Qual é a classificação sintática do pronome lhe?

Perguntado por: Álvaro Guilherme Alves de Coelho  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.

Qual a função sintática de lhe explique?

Os pronomes lhe, lhes são sempre objeto indireto. ... Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto.

Qual função sintática o pronome lhe desempenha?

De fato, o pronome “lhe” desempenha classicamente a função de objeto indireto, principalmente (mas não exclusivamente) se esse objeto é precedido das preposições “A “e “PARA”. Pode-se dizer que, quando for COMPLEMENTO VERBAL, o “lhe” será sempre objeto indireto.

Como sabemos o pronome lhe desempenha?

Como sabemos, o pronome lhe desempenha a função de objeto indireto, complementando, portanto, o sentido de verbos transitivos indiretos.

Qual é a função sintática do termo de complemento nominal?

Complemento nominal é o termo que se relaciona com substantivos, adjetivos e advérbios, formando com esses nomes um significado. O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição.

Funções sintáticas dos pronomes o(s), a(s) e lhe(s) [Prof. Noslen]

40 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do Lhe?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."

Quando lhe é adjunto adverbial?

Na obra Sintaxe, de Claudio Henriques, vê-se o LHE na função de adjunto adverbial de lugar: "Sozinho, pego o prato, ponho-lhe comida e janto sossegado." Em outras palavras: "Sozinho, pego o prato, ponho comida (nele) e janto sossegado."

O que é função sintática exemplos?

Introdução. A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos. Vejamos um exemplo: Pedi o carro ao meu pai ontem.

Como identificar a função sintática do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O que é função sintática na língua portuguesa?

A análise sintática é a parte da gramática que estuda e classifica cada um dos elementos que integram o período de uma frase. Cabe à análise sintática estudar o período a partir da estrutura e relação semântica.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Quando usar te e lhe?

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim. Exemplos: “Eu te amo, és linda”. Ou: “Eu a amo, você é linda”.

Qual é a classe gramatical da palavra lhe?

1. Pronome pessoal de complemento indirecto correspondente à terceira pessoa gramatical, em substituição de complementos regidos pela preposição a; a ele, a ela, a você, ao senhor, à senhora (ex.: o carteiro ainda não lhe entregou a encomenda; vou telefonar-lhes hoje; você sabe que eu já lhe paguei tudo o que devia).

Quando o lhe e objeto indireto?

O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Qual a função do adjunto adverbial?

O adjunto adverbial exerce função de advérbio em uma oração, servindo para indicar a circunstância da ação de um verbo ou para intensificar o sentido de um verbo, de um adjetivo ou mesmo de outro advérbio na oração. O adjunto adverbial é um termo acessório na oração.

Que na função de sujeito?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Qual é a função do objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Que substantivo o pronome lhe substitui?

Significado de Lhe

[Gramática] Usado para substituir os pronomes possessivos, dele, dela, seu, sua: levou o filho para a sala e lhe retirou os sapatos (os seus sapatos, os sapatos dele).

Quando o lhe é pronome possessivo?

Pronome LHE, possessivo

O segundo uso do pronome lhe(s) traz sentido possessivo e, de acordo com a frase, equivale aos pronomes possessivos seu(s), sua(s). Observe as frases: O acusado roubou a bolsa da mulher.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pode usar te?

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

É correto dizer eu lhe amo?

Eu o amo ou eu lhe amo

Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

O que se refere o pronome te?

Te e ti são pronomes pessoais do caso oblíquo. Em outras palavras: funcionam como objeto (direto ou indireto), nunca como sujeito.

Como encontrar o adjunto adnominal na frase?

Primeiro é necessário separar cada palavra da sentença e encontrar o substantivo, que geralmente é o núcleo. Aqueles termos que estiverem se referindo a ele, serão o adj. adnominal. Vale ressaltar que poderá haver mais de um adjunto adnominal na frase, ou seja, pode estar no sujeito e no predicado da mesma oração.

Como saber qual é o adjunto adnominal numa frase?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que qualifica substantivos. O adjunto adnominal é um termo acessório da oração, que qualifica ou especifica um nome, geralmente um substantivo. O adjunto adnominal pode ser formado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes e numerais.

Artigo anterior
Qual a qualidade física desenvolvida com a prática de alongamentos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre cuidados paliativos e hospice?