O que é posição relativa entre circunferências?

Perguntado por: Benedita Eva Pinho de Sá  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

Duas circunferências, e , contidas em um mesmo plano, estão sujeitas a se relacionarem, de acordo com a posição que uma tem em relação a outra. Essas posições são estudadas de acordo com variações entre seus raios e a soma ou diferença entre eles.

O que é a posição relativa?

As posições relativas entre duas retas são as formas como essas retas podem interagir no plano. As possíveis posições relativas são: paralelas, concorrentes e coincidentes. Uma reta é um conjunto de pontos.

Qual a posição relativa entre as circunferência C1 e C2?

As circunferências C1 e C2 tocam-se em um ponto. Quando isso acontece, dizemos que elas se tangenciam internamente. Posição 5: As circunferências apresentam dois pontos em comum. Quando isso acontece, dizemos que elas são secantes.

Qual a posição relativa entre a circunferência de equação?

Utilizando-se a fórmula da distância entre um ponto e uma reta, adaptado para a distância entre o centro da circunferência e a reta r de equação geral ax + by + c = 0: podemos concluir a posição relativa entre a reta e a circunferência a partir dos seguintes dados: a) se d < R a reta é secante à circunferência.

Quais são as posições relativas de um ponto é uma circunferência?

O ponto comparado à circunferência pode assumir três posições diferentes, pode ser: externo à circunferência, interno à circunferência ou pertencer à circunferência. Podemos concluir que nesse caso o raio é maior que a distância do ponto A ao centro da circunferência. ...

G. A. POSIÇÃO RELATIVA ENTRE CIRCUNFERÊNCIAS

18 questões relacionadas encontradas

Qual a posição relativa do ponto?

Portanto, quando se conhece o raio da circunferência e deseja-se analisar a posição relativa de um ponto a uma determinada circunferência, basta comparar a distância do Ponto ao centro da circunferência com o valor do raio, feito isso você será capaz de determinar as posições relativas.

Quando um ponto pertence a circunferência?

O ponto pertence à circunferência. Isso ocorre se a distância desse ponto até o centro for igual ao raio. ... O ponto é externo à circunferência. Isso ocorre quando a distância do ponto ao centro é maior que o raio.

Qual a posição relativa entre as circunferências de equações x2 y2 2x 0?

x² + y² – 2x = 0, determine a posição relativa entre elas. Quando ∆ < 0, a equação não possui raízes. Dessa forma o sistema não possuirá soluções. Portanto, a reta é externa à circunferência.

Como podemos saber a posição relativa entre uma reta e uma circunferência?

A posição relativa entre uma reta e uma circunferência está relacionada ao número de pontos que essas duas figuras podem compartilhar entre si. Quando uma reta e uma circunferência são definidas sobre um mesmo plano, podemos analisar as posições que cada uma ocupa em relação à outra.

Qual a posição do ponto A (- 3 4 em relação a cada uma das circunferências definidas por a 2x 2 2y 2 x y 4-0?

Qual é a posição relativa do ponto A(-3,4) em relação a cada circunferência definida por: R: Como o valor é maior que zero então o ponto é exterior à circunferência.

Como calcular a circunferência de um círculo?

Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
  1. C = 2·π·r. Se multiplicarmos o raio da circunferência por 2, encontraremos a medida do diâmetro (segmento de reta que intercepta dois pontos da circunferência passando pelo centro). ...
  2. C = π·d. Como calcular a área de um círculo? ...
  3. A = π·r²

Qual a equação da circunferência?

Considerando uma circunferência no plano cartesiano, encontramos sua equação reduzida, que é uma equação na forma (x-a)²+(y-b)²=r².

Como calcular o raio de um círculo?

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Qual é a posição relativa entre as retas?

Posição relativa entre duas retas

Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.

Qual a posição relativa das retas R X 2y 3-0 ES 4x 8y 10-0?

as retas são concorrentes . 1 - OSEC-SP - Qual a posição relativa das retas r : x + 2y + 3 = 0 e s: 4x + 8y + 10 = 0 ? Solução: ... Portanto as retas r, s e t são coincidentes, ou seja, representam a mesma reta.

Como descobrir a posição relativa das retas?

Como vimos na teoria, as retas podem ter 4 posições relativas: reversas, concorrentes, paralelas distintas ou paralelas coincidentes. Para saber se as retas são reversas ou coplanares, basta calcular o produto misto entre os vetores .

Qual a distância entre os pontos de intersecção da reta com a circunferência X² Y² 400?

com a circunferência x² + y² = 400? A distância entre os pontos de intersecção da reta e da circunferência é igual a 16√5.

Quantos pontos estão formando a circunferência?

Três pontos únicos definem uma circunferência. Se você circunscrever uma circunferência ao redor de um triângulo, o circuncentro desse triângulo também será o centro da circunferência.

Qual é a diferença entre círculo e circunferência?

Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência.

Como saber se um ponto pertence a uma esfera?

E quisermos saber qual a posição relativa dessa esfera com o ponto , como fazemos? Um ponto tem duas posições relativas: Interior à Esfera: Isso ocorre se a distância entre o ponto e o centro. Exterior à Esfera: Já se o contrário ocorrer, ou seja, o ponto não pertence à esfera.

Quais são as figuras cônicas?

São chamadas de cônicas as figuras geométricas que surgem dos cortes de uma outra figura, o cone. Existem três tipos de figuras que resultam dessa ação, chamadas de elipse, parábola e hipérbole.

Como calcular a área de um raio?

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²).

Como calcular raio é diâmetro da circunferência?

Se você conhecer o raio do círculo, multiplique por 2 para obter o diâmetro. O raio é a distância do centro do círculo até a borda. Por exemplo, se o raio de um círculo é 4 cm, então o diâmetro é de 4 cm x 2 = 8 cm. Se você conhecer a circunferência do círculo, divida por π para obter o diâmetro.

Como calcular raio de 1 km?

O mais interessante é que é possível calcular a distância de um raio a partir do tempo entre os dois. Para isso, basta contar os segundos a partir do momento em que se viu o raio até o momento em que se ouviu o trovão. Afinal, a luz viaja mais rápido que o som. Depois, multiplique o tempo em segundos por 340.

Qual é a equação da circunferência do centro?

A equação da circunferência de centro C(a, b) e raio r, com r > 0, é (x – a)² + (y – b)² = r².

Artigo anterior
Quais os tipos de pedra na vesícula?
Artigo seguinte
Como pedir isenção do pagamento do ITCD?