Qual é a diferença entre gene e alelo?

Perguntado por: Mariana Pereira Reis  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.

Qual a diferença de gene e Alelo?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O que é genes alelos?

Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

O que é um gene alelo e não alelo?

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.

Qual a diferença entre cromossomos e alelos?

Cromossomos homólogos e genes alelos

Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA.

Gene x alelo

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de alelos?

Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos. Os dominantes são aqueles que impõem as suas características, ou seja, são os que determinam as características de uma espécie. É representado pela letra maiúscula que pode ser encontrada como (AA ou BB).

Qual a diferença entre cromossomo e cromossomos homólogos?

Os cromossomos possuem o mesmo tamanho e informação genética dos seus predecessores e são, portanto, homólogos. É durante o processo de meiose que os cromossomos homólogos se alinham e pode ocorrer a recombinação entre cada um dos pares, responsável pela diversidade biológica entre os seres.

O que é uma doença dominante e recessiva?

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.

O que é um alelo recessivo?

→ O que são alelos recessivos? Os alelos recessivos diferenciam-se dos alelos dominantes por não serem capazes de expressarem-se em heterozigotos. Esses alelos somente se expressam no fenótipo caso estejam presentes aos pares, ou seja, devem estar em homozigose.

O que é gene exemplos?

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Qual é a função do Centromero?

O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.

Como saber se eu sou AA?

É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras. O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares 'aa'. Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: 'AA' ou 'Aa'.

O que seria um gene?

Um gene é uma sequência ordenada de nucleotídeos localizada em uma posição particular em um cromossomo particular que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de RNA).

O que diferencia o gene do genoma?

Gene: É a parte funcional do DNA genômico que carrega toda a informação genética de um organismo e que será passada de uma geração para a outra. 9. Genoma: O conjunto completo de fatores hereditários contidos nos cromossomos.

Quando se diz que um determinado gene é recessivo?

Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.

O que são alelos letais exemplos?

→ Exemplos de alelos letais

Além da doença de Tay-Sachs, a acondroplasia também é um exemplo de problema desencadeado por um alelo letal. Se os alelos para acondroplasia, que são dominantes, aparecerem em homozigose, o embrião morrerá antes mesmo do nascimento. Se o alelo aparecer em dose simples, ocorrerá o nanismo.

O que é recessiva biologia?

É o alelo que não se manifesta no fenótipo quando dois alelos diferentes se encontram nas células do organismo. A manifestação do carácter expresso por um alelo recessivo só se torna evidente quando se apresenta de forma dupla, o que é muitas vezes designado por duplo recessivo.

O que é uma doença dominante?

Herança autossômica dominante

Para ser afetado por uma doença autossômica dominante, uma criança recebe uma cópia de um gene mutante de um dos pais afetado pela doença. É provável que o pai afetado saiba que tem a doença. O outro progenitor não é afetado e nem carrega mutação neste gene.

O que é uma característica dominante e recessiva?

Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.

Quais são os traços dominantes e recessivos?

Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.

O que um cromossomo?

Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas.

Qual a função dos cromossomos homólogos?

Cromossomos homólogos são os cromossomos que recebemos da mãe e do pai. São semelhantes e carregam os mesmo genes.

Qual a diferença entre cromossomo e DNA?

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.

Quantos alelos temos?

Cada organismo tem dois alelos para cada gene, sendo um em cada cromossomo. Se os dois alelos são idênticos, eles são chamados de homozigotos.

O que é genótipo e fenótipo?

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

Artigo anterior
Qual a diferença entre Ltda e me?
Artigo seguinte
Qual religião não come frango?