Qual a diferença entre Sefip e GFIP?
Perguntado por: Constança Alexandra Baptista Monteiro Moreira | Última atualização: 3. Dezember 2024Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)
A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS - GRE. Já a SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, aplicativo que permite ao empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social.
O que é sefip ou GFIP?
O que é o SEFIP? Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, que é utilizado para a geração da GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social.
O que é a sefip?
O que é SEFIP
O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) é um aplicativo desenvolvido pela Caixa para o empregador.
Qual documento substitui a sefip?
O FGTS Digital substitui a SEFIP na geração de guias de recolhimento da contribuição mensal ou rescisória.
Qual a diferença entre GRF e GFIP?
No entanto, nas versões mais recentes do sistema, a GFIP passou a ser chamada GRF – Guia de Recolhimento do FGTS. Logo, podemos concluir que GFIP e GRF são siglas relacionadas a uma mesma guia, ou seja, a Guia para recolhimento do FGTS e INSS.
A diferença entre SEFIP e GFIP | Nith Treinamentos
Como funciona o GFIP?
A GFIP é uma guia que recolhe o FGTS e as informações referentes à Previdência Social que, por sua vez, contém dados ligados a vínculos empregatícios e salários que, por sua vez são gerados pelo aplicativo SEFIP.
Quais são os tipos de GFIP?
A partir da versão 8.0 do SEFIP teremos os seguintes tipos de GFIP: a) de inclusão; b) retificadora; c) sem movimento.
Quando a sefip deixará de existir?
A Caixa, através de comunicado disponível na caixa postal dos empregadores a partir desta quinta, 26-01, anunciou que, a partir de janeiro/2023, o sistema GFIP/SEFIP deixa de ser atualizado com a tabela auxiliar que informa as faixas e alíquotas da contribuição previdenciária, chamada de “Tabela Auxiliar INSS”.
Quando a GFIP vai acabar?
Os gestores devem observar, contudo, que a GFIP e a GPS devem ser utilizadas para as decisões terminativas condenatórias ou homologatórias proferidas pela Justiça do Trabalho até a data de 30 de setembro de 2023. Isso vale mesmo que o recolhimento seja efetuado após 1º de outubro de 2023.
Quando é o fim da sefip?
A partir do exercício 2023, o SEFIP passa a ser atualizado exclusivamente para a confissão de débitos do FGTS, retificações, informações de reclamatórias trabalhistas, até março deste ano e recolhimento do FGTS.
Quem entrega eSocial tem que entregar GFIP?
Agora com a obrigatoriedade da DCTFWeb não há necessidade desse envio e todas as empresas dos grupos 1, 2 e 3 do eSocial estão dispensadas de transmitir a GFIP da competência 13, pois já apuram as contribuições previdenciárias por meio da DCTFWeb.
Qual a diferença da modalidade 1 e 9 sefip?
Quando a GFIP contiver exclusivamente informações de interesse da Previdência Social a modalidade a ser utilizada deverá ser: “1”, para inclusão de trabalhador; “9”, para confirmar informações de trabalhador informado anteriormente.
Como solicitar GFIP na Receita Federal?
- Acesse o Chat (Portal e-CAC);
- Escolha o serviço "Protocolar processo";
- Solicite ao atendente a abertura do processo desejado.
Não precisa mais enviar GFIP?
A substituição da Gfip/Sefip pela DCTFWeb, neste caso, ocorrerá a partir do mês de 1-4-2023. Já com relação ao FGTS, como é sabido, até que ocorra a implantação do FGTS Digital, a Gfip é o instrumento pelo qual o empregador declara e recolhe o FGTS.
Quem é obrigado a declarar GFIP?
Desde a competência janeiro de 1999, todas as pessoas físicas ou jurídicas sujeitas ao recolhimento do FGTS, conforme estabelece a lei nº 8.036/90 e legislação posterior, bem como às contribuições e/ou informações à Previdência Social, conforme disposto nas leis nº 8.212/91 e 8.213/91 e legislação posterior, estão ...
Quem envia DCTFWeb precisa enviar sefip?
Quem deve enviar a DCTFWeb 13° Salário? Apenas empresas com empregados devem enviar a DCTFWeb 13° Salário. Essas empresas não precisam enviar SEFIP referente ao 13°, pois possuem apenas informações previdenciárias, e conforme a IN 2005/2021, a DCTFWeb substitui a parte previdenciária da SEFIP.
O que o eSocial vai substituir?
O eSocial passou a substituir as obrigações de prestar informações ao CAGED e à RAIS para as empresas pertencentes aos grupos 1, 2 e 3 (CAGED) e grupos 1 e 2 (RAIS). Isto não quer dizer que esses bancos de dados deixaram de existir: simplesmente a forma de prestação de informações é que mudou.
Precisa enviar GFIP Sem Movimento em 2024?
Segundo o guia do governo, com a implementação do FGTS Digital, a utilização de GFIP "sem movimento" não será necessária para justificar ausência de remunerações a partir de março/2024, pois a verificação de regularidade na prestação de informações será realizada diretamente com base nas declarações prestadas pelo ...
Quando a DCTFWeb vai substituir a sefip?
Dessa forma, com mais essa implantação, a partir de outubro de 2023, a DCTFWeb passa a substituir integralmente a GFIP para fins de confissão de dívida das contribuições previdenciárias e para outras entidades e fundos (terceiros).
Quando a DCTFWeb substitui a sefip?
A DCTFWeb terá a sua entrega obrigatória a partir do mês de abril de 2023, em caso de confissão de dívida relativa a contribuições previdenciárias e contribuições sociais devidas, por lei, a terceiros em decorrência de decisões condenatórias ou homologatórias proferidas pela justiça do trabalho.
Qual documento substitui a GFIP no eSocial?
Já o GFIP é o recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. E o GFIP pode ser substituído pelo DCTFWeb que é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos, e esses dois serviços apesar de serem similares possuem diferenças.
Qual a diferença entre GFIP é eSocial?
Com a implantação do eSocial e a obrigatoriedade de todas as empresas ao uso do eSocial a partir de outubro de 2021, a GFIP ainda continua sendo utilizada, mas exclusivamente para o pagamento do FGTS e para fatos geradores anteriores à obrigatoriedade do eSocial. Escrituração Digital da Folha de Pagamento (eSocial).
Em que ano começou a sefip?
A SEFIP surgiu em 1999 para ser uma obrigação de Pessoas Jurídicas, substituindo a Guia de Recolhimento FGTS-GRE, tornando-se o documento padrão para CNPJ's. O texto original da lei substituída (Julho de 1962) sanciona a gratificação salarial, bem como outros direitos que foram complementados pela de 1999.
Como saber meu GFIP?
Acesse o sistema e informe o número da IP ou DCG/LDCG, e o seu CPF ou CNPJ, conforme o caso. Em seguida, clique sobre o relatório desejado, na listagem que será apresentada. Relatório de Situação Fiscal. Este relatório pode ser obtido através do serviço "Consultar situação fiscal".
Como gerar GFIP pela internet?
- Acesse o site Conectividade Social ICP. Utilize seu certificado digital para acessar o site.
- Envie o arquivo SEFIP. ...
- Informe o Município de Arrecadação. ...
- Anexe o arquivo do sistema SEFIP. ...
- Salve o Protocolo de Envio. ...
- Abra novamente o SEFIP. ...
- Encontre o arquivo ICP. ...
- Abra o arquivo do protocolo.
O que é um data show?
O que significa ordem rejeitada posição insuficiente?