Qual é a causa mais provável do aparecimento de fissuras mapeadas em revestimentos argamassados?

Perguntado por: Duarte Cláudio Neves de Rodrigues  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

4.2 Fissuras mapeadas
De acordo com a NBR 13749 (ABNT, 2013), o aparecimento dessas manifestações patológicas em revestimentos argamassados podem ser causadas pela retração da argamassa, decorrentes do excesso de finos na mistura usada, ou até mesmo o excesso de desempenamento da argamassa de revestimento.

Quais as principais causas de fissuras em revestimentos argamassados?

As fissuras predominantemente horizontais nas argamassas de revestimentos são decorrentes da expansão da argamassa de assentamento por hidratação retardada do óxido de magnésio da cal, ou da expansão da argamassa de assentamento por ataque de sulfatos (reação cimento- Page 16 Gustavo Tramontina Segat -Trabalho de ...

O que causa fissuras mapeadas?

Já as fissuras mapeadas (também chamadas de disseminadas) podem ser formadas por retração das argamassas, por excesso de finos no traço ou por excesso de desempenamento. No geral, elas têm forma de "mapa" e, com frequência, são aberturas superficiais.

Qual dos itens abaixo indica a origem de fissuras em revestimentos de argamassa por ações internas?

As internas são pertinentes aos materiais componentes da argamassa e sua interação com a alvenaria e as externas a ação da estrutura da edificação em trabalho. Qual dos itens abaixo indica a origem de fissuras em revestimentos de argamassa por ações internas? a) Sobrecargas na estrutura.

Quais as possíveis origens de fissuras de retração?

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

#AULA 31 Tipos de fissuras em revestimentos

23 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais causas de formação de fissuras e trincas?

As causas prováveis se devem a escavações, construções ou vibrações vizinhas, rebaixamentos de lençol freáticos, alterações no solo, dimensionamento inadequado das fundações.

Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções?

Causas mais comuns de fissuras, trincas e rachaduras no prédio
  • Recalque de Fundação. Os recalques diferenciais de fundação são algumas das causas mais recorrentes de fissuras e trincas nas edificações. ...
  • Variação Térmica. A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. ...
  • Retração do Concreto.

Quais as principais patologias dos revestimentos em argamassa?

Fissuras, vesículas, empolamentos e descolamentos em placas são algumas das patologias mais comuns em revestimentos argamassados – seja em alvenaria estrutural ou de vedação. Essas anomalias, no entanto, vão além dos incômodos estéticos.

Quais as etapas da execução do revestimento em argamassa?

Etapas iniciais
  • Figura 01 – Instalação de caixinhas de elétrica. ...
  • Figura 02 – Estrutura chapiscada com tela viveiro aplicada. ...
  • Figura 03 – Execução de taliscas. ...
  • Figura 04 – Execução de faixas. ...
  • Figura 05 – Tiras para recolhimento da argamassa. ...
  • Figura 06 – Ponto ideal de sarrafeamento.

O que é uma fissura na parede?

As fissuras são aberturas com espessuras inferiores a 0,5 mm e que causam perda parcial da uniformidade de superfícies sólidas. Essas frestas podem surgir tanto nas paredes quanto nos tetos, sendo que os motivos precisam ser investigados independentemente da região onde aparecem.

Qual dos itens pode ocasionar o desplacamento de revestimentos cerâmicos?

As causas não param por aí. Patologias de revestimentos cerâmicos como o destacamento podem ocorrer devido à movimentação excessiva do edifício; à expansão das placas cerâmicas; ao erro na especificação de argamassa colante ou na sua mistura, com uso de água em excesso.

Quais são as principais manifestações patológicas apresentadas no concreto?

As principais características manifestações patológicas são as manchas, formação de bolor ou mofo e aparecimento de fissuras e trincas. A deterioração das estruturas de concreto pode ser decorrente de falhas humanas durante a construção, agentes externos e fatores relacionados aos materiais empregados nas estruturas.

Como evitar fissuras no revestimento argamassado?

Caso o revestimento de parede transfira para o piso seus esforços pode ocorrer uma movimentação que pode gerar fissuras. Portanto, é necessário estabelecer essa junta de dessolidarização para prevenir essa ocorrência.

O que é fissura estrutural?

Fissuras em elementos estruturais

Essas fissuras comprometem as características de estabilidade dos elementos e colocam a estrutura em risco, ou apontam uma falha grave. Dependendo da espessura da fissura pode estar ocorrendo uma corrosão de armadura, o que é ainda pior.

Porque o reboco esfarela?

O QUE PROPICIA O ESFARELAMENTO DO REBOCO? De modo geral o esfarelamento vulgarmente conhecido como salitre, se deve a reação dos sais da (areia/reboco) em contato com a umidade, cuja maior ocorrência é proveniente do subsolo, que sobe por capilaridade nas paredes.

Como pode se constituir o revestimento em argamassa completo?

De forma geral, as argamassas são obtidas a partir da mistura de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água, podendo conter aditivos e adições minerais. Então, o resultado final deste conjunto de matérias-primas é que definirá o comportamento do produto final.

Quais as classificações das camadas de revestimentos das argamassas?

3 tipos de camadas de argamassa para adquirir uma boa qualidade no acabamento
  • Chapisco. O chapisco é o primeiro revestimento a ser aplicado diretamente na alvenaria de modo irregular. ...
  • Emboço. O emboço é o segundo revestimento a ser aplicado. ...
  • Reboco.

O que é revestimento em argamassa?

Argamassa é uma mistura de cimento, agregado miúdo, água e aditivos, caso necessário. ... As argamassas são utilizadas: Na união entre blocos de concreto ou cerâmicos, em alvenaria de vedação ou estrutural. Como revestimento (chapisco, emboço ou “massa-grossa”, reboco ou “massa-fina”).

Quais as manifestações patológicas relacionadas com essa propriedade das argamassas?

2.3.2 Principais Manifestações Patológicas

Bauer (1997) faz uma análise e relaciona as principais manifestações patológicas em argamassa de revestimento, são elas: fissuras, vesículas, descolamentos, eflorescência, falhas por umidade, contaminações atmosféricas e contaminações ambientais por substancias agressivas.

Quais são os aspectos das Eflorescências?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

O que é uma patologia na construção civil?

Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.

O que causa fissuras em azulejos?

CAUSA: A gretagem pode ser ocasionada pela má qualidade da peça cerâmica, ou pelas tensões atuantes na placa entre a base e o esmalte, após o assentamento, causadas por dilatação térmica ou expansão por umidade. A trinca é um defeito de fabricação, que, na maioria das vezes é imperceptível.

O que são trincas e fissuras?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. ... Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca. Nessa etapa, a abertura divide estruturas, como paredes, em duas partes distintas.

O que causa rachadura no solo?

As infiltrações podem ser causadas de duas formas : de dentro para fora, sendo causada por vazamentos na rede hidráulica. Também na ausência de revestimentos adequados nas áreas molhadas ou de fora para dentro, que são causadas por água da chuva, umidade do solo ou ação do lençol freático.

Quais os tipos de trincas?

As trincas estão ligadas diretamente a falha estrutural e são as mais graves. Para detectar a causa das rachaduras, é necessário um laudo profissional. Existem dois tipos de rachaduras: as trincas e as fissuras. As trincas estão ligadas diretamente a falha estrutural e, consequentemente, esse tipo é o mais grave.

Artigo anterior
Quem tem ansiedade pode comer doce?
Artigo seguinte
O que fazer quando a ps4 nao liga?