Qual o papel do professor na teoria de Ausubel?

Perguntado por: Mónica Letícia de Cardoso  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Enquanto o papel do professor é ser o facilitador do processo, o do aluno é decidir se quer aprender significativamente ou não.

Quais são os papéis da educação e do professor na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel?

O papel do professor na aprendizagem significativa

Um grande destaque da teoria de Ausubel é a forma como ele redefine o papel do professor. Ao pensarmos na aprendizagem mecânica e behaviorista, o educador era detentor de todo o conhecimento, tendo como atuação apenas transmitir isso aos alunos.

Qual o papel do professor na teoria da aprendizagem significativa?

O papel do docente na promoção da aprendizagem significativa é de buscar diferentes formas criativas e estimuladoras, desafiando as estruturas conceituais dos alunos, provocando a instabilidade cognitiva, através da prática de experiências e interações sociais.

Qual é o principal papel do professor?

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

O que é aprendizagem significativa para o professor?

A aprendizagem significativa é um processo em que há a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, de maneira não literal e não arbitrária. O conteúdo que será aprendido ganha significado para o estudante graças ao conhecimento que ele já possui, chamado de subsunçor ou ideia-âncora por Ausubel.

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL

30 questões relacionadas encontradas

O que é uma aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

O que é aprendizagem significativa exemplos?

Um exemplo de aprendizagem significativa para o ensino superior é a ferramenta dos mapas mentais. Trata-se de uma representação visual dos conceitos em forma de proposições, com a junção de termos conceituais para que se estabeleçam significados aos ouvintes.

O que o professor pode fazer para criar uma situação favorável à aprendizagem?

Para isso, é papel do professor promover atividades desafiadoras, que estimule o aluno á enfrentar seus obstáculos, aprender com os erros e encarar um feedback como uma atitude construtiva e não derrotista ou pessoal.

Como o professor pode promover uma aprendizagem visível?

São as interações, a linguagem e as rotinas do professor em sala de aula que vão permitir às crianças entenderem que é importante a busca por uma nova perspectiva, usar a imaginação e olhar por sob as camadas para descobrir a complexidade das coisas.

Quais são as características que um professor-mediador deve ter?

Intencionalidade e reciprocidade

O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Seja adaptando a linguagem ou usando tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro.

O que é aprendizagem significativa na concepção de David Ausubel?

A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.

Quais as etapas mais importantes da teoria da aprendizagem significativa?

Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário: disposição do sujeito para relacionar o conhecimento; material a ser assimilado com “potencial significativo”; e existência de um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades ...

O que é aprendizagem significativa David Ausubel?

A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas hierarquicas de conceitos que são representações de experiências sensoriais do indivíduo.

Quais são os princípios da aprendizagem?

1º princípio: “universalidade” - a aprendizagem é co-extensiva à própria vida, ocorre durante todo o desenvolvimento do indivíduo. ... 2º princípio: A aprendizagem é um processo constante e contínuo. 3º princípio: “gradatividade” - A aprendizagem é gradual, isto é, aprende-se pouco a pouco.

Quais são as rotinas de pensamento?

Rotinas de pensamento são elementos que podem ser utilizados de forma muito interessante quando pensamos em uma avaliação formativa, ou seja, em recolher dados para planejar com foco em personalizar as experiências de aprendizagem.

O que é Project Zero?

Project Zero – ensino das competências do século XXI

O Project Zero foi criado nos anos 1960 na Universidade de Harvard e reúne especialistas em educação voltados para o ensino das principais competências pedidas pelo século XXI. A experiência em sala de aula é usada como base prática para estudos teóricos da educação.

É possível construir um ambiente favorável à aprendizagem?

1) Invista na decoração. O espaço físico muito influencia na forma com que os alunos aprendem e se sentem. Um ambiente arejado e equipado é fundamental para atender às demandas dos estudantes. No entanto, a decoração faz toda diferença.

Que forma o espaço da sala de aula pode se tornar ambiente favorável à aprendizagem é como o aluno poderá contribuir para a construção deste ambiente?

Para se construir um ambiente favorável às aprendizagens na Educação Infantil, não é suficiente estudar as diferentes faixas etárias e os campos de experiência que compreendem as aprendizagens. ... As expectativas dos professores dão às crianças a dimensão da diferença de fazer parte de um grupo e aprender com isso.

Como a prática pode contribuir efetivamente para uma aprendizagem significativa?

As informações teóricas e práticas se tornam relevante para a estrutura do conhecimento desde que se mantenha preso aos conceitos presentes, no dia-a-dia da classe, e que certamente se adéqua a estrutura cognitiva, sendo assim uma maior contribuição para a aprendizagem dos discentes, esta contida nas informações e ...

Quais são os tipos de aprendizagem significativa?

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

Como aplicar aprendizagem significativa?

Uma excelente ferramenta para proporcionar uma aprendizagem significativa são os mapas conceituais, ou mapas mentais, que consistem em uma representação visual de relações significativas de conceitos em forma de proposições, unindo dois ou mais termos conceituais para estabelecerem um significado.

O que é afinal aprendizagem significativa resumo?

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno.

Qual a importância da aprendizagem significativa para criança?

A criança é um ser em processo de transformação humanizada, por isso, se faz necessário desenvolver atividades pedagógicas significativas que auxiliem na criatividade, pois é sabido por vários teóricos da área, que o processo necessário no desenvolvimento da imaginação faz parte de uma gama de interações com o que a ...

O que é afinal aprendizagem significativa Moreira?

Segundo Moreira (2011, p. 13), aprendizagem significativa é aquela em que ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e não arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe.

O que é teoria significativa?

Nesse sentido, a teoria da ação significativa identifica que os fatos criminosos somente podem ser verificados através das normas. O significado das condutas penalmente relevantes somente existe em decorrência das normas. Desse modo, o significado da conduta não pode ser prévio à norma.

Artigo anterior
Como funciona a pensão socioafetiva?
Artigo seguinte
Como deve ser realizado o descarte de vidros?