Qual a qualidade física desenvolvida com a prática de alongamentos?

Perguntado por: Luana Macedo Carvalho  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Por a flexibilidade ser uma capacidade física que é desenvolvida a partir da prática regular e sistemática de alongamentos, talvez seja esse o grande fator que acaba confundindo as pessoas na hora de diferenciar os dois termos.

Qual é a capacidade física de alongamento?

Flexibilidade é uma Capacidade Física, assim como a velocidade, agilidade e força. De acordo com DANTAS, 2005 a definição de flexibilidade é: ... Alongamento é a técnica utilizada para aumentar a Flexibilidade.

Quais os principais benefícios dos alongamentos?

Seus benefícios são:
  • Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
  • Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
  • Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;

Qual a importância do alongamento e da atividade física?

Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões. Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias.

Qual capacidade física é desenvolvida em exercícios de alongamento porque estimulam a amplitude das articulações *?

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

Câmera Esportiva - Qualidade de Vida - Alongamento

36 questões relacionadas encontradas

Qual a capacidade física mais trabalhada em uma aula de alongamento?

Conclusões a respeito dos exercícios de flexibilidade

O alongamento é uma das qualidades físicas mais importantes se queremos ter e manter um nível de condição física adequada.

O que é a flexibilidade?

Educação Física

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

Qual a importância do alongamento antes e depois da atividade física?

O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.

Qual a diferença entre alongamento e exercício físico?

Mas, Marcelo explicou que a maior diferença entre os dois exercícios é que o alongamento serve, principalmente, para aumentar a flexibilidade e ativar a circulação do corpo. Por outro lado, o aquecimento tem o objetivo de preparar o corpo para determinada atividade física.

Qual a capacidade motora trabalhada nas aulas de alongamento?

Os alongamentos são exercícios utilizados para o aumento da flexibilidade, que é uma capacidade individual e depende de fatores como: herança genética, sexo, idade, volume muscular e adiposo, além de fatores externos como o treinamento, temperatura ambiente entre outros.

O que é a capacidade física?

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).

O que é flexibilidade e o alongamento?

Enquanto flexibilidade é um termo utilizado para descrever um componente de aptidão relacionado ao bem-estar físico, a palavra alongamento é usada para descrever a técnica utilizada para melhorar a flexibilidade, por meio de elasticidade muscular, ao colocar o músculo alongado além de seu tamanho habitual1.

Qual é a diferença entre exercício físico e atividade física?

Vale lembrar que todo exercício é também uma atividade física. Assim, o que vai caracteriza o exercício físico é a intenção da movimentação do corpo. Enquanto nas outras atividades os músculos do corpo se movimentam para cumprir uma tarefa, nos exercícios, a intenção é a realização do próprio exercício.

O que são exercícios de alongamento?

“Alongamentos são tensões prolongadas dos músculos no sentido contrário da sua contração. O seu principal objetivo é, além de manter a flexibilidade muscular, reduzir a tensão gerada com o movimento”, explica o professor. “Também alongam as fibras musculares, prevenindo possíveis lesões.

O que é alongamento exemplos?

Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a Yoga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia.

É bom alongar antes ou depois do treino?

O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas sim em outro momento do dia ou da semana, para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.

Qual é a importância de se aquecer antes da atividade física?

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.

É importante alongar antes do treino?

A melhor forma de evitar lesões e complicações é alongar-se sempre antes de qualquer exercício, pois o alongamento promove ativação da circulação sanguínea, relaxamento corporal, aumento da amplitude do movimento articular e liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais.

O que é flexibilidade exemplos?

Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros.

Como se trabalha intensidade nos exercícios de alongamento?

Assim como qualquer outra modalidade de exercício, a progressão é parte importante em programas de alongamento. A intensidade deve aumentar gradualmente, a partir de um programa mais suave – com manutenção de cada posição por menos tempo – até um alongamento maior – com manutenção de cada posição por mais tempo.

Qual atividade física mais representa a capacidade física de agilidade?

Portanto, ter agilidade significa ter a capacidade de mudar a posição ou sentido do corpo ou parte dele, mudar a direção do movimento o mais rápido ou no menor tempo possível, com velocidade, habilidade e destreza, características não só presentes, mas marcantes na prática da Capoeira.

Como podemos aprimorar a capacidade física de alongamento?

É preciso alongar-se diariamente, principalmente ao acordar e antes e depois de exercícios físicos. Mesmo com movimentos simples, esforce-se ao máximo e mantenha a posição por alguns segundos.

O que é exercício físico de exemplo?

Diferença entre atividade física e exercício físico

Por exemplo, andar, dançar, subir e descer escadas, cuidar do jardim, entre outros. Exercício físico: nesse caso, estamos falando das atividades com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, como o futebol, natação e o judô, por exemplo.

São exemplos de exercício físico?

Natação, corrida, musculação, futebol, basquete, exercícios funcionais, boxe são alguns exemplos. Os exercícios ajudam a equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuir a pressão arterial e prevenir doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão.

Qual é a diferença entre alongamento e flexibilidade?

Flexionamento é a forma de trabalho que visa obter uma melhora na flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores as originais, ou seja, o alongamento visa a realização dos movimentos com mais eficácia e com menor gasto energético, ao passo que o flexionamento visa ...

Artigo anterior
Qual é a entrada do roteador?
Artigo seguinte
Qual é a classificação sintática do pronome lhe?