O que é a violência intrafamiliar?

Perguntado por: Liliana Irina Pinto de Ribeiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.

Quais são os tipos de violência intrafamiliar?

Violência intrafamiliar / violência doméstica – acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

Qual a diferença entre a violência intrafamiliar é extra familiar?

O intrafamiliar é o abuso que ocorre no âmbito familiar, com pessoas próximas e com laços afetivos ou de parentesco, como pai, padrasto ou outros; e o extrafamiliar, comumente cometido por pessoas desconhecidas da vítima ou sem vínculo afetivo nem de parentesco com ela.

O que é violência domiciliar?

De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

O que é violência intrafamiliar Wikipédia?

Violência doméstica é um padrão de comportamento que envolve violência ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico, como no caso de um casamento ou união de facto, ou contra crianças ou idosos.

Violência intrafamiliar e seu efeito no desenvolvimento dos jovens

23 questões relacionadas encontradas

O que é violência e quais os tipos?

O que é violência:

Interpessoal: quando uma pessoa agride outra, pode ser um membro da comunidade, um familiar ou parceiro. Coletiva: quando é causada a um grupo social, podendo ser política, econômica ou social. Autodirigida: quando o ato é causado contra si próprio, a partir do auto-abuso ou comportamentos suicidas.

Qual é o conceito de violência?

Violência, para a Organização Mundial de Saúde, caracteriza-se pelo uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha a possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de ...

O que é a violência patrimonial?

O texto da referida lei descreve como violência patrimonial qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

O que é considerado violência doméstica segundo a Lei Maria da Penha?

É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

Qual a origem da violência doméstica?

a violência de gênero tem sua origem na discriminação histórica contra as mulheres, ou seja, num longo processo de construção e consolidação de medidas e ações explícitas e implícitas que visam a submissão da população feminina, que tem ocorrido durante o desenvolvimento da sociedade humana (TELES, p. 27).

Quais são os três tipos de violência?

Resumidamente, são eles:
  • I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
  • II - violência psicológica. ...
  • III - violência sexual. ...
  • IV - violência patrimonial. ...
  • V - violência moral.

O que é ambiente intrafamiliar?

Para eles, o ambiente familiar é entendido como o clima decorrente das dimensões da manutenção do sistema (controle e organização), das dimensões do relacionamento interpessoal (coesão, expressividade e conflito) e das dimensões de crescimento pessoal (independência, assertividade, interesses culturais e intelectuais, ...

O que é abuso extrafamiliar?

Abuso extrafamiliar: Quando os abusadores não têm vínculos familiares.

Quais são as principais causas da violência?

Poderíamos dizer também que uma das causas da violência seria o desemprego, a fome, viver em favelas, o crime organizado, a omissão do poder público, a pobreza, a desigualdade social, etc. Enfim, são várias as causas que contribuem para esse cenário.

O que é a violência estrutural?

“O conceito de violência estrutural se aplica tanto às estruturas organizadas e institucionalizadas da família como aos sistemas econômicos, culturais e políticos que conduzem à opressão determinadas pessoas a quem se negam vantagens da sociedade, tornando-as mais vulneráveis ao sofrimento e à morte”.

O que é violência urbana no Brasil?

A violência urbana é caracterizada pela desobediência à lei, vandalismo aos bens públicos e atentado à vida no âmbito das cidades. Esse tipo de violência origina-se na infraestrutura precária, exclusão socioeconômica, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade.

O que pode ser considerado uma agressão verbal?

A violência verbal é um comportamento agressivo, caracterizado por palavras danosas, que têm a intenção de ridicularizar, humilhar, manipular e/ou ameaçar. Assim como acontece com a violência física, este tipo de agressão afeta significativamente a vítima, causando danos psicológicos brutais e irreparáveis.

Onde ocorre a violência urbana?

Além de mortes em conflito armado, há também as execuções sumárias e os inúmeros casos de violência policial que aparecem nos noticiários. Geralmente, ocorrem dentro das periferias e favelas das cidades.

O que é violência psicológica exemplos?

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

O que é a violência na escola?

Denominamos violência escolar: todos os atos ou ações de violência comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, dentre outros praticados por entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e ...

Quais são os tipos de violência no Brasil?

Tipos de Violência
  • Abuso financeiro e econômico / Violência patrimonial. ...
  • Adoção ilegal / Adoção à brasileira. ...
  • Aliciamento sexual infantil on-line. ...
  • Bullying. ...
  • Cyberbullying. ...
  • Discriminação. ...
  • Exposição de nudez sem consentimento (sexting) ...
  • Negligência e Abandono.

Quais são os tipos de violência mais frequentes no Brasil?

A negligência é o crime mais registrado, correspondendo a 74% dos casos. Em seguida, estão a violência psicológica, 49%; violência física, 43%; e violência sexual, 25%.

O que acontece com uma pessoa que foi molestada?

Após o ato a vítima poderá ter marcas profundas sendo comum haverem pesadelos frequentes e repetitivos, baixa auto-estima, medos, fobias, desconfiança, dificuldade para se relacionar com outras pessoas, dificuldade para se alimentar havendo transtornos como anorexia ou bulimia, maior tendência ao uso de drogas para ...

O que acontece com uma pessoa que foi molestada na infância?

A vítima pode desenvolver transtornos psicológicos como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo que o último acomete 57% dos adolescentes que sofreram violência sexual, segundo pesquisas. Ela também pode apresentar comportamentos sexuais inadequados para a idade.

Como provar tortura psicológica?

5 sinais do agressor do abuso psicológico
  1. Nega a verdade. ...
  2. Usa o que é querido pela vítima contra ela. ...
  3. As ações não combinam com as palavras. ...
  4. Fala algo positivo para confundir. ...
  5. Tenta colocar a vítima contra as pessoas. ...
  6. Cria justificativas para o comportamento do abusador. ...
  7. Está sempre pedindo desculpas.

Artigo anterior
O que se estuda na área de Psicologia?
Artigo seguinte
Pode usar tinta a base de água em cima de tinta a óleo?