Por que é polissemia?

Perguntado por: Érica Melissa Campos de Pinto  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido.

O que é polissemia e exemplos?

O que é Polissemia:

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

Qual é o conceito de polissemia?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Quais são as palavras polissemia?

A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que são ambiguidade é polissemia?

A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

O QUE É POLISSEMIA?

30 questões relacionadas encontradas

O que é ambiguidade e exemplos?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que é ambiguidade ambiguidade?

Afinal, o que é ambiguidade? A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

Quais são as palavras?

São eles: adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, interjeição, numeral, preposição, pronome, substantivo e verbo.

O que é sinonímia e exemplos?

É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.

Quando ocorre a polissemia?

Defini-se polissemia quando uma mesma palavra tem seu sentido alterado ao ser usada em situações diferentes ou com intencionalidades diferentes. Dizemos, assim, que essa palavra é polissêmica. A princípio, a palavra “polissemia” vem do grego: poli = muitos; sema = sentido, significado.

Qual é o significado de subjetividade?

Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.

O que estuda a semântica?

Parte da linguística que estuda o significado das palavras

Semântica é a ciência que se dedica ao estudo do significado e a interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um específico contexto. A semântica é uma parte da gramática que se relaciona com outro campo da linguística, a sintaxe.

Qual a diferença entre polissemia é ambiguidade cite pelo menos dois exemplos de cada um?

A palavra lugares, enquanto ambígua, confere humor ao texto: enquanto o paciente se refere às partes do braço que já machucou, o médico interpreta lugares como locais geográficos. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural (sintática). Vejamos cada tipo para compreender melhor como funcionam.

Qual palavra tem mais de um significado?

A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados".

O que é uma palavra Antonímia?

Relação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos. Segundo a TLEBS, a antonímia continua a significar uma relação semântica de oposição de significado entre duas palavras, no entanto, nomeia de forma diferente os tipos existentes de antonímia.

Qual a palavra mais usada no português?

As palavras mais usadas na língua portuguesa são os artigos e as preposições, seguidos das conjunções e pronomes, ou seja, são palavras de ligação que estruturam o discurso e determinam os seres.
...
Conjunções mais usadas
  • e;
  • mas;
  • ou;
  • também;
  • se;
  • assim;
  • como;
  • porque.

Quais são as frases mais usadas?

Frase Mais Usadas
  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. ...
  • Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. ...
  • É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada. ...
  • Viver é a coisa mais rara do mundo.

Qual a palavra mais falada em 2020?

Quando uma palavra passa a figurar como verbete de dicionário, significa que ela já caiu na boca do povo. Em 2020, poderíamos dizer que três palavras tomaram conta das vidas de todas as pessoas do mundo: coronavírus, pandemia e lockdown.

Quais são as palavras Parônimas?

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

Quais palavras são exemplos de parônimos?

Exemplos de Palavras Parônimas
  • Absolver (perdoar) e absorver (aspirar);
  • Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico);
  • Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo);
  • Precedente (que vem antes) e procedente (proveniente de; que possui fundamento);
  • Coro (música) e couro (pele animal);

O que são palavras homônimas e exemplos?

Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual. Exemplos: Apressar (tornar mais rápido) e apreçar (definir o preço); Arrochar (apertar com força) e arroxar (tornar roxo);

O que é ser uma pessoa ambígua?

Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico.

Como identificar a ambiguidade?

Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto.

O que é ambiguidade no texto?

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Artigo anterior
O que são odres velhos?
Artigo seguinte
Qual conceito de filosofar?