O que é o mecanismo de ação ou modo de ação dos herbicidas?

Perguntado por: Francisco Matias Amaral Alves Araújo  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Considera-se que o mecanismo de ação diz respeito ao primeiro ponto do metabolismo das plantas onde o herbicida atua. ... O conjunto destes eventos metabólicos, incluindo os sintomas visíveis da ação do herbicida sobre a planta, denomina-se modo de ação.

O que é mecanismo de ação de herbicidas?

Mecanismo de ação: diz respeito ao primeiro ponto do metabolismo da planta onde o herbicida vai agir, normalmente é o primeiro de uma série de eventos metabólicos que resultam na expressão final do herbicida na planta.

Qual o modo de ação dos herbicidas inibidores da Protox?

No quarto episódio, Giuzeppe explica que os herbicidas inibidores da PROTOX atuam na planta, inibindo a ação da enzima protoporfirinogênio oxidase (PPO ou PROTOX), juntamente com a incidência de luz e gás oxigênio, formando oxigênio reativo, o qual é tóxico para a planta. ...

Qual o mecanismo de ação dos herbicidas que atuam no Fotossistema 1?

Como ocorre o controle das plantas daninhas? Os herbicidas deste grupo possuem a capacidade de captar elétrons provenientes da fotossíntese (no fotossistema I) e formar radicais livres. O local de captura dos elétrons está próximo a ferredoxina e sua velocidade de ação depende da intensidade luminosa.

Qual o modo de ação dos herbicidas inibidores do Fotossistema II?

Os herbicidas inibidores do fotossistema II (FS II) são amplamente utilizados no controle de plantas daninhas. ... O local de ação destes herbicidas é na membrana do cloroplasto, onde ocorre a fase luminosa da fotossíntese, mais especificamente no transporte de elétrons (Christoffoleti, 1997).

HERBICIDAS | Mecanismos de ação e modo de ação Ep. 1

28 questões relacionadas encontradas

O que é Fotossistema 2?

Os fotossistemas são complexos fotoquímicos conhecidos como fotossistemas I e II (PSI e PSII), que apesar de sua separação espacial trabalham em série, através do transporte de elétrons, para a realização das reações de armazenamento de energia da fotossíntese.

Qual o mecanismo de ação do herbicida glyphosate?

O mecanismo de ação do glifosato é bastante singular por- que ele é o único herbicida capaz de inibir especificamente a enzima 5-enolpiruvil-chiquimato-3-fosfato-sintase (EPSPs) (Figura 2) que catalisa a condensação do ácido chiquímico e do fosfato piruvato, evitando, assim, a síntese de três aminoácidos essenciais – ...

Qual é a diferença entre o Fotossisrema 1 e 2?

Os dois principais complexos de proteínas da membrana com múltiplas subunidades diferem em seu comprimento de onda absorvente, onde o fotossistema I ou PS 1 absorve o comprimento de onda mais longo da luz que é de 700 nm, enquanto o fotossistema II ou PS 2 absorve o menor comprimento de onda da luz de 680 nm .

Qual a diferença entre mecanismo é modo de ação?

Considera-se que o mecanismo de ação diz respeito ao primeiro ponto do metabolismo das plantas onde o herbicida atua. ... O conjunto destes eventos metabólicos, incluindo os sintomas visíveis da ação do herbicida sobre a planta, denomina-se modo de ação.

Qual o mecanismo de ação do paraquat?

O Paraquat é um herbicida de contato não seletivo com função de combater plantas daninhas, que atua mediante mecanismos de indução do estresse oxidativo pela produção aumentada de radicais livres associados à depleção dos sistemas antioxidantes do organismo.

O que é a enzima Protox?

Inibidores da protoporfirina oxidase (Protox)

A protox é uma enzima presente nos cloroplastos das plantas que oxida protoporfirogênio para produzir protoporfirina IX, precursor da clorofila e de grupamentos heme (necessários para a transferência de elétrons).

Qual dos seguintes herbicidas é um inibidor da PPO Protox?

