Qual é a equação de Clausius Clapeyron?

Perguntado por: Márcio Leal  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

A equação de Clapeyron (também chamada equação de Clausius-Clapeyron) refere-se o declive de uma linha de reação em um diagrama de fase para propriedades termodinâmicas fundamentais.

O que é equação de Clapeyron?

Segundo a equação de Clapeyron, essa constante é igual ao número de mols multiplicada por uma constante R, conhecida como constante universal dos gases ideais, e igual à constante de Boltzmann multiplicada pelo número de Avogadro.

Quando eu uso a equação de Clapeyron?

Equação de Clapeyron, também conhecida como a lei geral dos gases ideais, é usada para descrever o estado termodinâmico dos gases ideais por meio das grandezas de pressão, volume e temperatura.

Qual a importância da equação de Clausius Clapeyron?

A equação de Clapeyron tem a importância de nos fornecer o coeficiente angular da curva de equilíbrio e deste modo permite avaliar a dependência existente entre a pressão e a temperatura de equilíbrio.

O que diz a regra de Trouton?

Inúmeros líquidos orgânicos apresentam entropia-padrão de vaporização (aumento da entropia na passagem do estado líquido ao de vapor no ponto de ebulição normal do líquido, ΔvapSº), de aproximadamente 85 J K-1 mol-1, isto é, obedecem a chamada regra empírica de Trouton, proposta em 1884 por Frederick Thomas Trouton.

Equação de Clapeyron e Clausius Clapeyron (Diagramas de fases de substâncias puras)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as CNTP?

As condições normais de temperatura e pressão (cuja sigla é CNTP no Brasil e PTN em Portugal) referem-se à condição experimental com temperatura e pressão de 273,15 K (0 °C) e 101 325 Pa (101325 Pa = 1,01325 bar = 1 atm = 760 mmHg), respectivamente.

Para que serve a lei dos gases?

O nome “leis dos gases” se refere a um conjunto de leis experimentais que estudam o comportamento de um gás ideal ao passar por uma transformação gasosa. De modo geral, dizemos que um gás passou por uma transformação gasosa quando se alteram uma ou mais de suas variáveis (pressão, volume e temperatura).

O que é a sigla CNTP?

A sigla CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) referiu-se por muitos anos às mesmas grandezas da STP (Standard Temperature and Pressure). Em 1990, a IUPAC atualizou as STP, alterando o valor da pressão padrão.

Como saber qual constante dos gases usar?

(UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.

Quanto aos gases é correto afirmar?

Em relação aos gases, é INCORRETO afirmar que

o volume do gás diminui com o aumento da temperatura, mantendo-se a pressão constante. exercem pressão sobre as paredes do recipiente onde estão contidos. a pressão aumenta com o aumento da temperatura se o gás estiver fechado em um recipiente rígido.

Qual foi a contribuição de Clapeyron para o estudo dos gases?

Clapeyron teve uma notória contribuição para a termodinâmica, onde formulou de forma clara e concisa a rigorosa equação dos gases perfeitos, relacionando assim o volume do gás, a temperatura, a pressão, o calor latente de compressão, o de dilatação, e o de vaporização, que interferem no equilíbrio técnico do sistema.

O que é e como se calcula o trabalho de um gás?

O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. A Termodinâmica é a área da Física que estuda as relações entre a energia térmica e a energia mecânica.

O que é uma transformação gasosa?

As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura. Elas são chamadas de variáveis de estado dos gases.

O que é uma mistura de gases?

Numa mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais. A pressão total é igual à soma das pressões parciais dos componentes.

O que é a constante R?

R = constante universal dos gases perfeitos.

Qual é a diferença entre R constante do gás é RU constante universal dos gases )? Como os dois estão relacionados?

Ru é a constante universal de gás que é igual para todos os gases, enquanto R é constante específica de gás que é diferente para gases diferentes. Estes dois estão relacionados entre si por , onde M é a massa molar do gás.

Como determinar a massa de um gás ideal?

Para calcular a quantidade de matéria de um gás, basta dividir a massa pela sua massa molar (calculada por meio fórmula molecular da substância): n A = m A. M A. Para calcular a quantidade de matéria total (n t) da mistura, devemos somar as quantidades de matéria de todos os gases: n t = n A + n B + n C + ...

Como usar a CNTP?

Podemos converter a temperatura de graus Celsius para Kelvin por meio da seguinte expressão: TK = T°C + 273. n é o número de moléculas (em mol) do gás contido em um recipiente e pode ser calculado pela relação entre a massa (m, em gramas) e a massa molar (MM, em g/mol), conforme a seguinte expressão: n=mMM n = m M M .

Qual a pressão CNTP?

Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.

O que é volume molar e CNTP?

Volume molar é o espaço ocupado, em litros, por 1 mol de qualquer matéria no estado gasoso e em condições normais de temperatura e pressão (CNTP).

O que é a Lei Geral dos gases perfeitos?

Os gases perfeitos obdecem a três leis bastante simples, que são a lei de Boyle, a lei de Gay-Lussac e a lei de Charles. Essas leis são formuladas segundo o comportamento de três grandezas que descrevem as propriedades dos gases: o volume, a pressão e a temperatura absoluta.

O que a Lei de Charles estuda?

A Lei de Charles é aplicada para transformações gasosas onde a pressão é mantida constante. Portanto, a relação entre volume e temperatura é estabelecida por esta lei.

Qual o valor de R em bar?

R = 0,082 atm .

Esta é a constante universal dos gases perfeitos. Mas há aqui uma observação importante: você usará esse valor na equação se os dados estiverem com as mesmas unidades da constante R, ou seja, se a pressão estiver em atm, se o volume estiver em L e se a temperatura estiver em K.

Para quê certo volume de SO2?

06 (FM Catanduva-SP) Para que certo volume de SO2 nas CNTP contenha o mesmo número de moléculas que 88 g de CO2 é necessário que: I. Contenha 12,04 · 1023 moléculas.

Artigo anterior
Como deixa ele louco de ciúmes?
Artigo seguinte
Qual é o maior número divisível por 2?