutica?

Em resumo, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são fundamentais para garantir a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos produzidos na indústria farmacêutica. Além de garantir a integridade durante o armazenamento e transporte, e aumentar a confiança dos pacientes e profissionais de saúde nos medicamentos.

Onde encontramos as regras de Boas Práticas?

No Brasil, as Condições Higiênico-Sanitárias e Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produto- res. Industrializadores de Alimentos são regulamentadas pelas Portarias nº 1.428, de 26 de novembro de 1993 (BRASIL. PORTARIA Nº 1.428, 1993) e 326, de 30 de julho de 1997, do Ministério da Saúde (MS) (BRASIL.

Qual a RDC que regulamenta as Boas Práticas?

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11, do Regulamento aprovado pelo Decreto no- . 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos § § 1o- e 3o- do art.

Quais as 7 competências principais da Anvisa?

  • Agenda regulatória.
  • Análise de Impacto Regulatório.
  • Carga administrativa.
  • Gestão do estoque regulatório.
  • Legislação.
  • Melhoria da qualidade regulatória.
  • Avaliação de Resultado Regulatório.
  • Observatório da regulação.

É obrigatório ter manual de Boas Práticas?

O Manual de Boas Práticas de Manipulação/Fabricação é exigido por toda legislação sanitária de alimentos e pela gestão da qualidade. Neste tipo de documento é descrito o passo a passo das ações e procedimentos realizados nos estabelecimentos, refletindo a realidade atual.

Qual a importância das Boas Práticas na produção de alimentos?

É uma forma eficiente de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, devido a sua importância para a saúde e satisfação dos consumidores. Além disso, a Segurança dos alimentos abrange conhecimentos e práticas referentes à saúde coletiva, com intuito de prevenir riscos associados à alimentação.

Qual a importância da produção de alimentos?

A importância de produzir e consumir alimentos sem adição de agrotóxicos, está diretamente ligada a saúde humana e também a preservação do meio ambiente. O alimento deve cumprir o seu papel de nutrição, levando ao organismo os nutrientes que este precisa para ter saúde.

O que deve conter um manual de Boas Práticas?

Manual de Boas Práticas (MBP): documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de ...

Como as empresas garantem o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação?

Em resumo, as Boas Práticas de Fabricação estabelecem requisitos de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, orientando processos e exigindo a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento dos produtos.

Como fazer um manual de Boas Práticas de Fabricação?

Como criar um BPF na sua empresa
  1. estabeleça e descreva as melhores práticas.
  2. processo de verificação.
  3. esclareça as responsabilidades.
  4. registre todas as suas ações.
  5. use as instalações e equipamentos corretos.
  6. realize a manutenção preventiva.
  7. treine a equipe.
  8. tenha um sistema de normas — a regra precisa estar clara.

Qual é a Lei do mapa que orienta as Boas Práticas de Fabricação?

Instrução Normativa MAPA nº 13, de 3 de outubro de 2003 - Aprova o Regulamento de Boas Práticas de Fabricação de Produtos de Uso Veterinário e Glossário.

Artigo anterior
Qual a melhor panela de alumínio batido?
Artigo seguinte
É possível mudar o corpo aos 60 anos?