Qual a classificação do pronome o?

Perguntado por: Yara Moura Vieira  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

Qual é a classificação do pronome ele?

A palavra “ele” é um pronome substantivo, pois, na segunda oração, ela substitui outro nome: o substantivo “homem”.

Qual a classificação do pronome nós?

O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).

Qual é a classificação do pronome EU?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);

Quando o que é pronome?

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Aprenda Pronomes de Uma Vez Por Todas (O que é? Como Usar) MUITO FÁCIL!

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os pronomes?

São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.

Quais são os 5 pronomes?

Classificação do pronome
  • Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
  • Pronomes de tratamento. ...
  • Pronome possessivo. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome Indefinido. ...
  • Pronomes relativos.

Qual é o pronome neutro?

O pronome neutro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa sem indicar o gênero, ou seja, sem utilizar pronomes masculinos ou femininos. Esse tipo de pronome ainda não é amplamente utilizado na língua portuguesa, mas algumas alternativas já estão sendo propostas e utilizadas, como "elu" e "ile".

O que é o pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

Quando o que é pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa de modo vago e pouco preciso. São usados em situações em que não há exatidão sobre a 3ª pessoa no discurso. Veja o exemplo: “Algumas pessoas estiveram aqui pela manhã.”

São os pronomes possessivos?

Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

Como identificar um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Qual o pronome de uma pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). As formas eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas funcionam como sujeito e são consideradas retas (ou seja, não são oblíquas).

Quais são os pronomes oblíquos?

Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

O que é um pronome demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Quais são os pronomes indeterminados?

Pronomes indefinidos e interrogativos - Nenhum, outro, qualquer, quem?, quanto?, qual? Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo.

Quem pronome indefinido?

Quem é um pronome indefinido que tem usos relativos e interrogativos. Como relativo, quem implica sempre um antecedente que se pode apresentar expresso ou semanticamente incorporado. Por isso, o relativo quem nunca pode estar na origem de orações substantivas. Quem viste na minha casa é o namorado da minha filha.

Quais são os pronomes LGBT?

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

É certo dizer Todes?

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

Quantos tipos de pronomes existem?

Pronomes. Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.

Quais são os 3 tipos de pronomes?

Eles são divididos em pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos. Agora que já conhecemos os tipos de adjetivos e seus usos, chegou a vez de explorar melhor outra classe gramatical: os pronomes.

Artigo anterior
Como resolver o problema do perfil temporário?
Artigo seguinte
Como é a transmissão da ancilostomose?