Qual é a resolução que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências?

Perguntado por: Bárbara Jesus  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

Resolução RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009. Dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

O que regulamenta a resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013?

Ementa: Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Esta resolução regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico que, por definição, constituem os direitos e responsabilidades desse profissional no que concerne a sua área de atuação.

Quais são as resoluções emitidas pelo Conselho Regional de Farmácia que regulamentam a prescrição e a consulta farmacêutica do farmacêutico clínico?

Em 2013 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou normas que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico e os critérios para a realização da prescrição farmacêutica. A Resolução nº 586/13 do CFF descreve a concepção de prescrição como a ação de recomendar algo ao paciente.

Qual o contexto e o que regulamenta a resolução CFF nº 492 2008?

Ementa: Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada.

O que é a prescrição farmacêutica?

A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

Lei nº 5991/73 e Decreto 74170/74

27 questões relacionadas encontradas

Como é feita a prescrição farmacêutica?

A prescrição deve ser realizada por extenso e de forma legível em papel que identifique o estabelecimento da prescrição, seja uma farmácia ou um centro de saúde. Deve conter também o nome completo do paciente, o medicamento prescrito com descrição de via de administração, dose e instruções de uso.

Quais são as etapas da prescrição farmacêutica?

7º - O processo de prescrição farmacêutica é constituído das seguintes etapas: I - identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde; II - definição do objetivo terapêutico; III - seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, ...

Qual é o objetivo principal da farmácia hospitalar?

A farmácia hospitalar é atualmente uma unidade do hospital que tem, dentre outros objetivos (1), garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e (2) responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados.

São atribuições do farmacêutico nos serviços de atendimento Pré-hospitalar?

3º No desempenho de suas atribuições nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, o farmacêutico exerce funções clínicas, administrativas e consultivas.

Quais as atribuições do farmacêutico hospitalar?

O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controles, até o último momento, a dispensação e o uso pelo paciente.

Qual resolução regulamenta a prescrição farmacêutica?

Conselho Federal de Farmácia divulga na íntegra a Resolução que regulamenta a prescrição farmacêutica no BrasilSão Paulo, 25 de setembro de 2013. Foi divulgada ontem (24 de setembro) o texto na íntegra da Resolução 586/2013 que institui a prescrição farmacêutica no Brasil.

Qual das resoluções abaixo regulamenta a prescrição farmacêutica?

O surgimento da resolução 586 regulamenta a prática de prescrição via farmacêutico, uma vez que é de conhecimentos de todos que boa parte dos farmacêuticos e técnicos de farmácias já realizava essa atividade há muito tempo, pelo simples fato de 'indicar' um medicamento.

Quais as resoluções que respaldam a Farmácia clínica?

“Com a publicação da Resolução 585/13, o farmacêutico passa a ter uma resolução para regulamentar suas atribuições clínicas, pois o documento indica os direitos e as responsabilidades desse profissional no que tange às suas áreas de atuação, principalmente relativas à saúde pública, levando em conta o cuidado à saúde, ...

Qual o principal objetivo das três normas que regulamentam a atividade do farmacêutico nas equipes de saúde?

9. Qual o principal objetivos das três normas que regulamentam a atividade do farmacêutico nas equipes de saúde? ... e) contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos. Alternativa correta: Letra E.

Qual a resolução que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares?

Ementa: Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.

Quais são as responsabilidades e importância do farmacêutico no acompanhamento do paciente?

O farmacêutico pede ao paciente que leve os medicamentos para a farmácia e faz, durante a consulta, uma revisão detalhada com ele sobre cada tratamento. Tira dúvidas, resolve problemas, orienta o paciente e promove adesão ao tratamento. Também pode fazer recomendações de mudanças ao médico e encaminhar o paciente.

Quais são as ações executadas pelo farmacêutico na farmácia hospitalar?

O farmacêutico na farmácia hospitalar exerce funções como o controle de estoque, armazenamento, assistência farmacêutica, manipulação da medicação (fracionamento de dose), controle de qualidade, dispensação, além da seleção e compra dos medicamentos.

Qual o papel do farmacêutico na farmácia comunitária?

Os farmacêuticos nas farmácias comunitárias, através de medidas educativas, vêm abordando vários temas ligados à saúde, aumentando o conhecimento dos pacientes sobre sua enfermidade e melhorando a adesão ao tratamento, promovendo assim de forma estratégica o uso racional dos medicamentos.

O que faz um farmacêutico no Samu?

Apesar do farmacêutico em um serviço de atendimento móvel de urgências não lidar diretamente com o paciente, seu papel reflete na manutenção da vida, uma vez que sua missão é garantir que esse paciente tenha acesso a medicamentos e insumos adequados e suficientes.

Qual a importância da farmácia hospitalar para o hospital?

A missão da farmácia hospitalar é assegurar o uso seguro e apropriado dos medicamentos e dos produtos para a saúde, sendo o farmacêutico responsável direto pela distribuição e pelo controle dos insumos (MS, 1994; FERRACINE, 2010).

Qual o conceito de farmácia hospitalar?

Farmácia hospitalar: é a unidade clínico-assistencial, técnica e administrativa, onde se processam as atividades relacionadas à assistência farmacêutica, dirigida exclusivamente por farmacêutico, compondo a estrutura organizacional do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de ...

Qual a RDC da farmácia hospitalar?

RDC 67/2007 - Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias.

Quais as características a prescrição de um medicamento devem possuir?

a) nome do medicamento ou formulação, concentração/dinamização, forma farmacêutica e via de administração; b) dose, frequência de administração do medicamento e duração do tratamento; c) instruções adicionais, quando necessário.

O que pode ser prescrito pelo farmacêutico?

O farmacêutico poderá prescrever medicamentos industrializados, alopáticos, dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e qualquer outra classe de substâncias que venham a ser autorizadas pelo órgão sanitário federal.

Quem pode fazer prescrição de medicamentos?

O diagnóstico e a prescrição de medicamentos são atos de competência exclusiva do médico, cirurgião-dentista e veterinário, nos casos restritos às respectivas especialidades. No âmbito da medicina, o ato do profissional médico está disciplinado na Resolução CFM nº 1.627/2001.

Artigo anterior
Qual a importância de realizar controle de qualidade?
Artigo seguinte
Quem são os sócios do C6 Bank?