Qual a diferença entra as teorias subjetiva e objetiva da responsabilidade civil extracontratual?

Perguntado por: Álvaro Fernandes Andrade  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

Responsabilidade civil: subjetiva X objetiva A diferença é que na responsabilidade civil subjetiva a vítima precisa provar a culpa do agente, enquanto que na responsabilidade civil objetiva não há necessidade comprobatória de culpa.

Qual a principal diferença entre a responsabilidade civil objetiva e subjetiva?

Pode ser objetiva – quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa – ou subjetiva, quando basta demonstrar o dano provocado pelo agente do Estado, e o nexo causal.

O que é responsabilidade extracontratual subjetiva?

Na extracontratual, há a prática de um ato ilícito, que causa prejuízo a outrem mediante ação ou omissão, sem que exista entre o ofensor e a vítima qualquer relação anterior. Está disposta no art. 186 e 927 do CCv/2002 e é chamada de RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA.

Qual a diferença entre responsabilidade contratual e extracontratual?

Via de regra, a responsabilidade contratual decorre de uma con- duta culposa, coincidente com o inadimplemento total ou parcial do contrato. A culpa contratual difere-se da extracontratual: aquela tem uma conotação objetiva, ligada ao inadimplemento ou ao adimple- mento imperfeito.

Quando falamos da diferença básica entre a responsabilidade civil subjetiva e a responsabilidade civil objetiva é correto se afirmar que?

Qual a diferença entre responsabilidade civil objetiva e subjetiva? A grande diferença é que na responsabilidade civil subjetiva a vítima precisa provar a culpa ou dolo do agente da ação, enquanto que na responsabilidade civil objetiva não há necessidade dessa comprovação.

Direito Civil - Aula #117 - CULPA [Elementos da Responsabilidade Civil] (É isso!)

15 questões relacionadas encontradas

O que podemos afirmar sobre a responsabilidade civil extracontratual no direito brasileiro?

é afastada em caso de estado de necessidade, pois o autor do dano não responde pelos prejuízos causados. não é afastada em caso de estado de necessidade, pois o autor do dano responde pelos prejuízos causados.

Não é exemplo de responsabilidade civil extracontratual?

A do empreiteiro que não entrega a obra no prazo previsto ao do... Não é exemplo de responsabilidade civil extracontratual: Resposta Selecionada: e. A do empreiteiro que não entrega a obra no prazo previsto ao dono da obra.

O que é responsabilidade extracontratual exemplo?

Na responsabilidade extracontratual, inexiste vínculo obrigacional entre o autor do ilícito e a vítima. O responsável infringe a lei. Exemplo: o motorista que, por imprudência, atropela um transeunte, causando-lhe danos. Nos dois exemplos ocorre a prática de ato ilícito.

Quais são os elementos caracterizadores da responsabilidade civil extracontratual?

Costuma-se apontar os seguintes elementos como substância da responsabilidade civil extracontratual: 1) subjetiva: a) conduta humana voluntária; b) ilicitude subjetiva32; c) culpa; d) dano; e) nexo de causalidade entre a conduta e o dano; 2) objetiva: a) conduta humana33; b) ilicitude objetiva34; c) dano; d) nexo ...

O que quer dizer extracontratual?

Que está fora do âmbito de um contrato (ex.: obrigações extracontratuais).

O que diz a Súmula 362 do STJ?

Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."

O que diz a Súmula 54 do STJ?

O entendimento foi consolidado com a edição da Súmula 54⁄STJ: "Os juros moratórios fluem a partir do evento danoso, em caso de responsabilidade extracontratual".

Quais são os casos de responsabilidade objetiva?

A responsabilidade objetiva, ou responsabilidade sem culpa, somente pode ser aplicada quando existe lei expressa que autorize. Portanto, na ausência de lei expressa, a responsabilidade pelo ato ilícito será subjetiva, pois esta é a regra geral no direito brasileiro.

O que é a teoria da responsabilidade objetiva?

A responsabilidade objetiva, ou responsabilidade sem culpa, somente pode ser aplicada quando existe lei expressa que a autorize. Portanto, na ausência de lei expressa, a responsabilidade pelo ato ilícito será subjetiva, pois esta é a regra geral no direito brasileiro.

Quem possui responsabilidade civil objetiva?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (arts. 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.

Qual a teoria da responsabilidade civil adotada no Brasil?

A responsabilidade civil do Estado é objetiva, na forma do artigo 37, §6º, da Constituição Federal, aplicando-se a teoria do risco administrativo, através da qual exsurge a obrigação estatal de indenizar sempre que vier a causar prejuízo a terceiros, sendo imperiosa, para este fim, a comprovação do dano e do nexo ...

Quais são os 3 elementos da responsabilidade civil?

São eles (i) conduta, (ii) nexo causal e (iii) dano. Note que no elemento “conduta”, não é necessária a investigação acerca da culpa, mas, apenas uma conduta capaz de causar o dano e que tenha relação com ele.

O que é a responsabilidade extracontratual do Estado?

A responsabilidade extracontratual do Estado consiste na possibilidade de o Poder Público ser designado a reparar os danos causados a terceiros, em decorrência de condutas comissivas e omissivas de seus agentes públicos.

Quais são os quatro elementos da responsabilidade civil?

civil, a saber: o fato, o dano, o nexo de causalidade e a culpa.

O que é a responsabilidade civil subjetiva?

Em um primeiro momento, na sociedade, surgiu a responsabilidade civil subjetiva, conceito clássico, no qual a vítima só poderia obter indenização se provasse a culpa do agente. E até certo ponto da história, a responsabilidade civil subjetiva era suficiente para dirimir os conflitos da sociedade.

O que é dano moral extracontratual?

Resumidamente, o dano moral decorrente da responsabilidade civil contratual é aquela lesão que decorre de uma relação contratual, já o decorrente da responsabilidade civil extracontratual é aquele em que inexiste relação contratual entre as partes.

Quanto à responsabilidade extracontratual do Estado assinale a opção correta?

Quanto à responsabilidade extracontratual do Estado, assinale a opção correta. Prevalece o entendimento de que, nos casos de omissão, a responsabilidade extracontratual do Estado é subjetiva, sendo necessário, por isso, perquirir acerca da culpa e do dolo.

Quais são as excludentes de responsabilidade civil?

São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, exercício regular de direito e estrito cumprimento de dever legal, o caso fortuito e a força maior, a culpa exclusiva da vítima e o fato de terceiro. Tem sua previsão legal, no art.

Quais são os tipos de responsabilidade civil?

Quais são os tipos de responsabilidade civil? A responsabilidade civil é dividida em duas categorias principais: responsabilidade civil subjetiva (quando há culpa ou dolo) e responsabilidade civil objetiva (quando não há manifestação clara nem de culpa, nem de dolo).

O que é a teoria do risco?

Teoria segundo a qual a responsabilidade civil do Estado é objetiva, sendo suficiente demonstrar o dano decorrente da atuação do Estado.

Artigo anterior
Quantos procuradores tem em São Paulo?
Artigo seguinte
Qual o melhor capim Miyagi ou Mombaça?