Como é a vida de uma pessoa sem tireoide?

Perguntado por: Teresa Juliana de Miranda  |  Última atualização: 14. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

DRA. CHRISTIANA VANNI – qualquer pessoa pode viver normalmente sem a tireoide, desde que haja a reposição do hormônio. Ou seja, todos os dias, ela precisa tomar o hormônio sintético da tireoide, que é vital para o funcionamento do organismo.

Como é a vida depois da retirada da tireoide?

A tireoidectomia, uma cirurgia para remover a glândula tireoide, é uma intervenção comum que levanta muitas questões e preocupações nos pacientes. A grande maioria das pessoas que se submetem a essa cirurgia levam uma vida completamente normal após o período de recuperação e ajuste dos hormônios.

O que acontece com a pessoa que não tem tireoide?

Viver sem tireoide será tranquilo e com mínimas ou nenhuma alteração na qualidade de vida. Para mais informações sobre cirurgia da tireoide, entre em contato com o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço há mais de 10 anos!

Quais as consequências de retirar a tireoide?

Sangramento e infecção são riscos que se associam a praticamente qualquer cirurgia. No caso da cirurgia da tireoide, quando essas duas complicações vêm, é muito provável que a pessoa precise fazer uma nova abordagem cirúrgica para resolver o problema.

Quais os benefícios de tirar a tireoide?

Quais são os benefícios da cirurgia de tireoide? A cirurgia de tireoide traz benefícios principalmente no alívio dos sintomas compressivos ocasionados pelos nódulos grandes ou em casos de tireoides de volume aumentado.

É difícil viver sem a tireóide? Entrevista com a Psicóloga Ana Paula Colares

16 questões relacionadas encontradas

Como fica o pescoço depois da cirurgia de tireoide?

A manipulação cirúrgica deixa a região do pescoço com um pequeno inchaço, e isso é normal de acontecer. O que deve chamar a atenção é quando esse inchaço é muito grande, o que pode acontecer associado a um seroma ou mais raramente a um quadro de infecção.

Qual a principal complicação da tireoidectomia total?

O hipotireoidismo é uma complicação tardia da tireoidectomia, rara- mente aparecendo antes do 29 ou 39 mês após a operação. Ocorre seis vezes mais, após operações sobre tireóides em portadores de doença de Graves que em operações sobre bócio nodular com hipertireoidismo.

Quem tem tireoide tem que tomar remédio para o resto da vida?

Uma confirmado o diagnóstico de hipotireoidismo, o tratamento não deve ser descontinuado, ou seja, é para a vida toda. Quando se tem o diagnóstico de Hipotireoidismo ele é para vida toda.

O que muda depois da retirada da tireoide?

Retirar somente metade da tireoide também pode levar ao aumento do peso, caso a metade que permaneceu não seja capaz de produzir os hormônios de que o corpo necessita. Por isso, além de fazer os exames da tireoide periodicamente, é preciso observar se surgem sintomas relacionados ao hipotireoidismo.

Quanto tempo depois da cirurgia de tireoide a voz volta ao normal?

Alterações da voz, da fala e da deglutição podem ocorrer, mesmo quando os nervos laringeos superiores e inferiores são manipulações cuidadosamente, estas alterações podem ser temporárias (volta o normal - geralmente até 6 meses) ou definitiva (para o resto da vida).

Porque a levotiroxina emagrece?

Levotiroxina é apenas um tratamento para repor hormônios que estão em falta, que normalmente seriam produzidos pela glândula tireóide, portanto o tratamento com levotiroxina não leva a aumento de peso. Quanto a dieta não há necessidade de uma alimentação especial para quem é portador de hipotireoidismo.

Quem tem problema de tireoide têm direito a aposentadoria?

Mas, uma dúvida comum entre os contribuintes que acabam tendo que operar de tireoide é se eles também tem direito de solicitar o auxílio doença. Mas já posso te adiantar que sim, quem passa por esse tipo de operação e tenha que ficar mais de 15 dias afastado de suas atividades pode solicitar o auxílio doença.

