Qual o prazo para interposição da ação penal pública?

Perguntado por: Gabriela Magalhães Vicente  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

A denúncia é a peça inicial da ação penal pública incondicionada, procedida pelo MP, na regra geral (art. 46 do CPP), no prazo de 5 dias estando o réu preso e 15 dias estando o réu solto, porém o prazo é impróprio, não existindo preclusão para o oferecimento da denúncia.

Qual o prazo para ação penal pública condicionada e privada?

De sorte que a vítima (ou seu representante legal, sucessor ou curador) tem o prazo de seis meses para ofertar a representação (se o crime for de ação penal pública condicionada a tal condição de procedibilidade) ou para ingressar com a queixa-crime (se o crime for de ação penal privada).

Qual o prazo para a extinção da punibilidade?

Como regra, o prazo da decadência é de 06 (seis) meses e em se tratando de causa de extinção da punibilidade o prazo tem natureza penal, devendo ser contado nos termos do art. 10 do Código Penal e não de acordo com o art.

Qual o prazo para ação penal privada?

Em suma, o ofendido tem 6 meses. Na ação penal privada, esse prazo tem início na data em que se descobre quem é o autor do delito. Por outro lado, na ação penal privada subsidiária da pública, a contagem do prazo se inicia no dia em que se esgota o prazo para o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.

Qual o prazo da ação penal pública incondicionada?

O prazo para oferecimento da denúncia, estando o indiciado preso, é de 5 dias; se solto, 15 dias. Esse prazo será contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial ou das peças de informação.

Prazo de representação na ação penal pública condicionada

31 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para oferecimento da queixa?

Salvo disposição em contrário, o ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.

Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?

Ante a falta de iniciativa do legislador, em 1984 o STF emitiu a Súmula 608: No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada. Ou seja: quando houver lesões graves, gravíssimas ou morte da vítima (art.

Como é feita a contagem do prazo decadencial?

O CTN prevê duas regras gerais para contagem do prazo decadencial: o prazo de 5 (cinco) anos contados a partir da ocorrência do fato gerador (artigo 150, §4º), aplicável aos tributos sujeitos ao lançamento por homologação, em que o contribuinte declara e recolhe o valor que entender devido; e o prazo de 5 (cinco) anos ...

O que é a extinção da punibilidade?

A extinção da punibilidade é a perda da pretensão punitiva do Estado, de modo que não há mais a possibilidade de impor uma pena ou sanção ao réu.

Como pedir extinção da punibilidade?

Extinção de Punibilidade
  1. morte do acusado;
  2. anistia, graça ou indulto;
  3. caso uma nova lei deixe de considerar o fato como crime.
  4. prescrição, decadência ou perempção;
  5. renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;
  6. retratação do acusado, nos casos em que a lei a admite;

Quais são os efeitos da extinção da punibilidade?

2. Efeitos das causas extintivas de punibilidade. As causas extintivas da punibilidade, em geral, atingem apenas o jus puniendi, permanecendo o crime em sua integridade, com todos os seus demais efeitos e, quando operarem após o trânsito em julgado da sentença pena condenatória, atingirão a primariedade do agente.

Como saber se a ação penal pública será incondicionada ou condicionada?

Ação Penal Pública Incondicionada

A ação penal é pública quando promovida e movimentada pelo Ministério Público. Nesse contexto, a ação pública é incondicionada quando, para promovê-la, o Ministério Público independe de qualquer manifestação de vontade. A regra é esta: a ação penal é pública é incondicionada.

Quais as características da ação penal pública condicionada?

A ação penal pública condicionada se sujeita a representação do ofendido ou representante legal, ou seja, condiciona a ação penal ao interesse de agir da vítima.

Quando a Lei silencia a ação penal é condicionada?

A ação penal é pública condicionada quando o seu exercício depende do preenchimento de algumas condições, vez que em dadas circunstâncias, o Ministro Público não poderá exercer de plano a função acusatória sem que lhe seja conferida legitimação para agir.

O que quer dizer a palavra punibilidade?

Punibilidade é a consequência do crime, ou seja, quando se pratica o fato típico, ilícito e culpável aquele comportamento descrito na lei em abstrato é concretizado com o comportamento da pessoa depois de conenado o Estado poderá exercer essa pretensão.

O que significa extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo?

Extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo. Significa que o processo foi extinto porque o prazo e os requisitos da suspensão condicional foram cumpridos.

Quanto à extinção de punibilidade prevista no art 107 do Código Penal é correto afirmar?

107, CP, é instituto jurídico mediante o qual a vítima ou seu representante, perde o direito de queixa ou de representação em virtude da inércia. D a extinção da punibilidade poderá ser reconhecida desde o início das investigações até a sentença penal condenatória ainda não transitada em julgado.

Quando inicia a contagem do prazo decadencial?

Logo, independentemente da data da ocorrência do fato gerador, a contagem do prazo decadencial se inicia no primeiro dia útil do ano seguinte.

O que é o prazo decadencial?

A decadência é a perda do próprio direito pelo seu não exercício em determinado prazo, quando a lei estabelecer lapso temporal para tanto. ... Entretanto, há uma exceção (Código Civil Brasileiro, artigo 207), estabelecendo que o prazo decadencial não corre contra os absolutamente incapazes.

Qual é o prazo decadencial?

No Art. 975 do Código de Processo Civil o prazo decadencial é de 02 (dois) a 05 (cinco) anos para ajuizamento da ação rescisória. No Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor o prazo decadencial é de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias para reclamações envolvendo relação de consumo.

O que é um crime de ação pública incondicionada?

1. Incondicionada é a iniciada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público. É a regra no processo penal. Portanto, independe de representação ou requisição.

Quem é o titular da ação penal incondicionada?

b) o titular da ação penal pública incondicionada é o Ministério Público.

Qual a ação penal no crime de furto?

Na legislação em vigor o furto é crime de ação penal pública incondicionada. Exige-se a representação do ofendido, ou de seu representante legal, em sendo o caso, apenas na hipótese de furto de coisa comum, regulada pelo art. 156, caput, do Código Penal.

O que acontece se o MP não oferecer denúncia no prazo?

O ARQUIVAMENTO DO PROCESSO A PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EQUIVALE AO NÃO OFERECIMENTO DA DENUNCIA NO PRAZO LEGAL. ASSIM, EM CONFORMIDADE COM O ART. 23 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL , PODE A PARTE OFERECER QUEIXA POSTERIORMENTE, DENTRO DO PRAZO.

Quais são as características da ação penal pública condicionada à representação do ofendido ou de seu representante legal?

A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado. Nestes crimes, o inquérito policial pode se iniciar: Representação do ofendido ou de seu representante legal.

Artigo anterior
O que tem radioatividade?
Artigo seguinte
Com quanto tempo pode dar banho em filhote?