No texto de hoje vamos compreender o mecanismo de ação dos herbicidas Inibidores da PROTOX (protoporfirinogen oxidase). Este grupo é representado pelos herbicidas acifluorfen, carfentrazone, saflufenacil, sulfentrazone, oxadiazon, oxyfluorfen, lactofen, fomesafen, flumioxazin e flumiclorac.

Como o 2-4 D age na planta?

Em eudicotiledôneas (latifoliadas), o 2,4-D, mesmo em baixas concentrações, promove a ativação de certos genes, alterando os RNA sintetizados, aumentando a atividade das polimerases de RNA e DNA, afetando, também, o funcionamento de enzimas respiratórias. Além disso, o 2,4-D estimula a síntese do etileno.

Qual o modo de ação do glifosato?

O mecanismo de ação do glifosato está bem entendido e documentado: ele inibe a enzima EPSPS (5-enolpiruvato-chiquimato-3-fosfato sintase) da via metabólica do ácido chiquímico, impedindo a síntese de determinados aminoácidos essenciais ao crescimento das plantas (Malik et al., 1989; Franz et al., 1997).

Como podem ser classificados os herbicidas?

Os herbicidas podem ser classificados de acordo com o modo de aplicação em pré-plantio incorporado (PPI), pré -emergência e pós-emergência das plantas daninhas.

Qual a diferença entre herbicidas de contato e sistêmicos?

Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. Alguns exemplos de herbicidas de contato são: diquat, paraquat e lactofen. Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.

Qual o modo de ação dos herbicidas inibidores da glutamina sintetase?

Esse herbicida ocasiona a inibição da enzima Glutamina Sintetase que realiza a reciclagem da amônia e também a transformação do Glutamato em Glutamina ocasionando o acúmulo de amônio na planta. Esse acúmulo de amônio na planta acaba impedindo que ocorra a fotossíntese, levando a planta à morte.

O que é um herbicida não seletivo?

Herbicida não seletivo

Herbicidas não seletivos são aqueles de amplo espectro de ação, capazes de matar ou danificar severamente todas as plantas.

Como o herbicida glifosato chega até o sítio de ação?

Para avaliar o seu efeito do no ambiente, considere a ação na água, ar, solo e organismos associados. A maior parte do herbicida fica nas plantas e é absorvido por elas. O que não é interceptado vai ao solo. ... Estudos sugerem que o glifosato adere-se ao solo rapidamente, ficando praticamente imóvel.

Como o herbicida age na planta?

Inibindo enzimas, os herbicidas provocam aumento de determinadas substâncias tóxicas, causando, assim, danos que podem ser irreversíveis à planta.

Qual é a função do glifosato?

O herbicida à base de glifosato é aplicado nas folhas de plantas daninhas, aquelas que nascem espontaneamente no meio das lavouras e prejudicam a produção agrícola. Ele bloqueia a capacidade da planta de absorver alguns nutrientes.

Quais são os dois fotossistemas?

Há dois tipos de fotossistemas: fotossistema I (FSI) e fotossistema II (FSII). Ambos os fotossistemas contêm muitos pigmentos que ajudam a coletar energia luminosa, bem como um par especial de moléculas de clorofila encontradas no núcleo (centro de reação) do fotossistema.

Quais as reações redox dos fotossistemas Ie II?

O fotossistema II absorve fótons emitindo elétrons de P680, oxidando a água (fotólise) e produzindo elétrons, prótons (H^+^+) e O_2_2. Dessa forma, a partir da energia do sol, formam-se ATP e NADH. Na fase clara, encontram-se dois sistemas de fluxo de elétrons, o fluxo não cíclico e cíclico.

Quais são os fotossistemas?

Fotossistemas são organizações de moléculas de clorofila e outros pigmentos, localizados nas membranas dos tilacóides. Nos autotróficos eucariontes existem dois fotossistemas diferentes: o fotossistema I (P700) e o fotossistema II (P680).

Artigo anterior
O que é a cor?
Artigo seguinte
Quem nasce em maio é que signo?