É possível emagrecer após retirar a tireoide?

A retirada da tireoide traz como consequência o hipotireoidismo que chamamos de pos - cirúrgico levando a ganho de peso , retenção de líquidos , metabolismo mais lento . A reposicao hormonal com a levotiroxina sódica ( Puran t4 ou outra marca ) nesta dose pode sim levar à perda de peso .

O que acarreta a retirada da tireoide?

Complicações. Após a cirurgia poderão ocorrer: Febre e Dor – Podem surgir febre e dor reflexa ou na área operada e devem ceder em poucos dias. Infecção e Abscessos – Raramente ocorrem e devem ser controlados com curativos e antibióticos, por vezes realizar drenagem é necessário.

Quando retira toda a tireoide?

A tireoidectomia total é indicada em certos casos, como o câncer de tireoide, onde a remoção completa da glândula é necessária para tratar a doença. Além disso, condições como hipertireoidismo grave, bócio multinodular ou tiroide hiperfuncionante também podem exigir essa remoção completa.

O que acontece se ficar 2 dias sem tomar levotiroxina?

Sim. Ficar sem ingerir o medicamento corretamente faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem. Entre os principais sinais do problema estão: cansaço, sonolência, desânimo, aumento do colesterol, inchaço, fragilidade nas unhas e cabelos, irregularidades menstruais, constipação intestinal, entre outros.

Qual o valor normal do TSH para quem fez tireoidectomia?

Se a retirada da glândula foi por bócio, nódulos benignos ou doença de Graves (hipertireoidismo), o correto é manter o TSH dentro dos limites de normalidade (geralmente entre 0,5 - 4,5 mIU/L).

Quantas horas dura uma cirurgia de tireoidectomia?

Em média, uma tireoidectomia total, onde toda a glândula é removida, pode durar de 1 a 3 horas. No entanto, em casos onde apenas uma parte da tireoide é extraída, denominada tireoidectomia parcial ou hemitireoidectomia, o procedimento pode ser mais curto, muitas vezes durando entre 1 a 2 horas.

O que significa grau 5 na tireoide?

O meu tinha grau 5, que caracteriza uma suspeita de malignidade, isto é, o tumor tem 60 a 70% de chance de ser maligno. A certeza da malignidade só viria na hora de uma possível cirurgia; ao ver a tireoide e o tumor, o cirurgião avaliaria a condição do tumor.

Porque tem que tomar cálcio após cirurgia tireoide?

Olá! A solicitação de ingestão de cálcio provavelmente tem a ver com uma deficiência alimentar, e não necessariamente com a retirada da tireoide. Desta forma, até que a mesma seja sanada (o que deve ser acompanhado com seu nutrólogo de confiança), você deve continuar ingerindo sua suplementação de cálcio.

Quanto custa uma cirurgia de tireoide particular?

Uma única cirurgia custa em média R$ 18 mil, enquanto o custo do exame diagnóstico molecular é em torno de R$ 4 mil”, finaliza.

Como dormir após a cirurgia de tireoide?

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

Quanto tempo depois da cirurgia é normal sentir dor?

Em geral o desconforto leve pode ocorrer pelo período de 1 a 3 meses. Boa recuperação.

Por que o Puran emagrece?

O hormônio T4 está diretamente ligado ao nosso metabolismo, quando existe a condição de hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento. Dessa maneira, quando uma pessoa passa a tomar o Puran T4, o metabolismo volta a funcionar, o que pode fazer com que ela emagreça.

Quem fez cirurgia da tireoide pode comer ovo?

Por isso, o cuidado rotineiro com a saúde é muito importante. Peixe, carne de porco e ovo não podem ser consumidos após a cirurgia. Esses alimentos contêm vitaminas do complexo B, que ajudam no processo de cicatrização após a cirurgia, por isso podem ser incluídos no cardápio.

Artigo anterior
Qual é a maior produtora de filmes do mundo?
Artigo seguinte
Qual o valor da certidão de curatela?