Qual é a função da cartilagem da articulação do joelho?

Perguntado por: Luana Moreira  |  Última atualização: 29. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

A cartilagem do joelho é um tecido que cobre, amortece e protege a articulação. Ela evita que os ossos tenham um atrito excessivo entre si. Quando se desgasta, deixa de cumprir sua função e diminui a proteção dos ossos. Como resultado, você pode sofrer com os sintomas de cartilagem do joelho desgastada.

Qual é a função da cartilagem na articulação do joelho?

A cartilagem do joelho é o tecido que recobre como um colchão a superfície dos ossos, e funciona basicamente como um grande amortecedor, absorvendo o impacto e distribuindo-o de maneira uniforme, evitando-se assim o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.

Qual é a função principal das cartilagens nas articulações?

As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.

O que acontece quando se perde a cartilagem do joelho?

Quando a cartilagem é danificada, seja por lesões, desgaste natural (osteoartrite) ou outras condições, a funcionalidade do joelho pode ser comprometida, levando a sintomas como dor, rigidez e limitação de movimento.

Qual é a função da articulação do joelho?

O joelho é projetado para cumprir uma série de funções: Apoiar o corpo na posição vertical. Ajuda a abaixar e elevar o corpo. Fornece estabilidade.

CREATINA PARA ARTROSE FUNCIONA?

42 questões relacionadas encontradas

Qual o nome da cartilagem do joelho?

A cartilagem hialina que recobre os ossos dentro do joelho é um tecido altamente especializado, cuja principal função é proporcionar superfícies lisas e lubrificadas para que os ossos se articulem entre si transmitindo carga com baixo coeficiente de atrito. A cartilagem hialina não é vascularizada.

O que é uma cartilagem articular?

A cartilagem articular é um tecido que reveste as articulações do corpo. Suas funções são de absorção de impacto, redução do atrito entre as superfícies articulares e proteção das superfícies ósseas.

É possível recuperar a cartilagem do joelho?

Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.

É possível recuperar a cartilagem?

A cartilagem regenera sozinha? Embora seja composta de células e tecidos que estão a todo momento respondendo à estímulos, a cartilagem não pode se reparar devido à falta de vasos sanguíneos e devido à falta de um suprimento sanguíneo adequado no local para produzir e replicar novas células.

Tem como repor a cartilagem no joelho?

Implante de matriz de colágeno

Existem várias opções de tratamento para tentar formar uma “CARTILAGEM NOVA NO JOELHO”, dependendo do tipo e da gravidade da lesão. A intervenção adequada pode aliviar a dor, melhorar a função articular e ajudar a prevenir futuras lesões.

Qual o melhor remédio para repor cartilagem?

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:
  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro+;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

O que prejudica a cartilagem?

Dr. David Gusmão: Os considerados alimentos inflamatórios são aqueles que possuem excesso de açúcar, principalmente os ultraprocessados como biscoitos, frituras, embutidos e refrigerantes, assim como bebidas alcoólicas, a farinha de trigo e os óleos industriais que são processados antes de chegarem a cozinha de casa.

Por que a cartilagem não se regenera?

Basicamente, a cartilagem tem como função a absorção e redistribuição de impacto. Por estes motivos, este tecido tem pouca “reconstrução” natural (potencial regenerativo). Além disso, o fato de as cartilagens estarem ligadas ao amortecimento de impacto, torna mais difícil o isolamento de sua função.

Qual o melhor remédio para repor a cartilagem do joelho?

Os medicamentos intra-articulares mais usados para infiltração articular são os corticóides, o ácido hialurônico e a toxina botulínica. Todos esses medicamentos ajudam a diminuir o processo inflamatório do joelho e, consequentemente, diminuir a dor e o inchaço da articulação.

Tem cura desgaste no joelho?

Afinal, desgaste no joelho tem cura? Em algumas situações, o quadro de desgaste na cartilagem do joelho pode ser amenizado com fisioterapia e fortalecimento muscular. Porém, em alguns casos, a cartilagem do joelho pode estar tão comprometida que é necessário a realização de um procedimento cirúrgico.

O que fazer para não perder a cartilagem do joelho?

Se você já é adepto à atividade física, deve saber que pra não desgastar a articulação ou desenvolver problemas no joelho, algumas atitudes são fundamentais.
  1. Alongamento e mobilidade feitos da maneira correta. ...
  2. Fortalecimento muscular. ...
  3. Não exceda seu limite. ...
  4. Escolha um bom calçado para a prática esportiva.

Quanto tempo demora para recuperar a cartilagem do joelho?

Para melhor re-crescimento de superfície articular , os pacientes precisam ser muito cooperativos, pois geralmente precisam estar de muletas por quatro a seis semanas ( às vezes mais) sem soltar o peso no membro onde o joelho foi operado.

Qual vitamina é bom para cartilagem?

Entenda a relação entre a vitamina C e o colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo, sendo fundamental para a saúde das articulações. É graças à sua presença na cartilagem articular que os ossos conseguem se movimentar sem provocar dor.

O que acontece quando a cartilagem acaba?

Uma vez desgastada a cartilagem, o osso logo abaixo de seu leito, conhecido em linguagem médica como osso subcondral se torna sobrecarregado e sofre uma inflamação também conhecida em nosso meio como edema ósseo ou fratura subcondral. O osso, ao contrário da cartilagem é muito inervado, gerando dor.

O que é bom para fortalecer a cartilagem do joelho?

Caso o problema seja detectado em um ou nos dois joelhos, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. No primeiro caso, a terapia é feita com medicamentos, fisioterapia e fortalecimento muscular. Muitos dos remédios utilizados têm como objetivo aliviar a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios.

O que causa desgaste na cartilagem do joelho?

O desgaste do joelho, osteoartrite ou osteoartrose como são conhecidos, é uma condição crônica que resulta de um processo degenerativo da cartilagem articular, cuja função é de amortecer e lubrificar a articulação durante o movimento.

Qual o melhor remédio para desgaste no joelho?

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Como recuperar a cartilagem naturalmente?

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.

O que é bom para a cartilagem?

Deve-se consumir diariamente nozes e amendoins, que auxiliam nos problemas de cartilagem e ainda possuem vitamina E. Estes frutos possuem grandes quantidades de vitamina C, que auxiliam na síntese de colagénio, essencial para formar tendões, cartilagens e ligamentos.

Qual enzima que destrói a cartilagem?

No caso da osteoartrite, há uma produção exacerbada da enzima colagenase, provocando a quebra da cartilagem, que tem por consequência a inflamação e dor. UC-II® é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico. Desta forma previne o “ataque” auto imune às nossas cartilagens.

Artigo anterior
O que é variedade culta?
Artigo seguinte
Para que serve metronidazol Sulfadimetoxina?