Como funciona a pensão socioafetiva?

Perguntado por: Ana Carvalho  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

O reconhecimento da paternidade socioafetiva assegura direitos, mas requer o cumprimento de deveres. O pai socioafetivo também pode ser obrigado a pagar pensão para suprir as necessidades básicas do filho, caso o pai biológico não cumpra suas obrigações de forma regular.

Como funciona registro de pai afetivo?

O reconhecimento de paternidade socioafetiva existe quando é estabelecida uma relação de pai e filho mesmo sem um vínculo sanguíneo ou de adoção. Este tipo de paternidade não é rara e pode ser identificado em várias famílias brasileiras.

Quanto um filho tem direito de pensão?

A pensão alimentícia é calculada sobre o valor da renda mensal. Como dito anteriormente, o valor da pensão geralmente é fixado entre 20% e 30% dos rendimentos.

Como provar filiação socioafetiva?

Comprovar filiação socioafetiva

A comprovação da filiação socioafetiva se dá pela utilização de provas que demonstrem o vínculo afetivo e de proteção entre as partes e que a relação filial mantida sempre foi pública, consolidada e duradoura.

Como fazer registro de pai socioafetivo?

Para iniciar a solicitação do reconhecimento, os interessados devem procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo, munido com o documento de identidade com foto e certidão de nascimento da pessoa a ser reconhecida. Vale ressaltar que o pai socioafetivo precisa, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos.

Pai de Criação deve pagar Pensão Alimentícia? - Mitos e Verdades

18 questões relacionadas encontradas

Quanto custa reconhecimento de paternidade socioafetiva?

Caso o Ministério Público emita parecer desfavorável, as partes devem procurar o Poder Judiciário para o reconhecimento. O valor para o procedimento de reconhecimento socioafetivo é R$ 166,68 e deve ser pago no momento da assinatura do requerimento.

Quais as regras para reconhecer a parentalidade socioafetiva no cartório?

“O reconhecimento da parentalidade socioafetiva pelo procedimento simplificado disciplinado no provimento 63/2017 poderá ocorrer sempre que o filho tiver mais que 12 anos seguido as seguintes regras: desde que ele concorde com o ato; que haja também a anuência do ascendente registral caso o filho seja menor; que haja ...

Como se comprova a filiação?

A filiação pode ser provada pelo Registro Civil ou por sentença judicial em ação própria (ação de investigação ou negatória de paternidade). As ações de estado são aquelas em que Page 2 as partes reivindicam ou denegam a existência de uma qualidade jurídica referente à filiação.

Como ser mãe socioafetiva?

O reconhecimento de filiação socioafetiva precisa ser feito judicialmente quando o filho possui entre 12 anos e 17 anos e 12 meses, mas os pais biológicos não concordam com o reconhecimento. Além disso, deve ser feito judicialmente quando se trata de uma criança menor de 12 anos.

Como provar paternidade socioafetiva post mortem?

Nesse caso, deve ser ajuizada uma ação declaratória pedindo que se reconheça que havia entre o suposto pai e o filho uma relação de paternidade socioafetiva, ou seja, que o falecido era seu pai socioafetivo.

Quanto de pensão o filho tem direito 2021?

Garner explica que atualmente há um entendimento dos tribunais de que o valor da pensão não deve ultrapassar 30% dos rendimentos da pessoa que paga, porém, não se trata de uma regra e, dependendo das circunstâncias do caso, este valor pode ser ultrapassado.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2020?

Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?

Normalmente, quando o pai trabalha de carteira assinada, é definido um percentual de 30% do salário líquido, ou, no pior dos casos, quando o pai está desempregado, a maioria dos juízes define pelo menos em meio salário-mínimo, que dá, em 2021, o valor de R$ 550,00, caso a pensão seja apenas para um filho.

Quais os direitos do filho socioafetivo?

O filho poderá requerer o reconhecimento judicial do relacionamento socioafetivo, comprovando que era tratado como filho pelo pai ou mãe socioafetiva, que usava o nome da família para se apresentar e socialmente é reconhecido como pertencente à família. É o reconhecimento da paternidade socioafetiva post mortem.

Quem pode requerer a paternidade socioafetiva?

QUEM PODE REQUERER? O pretenso pai ou mãe socioafetivo maiores de 18 anos; NÃO podem fazer o reconhecimento socioafetivo: IRMÃOS E ASCENDENTES; ATENÇÃO: O pretenso pai ou a pretensa mãe deve ser pelo menos 16 anos mais velho que o filho a ser reconhecido.

O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Segundo o texto legal, dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outra pessoa; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil é considerado um ilícito penal, no qual a pena é de reclusão de dois a seis anos.

O que vem a ser filiação socioafetiva?

O que é filiação socioafetiva? É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.

O que é a filiação socioafetiva?

A filiação socioafetiva é certificada pelos laços de afeto, e apoio emocional, entre pais e filhos que não possuem ligação sanguínea. Por ser um fato já comum na sociedade, como em casos de adoção, a Constituição Federal de 1988, junto ao Código Civil, trouxeram respaldo jurídico para essa modalidade familiar.

É possível ter dois pais na certidão de nascimento?

Sim! Felizmente já existe a possibilidade de ter dois pais e duas mães no registro de filiação. De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal - STF sobre a multiparentalidade, a qual trata-se de uma tese do direito das famílias que permite o filho (a) ter mais de um pai ou mãe, desde que comprove a afetividade.

O que é filiação na identidade?

Filiação (nome do pai seguido pelo da mãe) Naturalidade (cidade e estado onde o portador nasceu segundo o documento fornecido) Data de nascimento. Documento de origem (Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)

O que é filiação de acordo com o Código Civil?

filiação é a relação que o fato da procriação estabelece entre duas pessoas, uma das quais nascidas da outra. Chama-se paternidade, ou maternidade, quando considerada com respeito ao pai, ou à mãe, e filiação, quando do filho para qualquer dos genitores (MIRANDA, P., 2000, p. 45).

O que é ação de filiação?

Judicialmente, existem diversos tipos de ações de reconhecimento de filiação, mas a mais comum e conhecida é a investigação de paternidade, na qual há a comprovação do vínculo biológico e pode ser proposta, a qualquer momento, pelo filho, representado pela mãe quando menor de idade.

É possível reconhecimento de filiação socioafetiva em cartório?

Recentemente, em 17 de novembro de 2017, o Conselho Nacional de Justiça publicou o Provimento nº 63/2017, que possibilitou o reconhecimento, diretamente em cartório, sem necessidade de autorização judicial, do vínculo socioafetivo, simplificando a vida daqueles que desejam dar força jurídica a um fato já existente.

Seria possível o reconhecimento da paternidade socioafetiva de forma extrajudicial?

O reconhecimento de filiação socioafetiva na esfera extrajudicial se dá por forma unilateral, ou seja, fica vedado por via extrajudicial realizar o reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva de dois ascendentes.

Como colocar o nome do padrasto na certidão?

A Lei de Registros Públicos permite incluir o nome da madrasta ou do padrasto na certidão de nascimento. O enteado (a) pode ser reconhecido como filho (a) e ter o nome do padrasto ou madrastra como seu pai ou mãe em seu registro. Esse é um método cuja escolha incumbe a família. Não há obrigatoriedade.

Artigo anterior
Qual a melhor serra para cortar bambu?
Artigo seguinte
Qual o papel do professor na teoria de Ausubel?