Qual é a finalidade de um artigo?

Perguntado por: Soraia Sara Castro de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais.

Qual é a finalidade do artigo?

Os textos científicos são específicos e têm como objetivo aprofundar algum tema. Por esse motivo, é um texto que requer muita atenção na hora da leitura, porque apresenta uma linguagem mais complexa relativa a alguns conceitos e teorias.

Qual é a finalidade de um artigo de divulgação científica?

São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema. Possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.

O que é o artigo científico e qual a sua função?

Artigo Científico: o que é e definição de artigo científico. Artigo científico é uma publicação acadêmica de autoria declarada que apresenta e discute resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos em uma determinada pesquisa científica produzida pelas diversas áreas do conhecimento.

Qual é a finalidade que serve?

A finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc. Quando pergunta-se qual a finalidade de alguma coisa, o intuito é saber qual o objetivo disto.

Finalidade de um Artigo Científico - Revista Científica Núcleo do Conhecimento

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características de um artigo científico?

Conheça 3 aspectos fundamentais do artigo científico
  • Objetividade. ...
  • Positividade. ...
  • Racionalidade. ...
  • Objetividade. ...
  • Estilo científico. ...
  • Vocabulário técnico. ...
  • Correção gramatical.

Quais são os artigos?

Artigo definido (a, o, as, os)

O artigo definido é o tipo de artigo usado para determinar de forma precisa os substantivos que o seguem.

Quantos e quais são os artigos?

O que é um artigo:

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Como identificar um artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é um artigo acadêmico científico?

Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

O que é um artigo científico exemplos?

Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

O que é um artigo acadêmico e como fazer?

Conteúdo. Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo ...

Como se faz um artigo acadêmico?

10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
  1. Leia sobre o que já feito. ...
  2. Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir. ...
  3. Apresente uma novidade. ...
  4. Saiba a hora certa para começar a escrever. ...
  5. Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar. ...
  6. Mantenha a lógica no texto. ...
  7. Encontre a medida certa.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual é o porquê de pergunta?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

O que é o por quê?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

Quando o porquê e junto?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Quais os usos da vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Como montar um artigo passo a passo?

Confira os passos para fazer um artigo:
  1. 1 – Determine o tema (abrangente) do seu artigo. ...
  2. 2 – Pesquise o mercado para o tema que você selecionou. ...
  3. 4 – Crie um título atrativo para o seu artigo. ...
  4. 5 – Comece a escrever. ...
  5. 6 – Escreva a introdução do seu artigo. ...
  6. 7 – Escreva a conclusão do seu artigo. ...
  7. 8 – Revise todo o seu artigo.

Artigo anterior
Pode limpar nariz de cachorro com soro?
Artigo seguinte
Quais as principais características de bancos de dados NoSQL?